domingo, 8 de outubro de 2017

Guiné 61/74 - P17834: Agenda cultural (590): Bicentenário da morte do general Gomes Freire de Andrade (1757-1817): eventos (António J. Pereira da Costa, cor art ref)





1. Cartaz que nos chegou por mão (neste caso, por email...) do nosso camarada António J. Pereira da Costa (*). 

Este ano comemora-se o bicentenário da morte de um grande patriota, cidadão e militar, Gomes Freira de Andrade, um dos "mártires da Pátria", nascido em Viena (27 de janeiro de 1757, e enforcado no forte de São Julião da Barra, Oeiras, em 18 de outubro de 1817. 

Além do tenente general Gomes Freire de Andrade (enforcado no forte de São Julião da Barra, contrariamente ao seu pedido para ser fuzilado), foram executados no local que é hoje o "Campo dos Mártires da Pátria, o coronel Manuel Monteiro de Carvalho, os majores José Campelo de Miranda e José da Fonseca Neves e mais oito oficiais do Exército.

Mandava então em Portugal, um inglês, William Beresford  (1768-1854), em nome do regente,  futuro rei Dom João VI, que estava no Brasil desde 1807, sendo o  Rio de Janeiro a capital do império...  Três anos depoiss da execução de Gomes Freire de Andrade e dos outros "mártires da Pátria", triunfa a revolução liberal em Portugal.


2. Património Cultural > Campo dos Mártires da Pátria, também denominado «Campo Santana», incluindo as suas vizinhanças de interesse histórico, artístico ou pitoresco

Em inícios do século XVI, o Campo Mártires da Pátria era conhecido como Campo do Curral, uma vez que era nes e espaço aberto, situado num dos pontos altos da cidade, que se efectuava o abate de gado para abastecer a cidade de Lisboa. Com a construção de uma ermida nesse planalto, a área passou a denominar-se Campo de Santana, em alusão à padroeira do pequeno templo.

Rodeado por palacetes e dominado pelo edifício da antiga Escola Médico-Cirúrgica, o campo foi sendo utilizado para diversos fins, nomeadamente a partir do início do século XIX, em que a cidade se estendia para lá da Baixa. 

Em 1831, era inaugurada no extremo do planalto uma praça de touros em madeira, demolida em 1891. Entre 1835 e 1882, o campo de Santana albergou também a Feira da Ladra da cidade, que posteriormente se instalaria no Campo de Santa Clara. 

Somente em 1880, o espaço passou a designar-se como Campo dos Mártires da Pátria, em homenagem ao General Gomes Freire de Andrade e seus companheiros, conjurados que tentaram derrubar o governo do Marechal Beresford, tendo sido enforcados neste local em 1817. 

Em 1895, quatro anos depois de ter sido demolida a praça de touros, o planalto de Santana foi transformado num jardim, que se estende num hexágono irregular, entre o Largo do Mitelo e o Torel. Num dos extremos da praça, frente à antigo Escola Médico-Cirúrgica, foi edificado em 1907 um monumento com a estátua do Dr. Sousa Martins, da autoria de Costa Mota (tio).
Catarina Oliveira

1 comentário:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Tó Zé, os meus parabéns por te associares a esta iniciativa. Tratamos mal os nossos antepassados, os melhores dos nossos antepassados, os que merecem ser tratados como heróis... Gomes Freire parece-ser um deles, sei pouco ou quase deste período obscuro da nossa história pátria que antecedeu a revolução liberal de 1820...

Mas tenho aprendido sobre a colina de Santana, nos últimos três anos... GRaças ao Festival Todos - Caminhada de Culturas... Vou ter saudades da colina de Santana.. Em 2018, o Festival Tos vai mudar de sítio... As regras obrigam os organizadores a "poisar" três anos no mesmo sítio...

Ab, LG