sábado, 6 de novembro de 2021

Guiné 61/74 - P22692: Banco do Afeto contra a Solidão (26): "Por favor telefonem-me, mandem-me um email, visitem-me!", um apelo dramátrico do Jorge Cabral, sozinho em casa, no Monte Estoril, em lutar contra o raio da doença


Foto de perfil do Jorge Almeida Cabral, "uma velhote simpático, gentil, afectuoso..." > Página do Facebook > 2 de novembro de 2021

 
Página do Facebook  do Jorge Almeida Cabral > Uma foto que tem 9 anos > O professor rodeado das saus queridas "almas"... A foto foi postada pela Patrícia Cunha, em 28 de outubro de 2021...


Página do Facebook  do Jorge Almeida Cabral > 3 de novembro de 2021 > A Sílvia Araújo Martins foi visitá-lo em casa e tirou esta selfie...


Guiné > Região de Bafatá > Bambadinca (Sector L1) > Missirá  > Pel Caç Nat 63 > 1971 > " Mato a sul, mato a norte, mato a este, mato a oeste...1971". À esquerda, à civil, o comandante do destacamento, alf mil at art Jorge Cabral... O Jorge republicou esta velha foto em 28 de outubro de 2021... Tem-no feito, de resto,  com outras, as poucas que lhe restam... As memórias da Guiné ajudam-no a superar a dor, a depressão, a solidão...

Fotos reproduzidas aqui com a devida vénia... Editadas por L.G.


1. O nosso querido amigo e camarada "alfero Cabral", nosso colaborador permanente, está há meses em tratamento devido a doença do foro oncológico.  Vive agora no Monte Estoril, perto do  filho, Tenho um neto. Mas sente-só e com sintomas de depressão. Vale-lhe o Facebook e o carinho das suas antigas alunas do Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa, com instalações no Mitelo... Não sou "facebook...eiro", raramemte espreito as páginas do Facebook de amigos e camaradas. Tenho uma, onde não vou há mais de um década... (Nâo confundir com a Tabanca Grande Luís Graça, que não é uma pagina pessoal...). 

Mas hoje passei por lá  e fiquei chocado,com esta mensagem:

Minhas Queridas Ex-Alunas que comemoram os 30 anos do Mitelo. 

Como sabem,  luto pela Vida. 

Sabem também que lamento não poder comparecer. 

Após 4 meses de tratamentos,  a evolução não é positiva e não saio de casa há mais de um mês. 

Claro que caí em depressão profunda... 

Mas o meu Amor por vós continua intacto, como os amores antigos que só terminarão com a morte. 

Gostava  muito que me visitassem. Monte Estoril, Av Sabóia 595 B Apart.12,.  ao lado do Restaurante " O Sinaleiro". 

Sempre vosso. Jorge Cabral.

2.  E já antes o Jorge tinha deixado o seu endereço de email e o seu número de telemóvel nas redes sociais. Como quem diz, "Minhas almas, telefonem-me, visitem-me!"... 

Anteontem escreveu: 

"Há tempos o meu filho ofereceu- me um Telemóvel, útimo modelo. Era tão complicado que não consegui adaptar-me. Assim troquei. por este que deve ser do século xll. Por isso vos alertei Já recebi 83 msgs,que não posso ler, Por favor repitam por mail."

Mail: almacabral@gmail.com

Telemóvel: 967 865 576

De tenpos a tenpos (,em boa verdade, menos de meia dúzia de vezes por ano...)  telefono-me e adivinho, por detrás das suas palavras lacónicas, e da sua desconcertante auto-ironia  um homem em sofrimento e prisioneiro da solidão. Há dias disse -me que estava com dores insuportáveis. Mal deu para falar... Mudara-se há tempos de Lisboa para o Monte Estoril. Está a ser seguido pelo Hospital de Cascais.

Hoje, 6 de novembro, o Jorge faz anos. Temos que o ir buscar, se não fisicamente, pelo menos  virtualmente, e põ-lo no "Banco do Afecto contra a Solidão" (*). 

Premonicamente foi ele que deu início a esta série. Escrevei ele em 4 de dezembro de 2008, algo premonitoriamente o seguinte (**): 

"Hoje mando uma estória diferente.Nem triste nem alegre. Real,  sim. Convém lembrar que nem só do pão vive o Homem. Apetece-me fundar o Banco do Afecto contra a Solidão. Jorge Cabral".
___________

Notas do editor:

(*) Último poste da série > 31 de janeiro de  2020 > Guiné 61/74 - P20609: Banco do Afeto contra a Solidão (25): Comandei um secção de morteiros em Gadamael Porto, fiquei surdo e recebo 37 euros mensais, inicialmente pagos pela Caixa Nacional das Doenças Profissionais (Mário Gaspar, ex-Fur Mil At Art, Minas e Armadilhas, CART 1659, Gadamael e Ganturé, 1967/68)

(**) Vd. poste de 4 de dezembro de  2008 > Guiné 63/74 - P3562: Banco do Afecto contra a Solidão (1): A última comissão do Coronel (Jorge Cabral)

8 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Jorge, todos vamos viver com o nosso cancrozinho de estimação. Da próstata, do cólon, do reto, do estômago, do pulmão, da pele...Não podemos é deixa-lo crescer. Do cancro ninguém escapa, nem o general nem o Papa, diz o patologista Sobrinho Simões que é o homem que mais cancros já viu na vida. Haveremos de nos safar desta. Está um lindo dia para se fazer anos. Vais receber mangas de mantenhas e parabéns das tuas almas, amigos e camaradas. Do Luis com um chicoração valente.

António J. P. Costa disse...

Olá Camarada

Ficamos sem palavras, mas nós somos dos antigos, daqueles a quem a Pátria (seja ela o que for) nunca pagará o sacrifício que fizeram.
E isso significa que vamos morrer (é a única certeza que temos) "mas de pé, como as árvores" como dizia a Amélia Rey Colaço.
Como também se dizia "naquele tempo" no nosso espírito jovem, irreverente, vencidos, mas não derrotados: "não há-de ser nada"!
Havia também quem dissesse: "Aflito é que nunca!".
Levanta lá essa mina e depois verás que ficas pronto para outro.
A tropa e aqueles dois anos fizeram de ti um homem.

Um Ab.
António J. P. Costa

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Telefonei-lhe por volta das 16h... Estava à varanda, a despedir-se de um grupo de "almas" (antigas alunas do serviço social) que lhe foram fazer uma homenagem. Estava extremamente comovido. Deve ter sido um dia de grandes emoções...

Tabanca Grande Luís Graça disse...

O nosso "alfero Cabral" teve muitas manifestações de carinho das suas "almas" (ex-alunas e alunos, nomeadamente do Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa),mas também dos seus amigos e camaradas, em dia de anos...

O Jorge Cabral, emocionadíssimo, respondeu assim, hoje, no seu "Face":

(...) Minhas Queridas. Ontem foi o dia mais importante da minha Vida. Comovi-me tanto, que durante a noite tive um desmaio. É bom sentir tanto Amor. Amor verdadeiro! Agradeço aos Deuses, ter sido vosso Professor e continuar Vosso Amigo até à Eternidade. Beijos e Abraços, vosso para sempre Jorge. (...)

Da página do Facebook do Jorge Almeida Cabral, selecionámos mais algumas mensagens, é apenas uma amostra das muitas dezenas que recebeu (a par de fotos):

https://www.facebook.com/jorge.a.cabral

Susana da Silva, 7/11/2021:

Parabéns, querido e inesquecível professor!!! Há pessoas que nos marcam para a vida, e você teve esse dom! Um abraço da ilha de Porto Santo!

Leónia Clemente, 7/11/20211:

Querido professor merece todo esse amor. Será para sempre o nosso professor do coração.

Maria Glória Veleda, 7/11/2021 :

Querido professor, apenas recebe aquilo que tem dado, é e será sempre o nosso professor preferido. Beijinhos.

José Zaluar, 7/11/2021

Grande e fraterno abraço de Parabéns com saúde e felicidades, meu querido mano!

Patricia Canha, 7/11/2021

Professores de top que formaram muitas das AS (Assistentes Sociais) que hoje fazem a mudança. Ao professor Cabral um beijo especial pelo seu aniversário...Uma alma exce

Inácia Moisés, 7/11/2021

Dois professores (referência ao Jorge Cabral e ao José Zaluar) que marcaram as nossas vidas!

Fátima Matos, 6/11/2021

Hoje uma das minhas referências acadêmicas faz anos, o meu querido Professor de Direito Jorge Almeida Cabral.

Porque foi, é, e será SEMPRE, uma ENORME referência, teve Direito a surpresas, cantorias e presentes, num momento organizadado pela malta da Engatatuna e Antig@s Alun@s do ISSSL.

Obrigada Professor por ser Especial.
Abraço e estamos SEMPRE aqui!!

Margarida Pouseiro, 6/11/2021 e

Não há palavras que descrevam sentimentos, mas há palavras que resumem sentimentos - Amor, Generosidade, Gratidão, Alegria, Solidariedade, Fraternidade - O Homem que me incutiu o gosto pelo crime! Todos nós somos potenciais criminosos! Este momento que está a passar é um momento menos bom, mas todas as suas Almas estão Consigo.

Fiquei muito, mas muito feliz por ver que teve uma gigante rececção à porta da sua casa.
O Professor que tocou a alma das suas Almas!

Obrigada, meu querido professor e amigo.

(Continua)

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Querido "alfero Cabral", oara nós, querido professor oara as suas "almas pegregrinas"...
É uma pessoa muito especial... Basta ler as muitas manifestações de carinho das suas "almas" (ex-alunas e alunos, nomeadamente do Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa),mas também dos seus amigos e camaradas, em dia de anos...

Da página do Facebook do Jorge Almeida Cabral, selecionámos mais algumas mensagens, é apenas uma amostra das muitas dezenas que recebeu (a par de fotos):

https://www.facebook.com/jorge.a.cabral

(Continuação do comentário anterior:)

Carla Moreira, 6/11/2021

“(…)Um professor será sempre um professor. Mesmo que esteja reformado.
Mesmo que agora esteja a viver uma segunda vida, a adaptar-se a um tempo sem matéria para dar, sem crianças ou jovens adultos para acompanhar, um professor será sempre um professor(…).

"Ser professor é permitir que muitos possam ver um bocadinho mais alto e mais largo.
É dar as costas para que os alunos possam subir e ver mais longe. Como um pai ou uma mãe faz a um filho.

"E por muito que o tempo passe, por muito que nos retiremos de cena, um pai e uma mãe continuam até ao último suspiro a ser pai e mãe. Tal e qual uma professora ou um professor(…)”. Luís Osório

Sinto um orgulho imenso por ter sido sua aluna, obrigada.
Parabéns!! Muitas felicidades.

Bernardina Hilabnhim, 6/11/2021

Querido professor, desejo que venham mais anos com saúde. Muitas felicidades hoje e semore. Desejo-lhe rápidas melhoras

Foi sem dúvida um porfessor que marcou os seus alunos positivamente. As suas almas peregrinas,como nos chamava, ainda se lembram de si com muito carinho. Parabéns!.

Paula Chaves, 6/11/2021

Foi com muita satisfação e emoção que nos juntamos para parabenizar um dos mais notáveis professor do ISSSL. Ao final 21 anos volto a vestir a toga, mas valeu, foi um momento bonito e inesquecível. A melhoras rápidas são o desejo desta aluna, que muito aprendeu consigo.

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Jorge: manga de ronco!...Grande festa!... Grande surpresa a das tuas "almas peregrinas"...Fiz uma seleção das mensagens que foram postadas no teu "Face"... Dá para carregar as baterias...

Olha, diz-me se recebeste uma mensagem do Eduardo Estrela, da CCAÇ 14 (Canjambari, 1969/71)... Vive em Cacela, um grande camarada do nosso tempo e da Tabanca Grande. Vou poublicar a seguir, com a sua (dele) autorização.

Força para ti, a gente não pode desanimar, se não perde mesmo a última batalha...Ora ainda é cedo para um gajo deitar a toalha ao chão... O meu velho, mesmo de muletas, chegou quase aos 92 e também rapou fome e sede, e engoliu pó durante 30 meses em Cabo Verde, em 1941/43.

Anónimo disse...

Eduardo Estrela (by email)

Data - 7 nov 2021 16:13
Assunto - Alfero Cabral

Companheiro e amigo!

Vi ontem a tua chamada de atenção para um apelo que o camarada Cabral fazia através do Facebook, pedindo para o contactarem por " e-mail " e/ou telefone de modo a aliviar a tensão resultante dum lutador que, isolado, tenta vencer, e vai conseguir, mais uma batalha da puta da vida.

Não obstante o facto de não o conhecer pessoalmente, tenho por ele a estima e o respeito que todos aqueles sem excepção merecem ter, porque obrigados, largaram nas bolanhas e nos matos da Guiné a pele e os melhores anos da nossa juventude.

Para além disso, as suas "estórias cabralianas" são, sem sombra de dúvida, um hino à vida e ao direito que nos assiste, de vivermos como acharmos mais consentâneo com a defesa de valores que contrariam a denominada moral instituída.

As suas estórias "um básico apaixonado " e a " mulher do major " são uma pequena delícia, própria de quem mergulhou no mundo de Ionesco.

Escrevi-lhe e apresentei-me educadamente ao Alfero, como mandam as normas militares, não sem subverter algumas regras.

Porque estranhei o facto de nada me ter dito, contacto contigo para te perguntar se a tua nota informativa das 16 horas de ontem se mantém e se o nosso homem reforçou a vontade de continuar a guerra que começámos a partir do dia em que as nossas santas e boas mães nos pariram.

Espero que tudo vá bem contigo e com a tua família.
Grande abraço

Eduardo Estrela

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Jorge, 466 amigos publicaram na tua cronologia, para o seu aniversário. Isto diz quando és amado, de verdade. E ainda falta a mensagem do Eduardo Estrela, que eu vou postar no "Face".