segunda-feira, 16 de julho de 2018

Guiné 61/74 - P18850: Notas de leitura (1084): “Máscaras de Marte”, por Nuno Mira Vaz; Fronteira do Caos Editores, 2018 (1) (Mário Beja Santos)



1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 24 de Maio de 2018:

Queridos amigos,
O Coronel de Cavalaria Paraquedista Nuno Mira Vaz tem já um expressivo número de títulos publicados, nesta obra de ficção, mas com cunho histórico, posiciona três amigos na Guiné, em 1972, mesmo com efabulações, está ali a história do BCP 12, as suas glórias e os seus mortos e feridos.
Um romance de arquitetura sóbria mas que abre mão para se entender a evolução das mentalidades destes oficiais para-quedistas no decurso da guerra. Nem ali falta um grande safado que é o António Rosado, alguém que aspira receber a medalha de Valor Militar, faz todas as manigâncias para lá chegar.

Um abraço do
Mário


Um romance sobre os para-quedistas no declínio do Império (1)

Beja Santos

A diferentes títulos, “Máscaras de Marte”, por Nuno Mira Vaz, Fronteira do Caos Editores, 2018, merece aqui ser saudado como romance de fortes ressonâncias históricas, em Bissalanca, no Batalhão de Caçadores Paraquedistas n.º 12 (BCP 12), se irão encontrar camaradas de armas, alguns andavam no Colégio Militar, todos cursaram na Academia, desde 1961 que a África em fogo é o magneto que os atrai. Quem desencadeia as hostilidades para que a História progrida é Eduardo Azaruja, é recebido pelo Comandante de Batalhão, que o inteira da situação política. Em abril desse ano (1972) membros da Comissão de Descolonização da ONU tinham permanecido nas chamadas regiões libertadas da Guiné-Bissau, fizera-se uma operação para os lados de Guileje, com êxito relativo; reunira-se uma Assembleia Nacional Popular do PAIGC, a Guiné caminhava para a declaração unilateral da independência; Spínola reajustara o mapa da guerra, voltava-se em peso ao Cantanhez. Os paraquedistas andam permanentemente afobados, desta feita até vão abrir quartéis e neles permanecer, como uma tropa macaca.

Aparece um amigo de Eduardo, Francisco Meireles, vêm as recordações do Colégio Militar. Azaruja é apresentado à sua Companhia, reencontra o Sargento-Ajudante Carlos Pardal. E depois chega o Capitão Alexandre Albuquerque, o Alex, o círculo de amigos está quase retomado. A Companhia 122 parte para o Cubisseco, é a estreia operacional de Azaruja, é nos preparativos que ele vai recordando os acontecimentos de abril de 1971, em Angola. Nuno Mira Vaz tem a preocupação de ir situando cada um destes oficiais desde a formação até ao evoluir da guerra, Meireles, por exemplo, viveu a queda do Estado Português na Índia, ficou marcado pelos acontecimentos. Entre os amigos há confidências e queixumes pelos atos operacionais inaceitáveis.

Num jantar, Albuquerque conta aos amigos:

“Cheguei há três dias de Sare Bacar com a Companhia. Estivemos lá mais de um mês. Uma tabanca minúscula, encostada à fronteira do Senegal, uma meia dúzia de quilómetros a Oeste de Pirada. A nossa missão era impedir um ataque, que estaria iminente, do PAIGC. Exatamente contra quê, ou contra quem, nunca nos foi explicado. Também ninguém parecia saber ao certo por que motivo os atacantes iriam cruzar a fronteira justamente naquele local, sabendo, porque não podiam deixar de saber, que nós ali estávamos. Mas o Comando-Chefe estava seguro de que o caminho para o ataque passaria ali nos próximos três ou quatro dias. Com alguma rapidez mas pouco afinco, cavámos umas valas. Passados os primeiros quatro dias sem que algo de anormal ocorresse, apareceu-nos um Tenente-Coronel a informar que o ataque tinha sido adiado, mas desta vez o Comando-Chefe não tinha dúvidas: seria dentro de dois ou três dias. Entre as certezas dele e os desenganos sucessivos fornecidos pela realidade, passou para cima de um mês. Ao fim de uns dias já ninguém aguentava o atum e as sardinhas de conserva. Ali não aconteceu coisíssima nenhuma. Nem ao menos uns tirinhos para justificar as medidas de segurança. Se vos dissessem, na Metrópole, que se podia despachar uma Companhia de paraquedistas para a fronteira com o Senegal e mantê-la lá durante um mês a olhar para as moscas, vocês acreditavam?”

A narrativa vai-se entremeando com os episódios do ingresso destes jovens como paraquedistas, avultam operações, os oficiais assistem à morte dos seus soldados. É nisto que entra em cena a ovelha negra do rebanho, Rosado, Nuno Mira Vaz irá fazer dele o símbolo da abjeção, alguém que aspira, socorrendo-se dos meios mais desprezíveis, em ser condecorado com a medalha de Valor Militar. António Rosado viera de um seminário para a Escola do Exército, tem um belo perfil militar, quase instintivamente os outros oficiais fogem dele.

É nesta atmosfera de vai-e-vem operacional que os paraquedistas vão ser hipotecados na implantação de três destacamentos militares no Cantanhez – em Caboxanque, Cadique e Cafine, seria a reocupação de uma região onde as forças portuguesas não atuavam desde 1969. Rosado entusiasma-se, vai ter clima propício para a sua ambicionada medalha de Valor Militar. Como o romance está dentro de coordenadas históricas, Nuno Mira Vaz descreve a primeira reocupação militar do Cantanhez, em janeiro de 1968, e a decisão de Spínola de ali retirar as tropas a pretexto do reajustamento do dispositivo militar. Efetivamente, a operação Grande Empresa terá um grande investimento dos paraquedistas, várias Companhias de Caçadores desembarcam em Cadique, em Caboxanque e em Cafal, os paraquedistas estão permanentemente operacionais, patrulham, emboscam, assaltam. Rosado elabora um relatório destinado a autovangloriar-se e a pôr o Comandante do Batalhão nos píncaros.

E o autor comenta o que a Grande Empresa está a provocar:

“Por toda a área do Cantanhez, mesmo nos locais mais afastados dos aquartelamentos, as populações regressavam às moranças tradicionais ou apresentavam-se nos aldeamentos construídos pela engenharia militar, a princípio desconfiadas, hesitantes, numa reserva que as impedia de manifestar entusiasmo pelas casas novas, pelos poços de onde brotava água potável ou pelas escolas onde os militares lhes ensinavam os rudimentos do português e da matemática. Aos poucos foram-se abrindo, os militares incentivaram-nas a fazer-se representar por conselheiros eleitos em assembleias onde se discutiam formas de melhorar as condições de vida e, passado algum tempo, tudo o que acontecia nas tabancas tinha o aval dos habitantes, ainda que em registos diferentes, pois com as populações que habitavam em locais afastados das guarnições militares nunca se estabeleceu o mesmo grau de confiança recíproca que a proximidade alimentava. Mas no final de março de 1973, Caboxanque era, depois de Tite e de Pirada, a localidade que, em toda a Guiné, tinha maior afluência de população não residente, para efetuar trocas comerciais ou para consultar o médico-militar”.

A tropa macaca recolhia e reinstalava as populações negras, os paraquedistas patrulhavam o exterior dos quartéis, patrulhava-se igualmente um afluente do Cacine, o PAIGC manifestava-se sobretudo com bombardeamentos espaçados.

Inopinadamente, este quadro da reocupação do Cantanhez vai ser alterado, surgiram os mísseis, vão seguir-se, no romance de Nuno Mira Vaz novas formas do inferno da guerra.

(Continua)
____________

Nota do editor

Último poste da série de 13 de Julho de 2018 > Guiné 61/74 - P18841: Notas de leitura (1083): Os Cronistas Desconhecidos do Canal do Geba: O BNU da Guiné (43) (Mário Beja Santos)/a>

Sem comentários: