segunda-feira, 11 de junho de 2018

Guiné 61/74 - P18735: Agenda cultural (641): Lançamento da nova edição de "Nó Cego", de Carlos Vale Ferraz, dia 19 de Junho de 2018, pelas 18h30, na Livraria Ferin, em Lisboa



No dia 19 de junho, pelas 18 horas, a Porto Editora promove uma apresentação da reedição do romance "No Cego" na Livraria Ferin (ao Chiado) com uma tertúlia em que participam o escritor João de Melo, que além de ter escrito um dos primeiros romances sobre a guerra foi o organizador da primeira coletânea de textos sobre ela, e também com o realizador António-Pedro de Vasconcelos que tentou filmar o Nó Cego e realizou Os Imortais.

O Nó Cego foi editado em 1983 e entretanto, a força do tempo, fez com que se tenham alterado - ou não - as visões do tempo que ele relata.

Enquanto autor teria o maior prazer em contar com a sua participação nesta abordagem dos efeitos do tempo na nossa memória.

Com os meus melhores cumprimentos
Carlos Matos Gomes

********************

SINOPSE

Nó Cego é hoje um clássico da literatura portuguesa.

Objeto de estudo e de atenção nos meios universitários, é sobretudo um grande e poderoso romance dos nossos dias, essencial para as atuais gerações de portugueses viverem esse período crucial da nossa História que foram os anos da guerra colonial e o fim do regime de ditadura, bem como para conhecer os dramas, as angústias, as alegrias e as tristezas da geração que fez a guerra e que a terminou, abrindo Portugal à modernidade.

Mantendo a estrutura da obra tal como originalmente publicada, Carlos Vale Ferraz intensificou a narrativa, dotando o texto de uma linguagem mais depurada, com as situações mais definidas na sua complexidade, por forma a que o leitor se sinta mais bem situado dentro da ação. E é assim que Nó Cego participa simultaneamente do documento e do monumento, do poderoso testemunho e da excelente literatura.

********************

DETALHES DO PRODUTO

Nó Cego de Carlos Vale Ferraz 
ISBN:978-972-0-03088-7 
Edição/reimpressão:04-2018 
Editor: Porto Editora 
Código: 03088 
Idioma: Português 
Dimensões: 152 x 235 x 26 mm 
Encadernação: Capa mole 
Páginas: 384 
Tipo de Produto: Livro 
Classificação Temática: Livros em Português > Literatura > Romance

********************

SOBRE O AUTOR:

Carlos Vale Ferraz, pseudónimo literário de Carlos de Matos Gomes, nasceu a 24 de julho de 1946, em Vila Nova da Barquinha. 
Foi oficial do Exército, tendo cumprido comissões em Angola, Moçambique e Guiné. 
Algumas das suas obras foram adaptadas ao cinema e à televisão, e colaborou com Maria de Medeiros no argumento do filme Capitães de Abril
É investigador de História Contemporânea de Portugal. 
Publicou, como Carlos de Matos Gomes e em coautoria com Aniceto Afonso, os livros Guerra Colonial, Os Anos da Guerra Colonial e Portugal e a Grande Guerra
No catálogo da Porto Editora figuram os seus romances A Última Viúva de África (2017) e Nó Cego (1.ª ed. 1982), agora reeditado, uma obra de referência obrigatória na ficção portuguesa sobre a guerra colonial.

(Com a devida vénia a Porto Editora)
____________

Notas do editor:

Vd. postes de:

5 de Fevereiro de 2011 > Guiné 63/74 - P7724: Notas de leitura (199): Nó Cego, de Carlos Vale Ferraz (1) (Mário Beja Santos)
e
9 de fevereiro de 2011 > Guiné 63/74 - P7751: Notas de leitura (200): Nó Cego, de Carlos Vale Ferraz (2) (Mário Beja Santos)

Último poste da série de 7 de junho de 2018 > Guiné 61/74 - P18720: Agenda cultural (640): Lançamento do volume n.º 16 dos Cadernos de Estudos Leirienses, com textos de José Eduardo Oliveira e José Marcelino Martins, dia 9 de Junho, pelas 15 horas, na sede do Núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes

Sem comentários: