quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Guiné 61/74 - P22854: In Memoriam: Jorge Cabral (1944-2021): Velório na igreja de São João Batista do Lumiar (no início do Paço do Lumiar), a partir das 17h00 de sábado, dia 1 de janeiro, e funeral às 15h30 do dia 2, no cemitério do Lumiar. Homenagem da Associação dos Profissionais de Serviço Social


APSS - Associação de Profissionais de Serviço Socail... Com a devida vénia...

1. Notícia divulgada hoje pela Margarida Pouseiro, na página do Facebook do nosso querido camarada Jorge Cabral (1944-2021) (*)

Com a devida permissão, o velório da nossa Alma Maior, professor, amigo e camarada, terá lugar na Igreja do Lumiar a partir das 17h00 de sábado, dia 1 de janeiro. A Cerimónia religiosa será também na Igreja do Lumiar às 15h00, no domingo, dia 2 de janeiro.

A alminha Marlene sugeriu que quem puder e quiser leve a capa como forma de o abraçar
Muitas palminhas ao sempre Nosso Jorge Almeida Cabral.

Nota do coeditor Carlos Vinhal:  

Esta informação foi-nos confirmada pelo filho do nosso saudoso camarada. Velório, no sábado, dia 1 de janeiro, a partir das 17h00, na Igreja de São João Batista do Lumiar (no início do Paço do Lumiar). E depois no domingo, dia 2 de janeiro, a cerimónia religiosa será às 15h00, também na mesma Igreja.

2. A  APSS - Associação  dos Profissionais  de Serviço Social prestou, na sua  página do Facebook,  a seguinte homenagem ao prof Jorge Cabral, em mensagm de 28 do corrente, que aqui reproduzimos com a devida vénia:

Hoje é dia de prestarmos homenagem a alguém que não só participou na formação de muitas e muitos assistentes sociais, como foi sempre um forte defensor da nossa categoria profissional, do seu papel na sociedade e um apoiante na luta pela regulação da profissão.

O Professor Jorge Almeida Cabral permanecerá na memória de várias gerações de assistentes sociais como um docente que soube transmitir a importância do Direito na vida profissional, enquanto mecanismo de defesa dos Direitos dos Cidadãos.

Presente em todas as lutas empreendidas pela APSS, será sempre lembrado pelo seu humor, pela sua sagacidade e pelo seu respeito por tod@s nós. Por tudo o que nos deu, prestamos-lhe a nossa homenagem, expressamos a nossa gratidão.

À sua família, em especial ao seu filho, enviamos as nossas condolências e a certeza de que a sua memória perpetuará entre nós.

APSS

6 comentários:

Anónimo disse...

Mais votos de pesar de camaradas nossos, em aditamento ao poste

28 de dezembro de 2021 > Guiné 61/74 - P22852: In Memoriam (421): Jorge Pedro de Almeida Cabral (Lisboa, 1944- Cascais, 2021), ex-al mil at art, cmd Pel Caç Nat 63 (Fá e Missirá, 1969/71), advogado, professor de direito penal no Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa, nosso colaborador permanente e autor da impagável série "Estórias cabralianas" (de que se publicaram cerca de uma centena de postes)
Hélder Valério Sousa

https://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/2021/12/guine-6174-p22852-in-memoriam-421-jorge.html


Hélder Sousa (by email)


28/12/2021, 18:48

Pois, é mais uma "porra"!

Ainda no passado dia 20 telefonei-lhe e quando percebeu que era eu que estava ao telemóvel começou a quase gritar de lá "tou a morrer, pá, tou a morrer".

Tentei animá-lo, disse-lhe que se deixasse desses pensamentos negativos, que fazia falta, à família, às "almas" (suas alunas), aos amigos.

Perguntei se o podia visitar, disse que sim, das 18:00 às 19:00 e fiquei de ir ter com ele "depois das festas"..... já não vai dar.

Não sei que dizer mais, ainda estou a digerir a informação.

Hélder Sousa

Anónimo disse...

Jorge Picado (by email)
terça, 28/12/2021, 22:31


Lamento muito a perda de mais este camarada e que devia ser naturalmente mais novo do que eu.

Admirei muito os seus textos, sempre curtos, mas concretos e num estilo vivo, alegre, espirituoso, um tanto travesso, reflexo de quem sabia, talvez, projectar a vida de uma forma agradável, enfim, bonita. Era realmente um Grande Humorista.

Nada mais posso enviar do que este singelo comentário, pois não tinha outra relação de proximidade com o nosso "alfero".

Aos seus Familiares apresento os meus sentidos pêsames.

A sua memória ficará perpetuada nos seus muitos formandos que souberem aplicar e transmitir os seus ensinamentos e claro, entre outros escritos seus, naqueles que nesta Nossa Tabanca Grande deixou.

Jorge Picado

Anónimo disse...


Henrique Matos (by email)

Data - 28/12/2021, 23:38
Assunto . In Memoriam 'alfero' Cabral

Obrigado Luís pela informação, sempre pensei que o Jorge ia resistir. A perda de um amigo deixa-me sempre sem jeito.

Desejo-te um novo ano com muita força para ultrapassar as maleitas. Também já tive a minha dose. Apanhei o bichinho da moda que me mandou para o hospital. Safei-me porque já tinha duas vacinas.

Abraço, Henrique

Anónimo disse...

Arsénio Puim (by email)
terça, 28/12/2021, 20:59

Amigo Luís Graça

Obrigado pela informação da morte do alferes Cabral.

Não tive uma convivência habitual com o alferes Cabral, uma vez que ele se encontrava destacado em Missirá. Porém, foi aqui, neste destacamento bem dentro do mato, que, em boa hora, decidi passar a última noite de 1970 e o primeiro dia de 1971, por sinal, juntamente com o médico Mário Ferreira. Uma passagem de ano muito farta, muito alegre, com música e discursos, agradável convívio dos nossos militares e das populações nativas e também com missa no primeiro do ano.

Hoje, passados 50 anos, guardo uma recordação muito viva e positiva do alferes Cabral – da sua pessoa, da sua inteligência, do seu humor, da sua simpatia, da sua integridade. Ficou-me sempre gravada na memória esta sábia frase com que ele terminou um trabalho publicado neste blogue acerca do massacre das forças militares nativas ao serviço de Portugal depois da saída das tropas portuguesas: «num mundo civilizado (não sei se são bem as palavras textuais) os homens são julgados pelos tribunais competentes e os criminosos são condenados às penas legais».

Sinto a morte do alferes Cabral e peço para ele o Descanso Eterno.

Um abraço – Arsénio Puim

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Obrigado, Carlos, por teres tomado a iniciativa de falar ao filho do Jorge Cabral, que deve estar a atender as chamadas para o seu telemóvel.

Ontem estive todo dia em Candoz, e grande parte do dia sem Net. E, logo por azar, no regresso a "casa" (, estou hospedado no meu habitual "hotel" na Madalena, V. N. Gaia), ao virmos de Candoz, fomos apanhados pelo acidente na A4, no troço Amarante-Penafiel...Houve morto e diversos feridos, conforme noticiaram logo as televisões.

O meu cunhado, mais novo, o Zé (, que foi nosso camarada em Angola),e que, ia sozinho, à nossa frente, a umas escassas centenas de metros, foi apanhado no choque em cadeia...Felizmente safou-se, conseguiu controlar o carro...Mas não ganhou para o susto. Eu e a Alice vínhamos no carro do meu cunhado Gusto e Nitas... Isto foi por volta das 19h00... Chegámos a casa às 2 da manhã do dia seguinte...Felizmente estamos todos bem. Mas é confrangedor ver a tanta gente (GNR, Bombeiros, Proteção Civil, Brisa...) a levar tanto tempo a resolver um caso destes... Parece que não "não treinam em conjunto para trabalhar em conjunto" nestas situações de emergência... À uma da manhã lá nos mandar inverter a marcha e lá seguimos para casa (pela A3 e depois A41), numa manhã de nevoeiro...

Volto para a Lourinhã domingo de manhã, mas não vou poder ir ao funeral do Cabral. O meu filho passa por lá, para entregar a filha, ao fim da tarde... Vamso estar a semana de "Baby-Sitting"... Mas vou tentar falar ao filho, que não conheço pessoalmente.

Abraço grande, Luis

Carlos Vinhal disse...

Luís, não contactei o filho do Jorge pelo telemóvel, utilizei o Messenger.
Quanto a acidentes em estrada, ainda por cima com mortos, é uma confusão. As autoestradas não têm escapatória possível o que ainda aumenta a demora. Ainda bem que não foram actores mas só espectadores.
Carlos