sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

Guiné 61/74 - P22794: Fauna & flora (17): três animais das fábulas guineenses: o leão, o lobo (hiena) e a lebre


Lobo (hiena) (Crocuta corcuta)



Lobo raiado (hiena malhada) (Hyaena hyaena)





Lebre (Lepus whytei)



Leão (Panthera leo)


Fonte: In Guia de Identificação dos Animais da Guiné-Bissau. República da Guiné-Bissau, Direcção Geral dos Serviços Florestais e Caça, Deparatmento da Fauna e Protecção da Natureza, s/l, 34 pp. s/d (Disponível em formato pdf, aqui, no sítio do IBAP ,

https://ibapgbissau.org/Documentos/Estudos/Animais%20da%20Guine-Bissau.pdf)



1. Sobre os animais, que são protagonistas do conto transcrito no poste P 22791 (*), aqui vai informação adicional , constante das infografias acima reproduzidas (**):

  • Lobo
  • Lobo raiado
  • Lebre
  • Leão
Dos quatro, o leão ´o único que está na lista dos "animais protegidos". 

Na época colonial, e em especial durante a guerra colonial, a lebre era uma das espécies que alguns militares caçavam, à noite, com utilização dos faróis dos jipes ou dos unimog, em geral, nas proximidades dos aquartelamentos. A sua carne era particularmente apreciada.

A hiena malhada  (na Guiné-Bissau, lobo raiado) é a maior representante da família das hienas (Hyaenidae). O seu estado de conservação, na Guiné-Bissau,  não parece ser preocupante.

Quanto ao leão, terá deixado o território com o início da "guerra de libertação"... E acredita-se que terá voltado, esporadicamente, em 2014, quatro décadas depois  do fim da guerra. Pelo mensos avistaram-se peugadas na região do Boé, Mas é pouco provável que se volte a fixar no território: o seu número tem vindo a reduzir-se dramaticamenete em toda a África, com destaque para a África Ocidental e Central, devido à sistemática perda do seu habitat. 

_________

Notas do editor:

5 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Parece que as estimativas sobre a população de leões em África apontavam para 100 mil indivíduos há 50 anos. Hoje não seriam mais do que um quarto ou um quinto. Um jovem guineense se quiser ver um leão tem que ir a um parque (na África Oriental) ou um jardim zoológico (na Europa)...

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Sei que no manual escolar do PAIGC, O Nosso Livro - 2ª Classe, editado em 1970 (Upsala, Suécia) (, e de acordo com um exemplar cedido pelo Paulo Santiago, Águeda (ex-Alf Mil, comandante do Pel Caç Nat 53, Saltinho , 1970/72), e que digitalizei), uma das lições mete um lobo (hiena)...

Já não me lembro nem da imagem nem do texto... Mas será que a hiena (, aliás, o lobo, em crioulo), também era "diabolizado" como nos contos tradicionais portugueses ?

Quem tiver essa página digitalizada, que me mande... Não a tenho aqui à mão. Luis

Abilio Duarte disse...

Ola Luís,

Recordo muito bem destes animais, pois os pelotões, da minha C.ART.11, quando estavam no chamado " descanso" em Nova Lamego(GABU), todas as noites, faziam segurança próxima a dita, vila.

Algumas vezes emboscava-mos perto de um bolanha/rio, que passava perto de Gabu, e um belo dia ,já de madrugada, aconteceu, que nos vimos rodeados, por uma matilha de tais bichos (Hienas).

Como dizem os brasileiras, muita calma nessas horas, e a pouco e pouco, conseguimos, enxota-las para fora do nosso perímetro.

Mas ainda, em relação a animais selvagens, no seu habitat, tivemos também a experiencia de ver rinocerontes, no Rio Corubal, nas varias vezes que para la fomos emboscar as zonas de penetração do IN, que vinham de Madina do Boe.
Recordando

Valdemar Silva disse...

Olá Duarte
Lembro-me perfeitamente dessas visitas das hienas, dirigiam-se para a lixeira e sempre à mesma hora. Os nossos soldados diziam ser lobos e nada de tiros, até por estarmos emboscados.
Numa ida até ao Corubal lembro-me fazer a segurança para ser inspecionado/modificado locais da colocação das nossas minas, mas rinocerontes dentro de água nem vê-los, aliás até parece que o ditos ruminantes não são grandes nadadores, não seriam hipopótamos? (ah!ah!ah!)

Então como vai isso?

Abraço e saúde
Valdemar Queiroz

Abílio Duarte disse...

Valdemar!!!

Com muita razão, eram hipopótamos.

A memória já não é a mesma, lembrava-me de grandes massas de carne dentro de água, e o nome que me veio foi o errado. Agradecido pela retificação. As tuas melhoras.

Grande abraço

Abílio Duarte