sábado, 1 de janeiro de 2022

Guiné 61/74 - P22866: In Memoriam (423): Jorge Cabral (1944-2021): cerimónias fúnebres, na Igreja do Lumiar, Lisboa, hoje, a partir das 17h00 (Pedro Almeida Cabral)


Rússia > Moscovo > Praça Vermelha > 2019 > "O meu pai, em Moscovo, no verão de 2019 (uma das várias viagens que fiz com ele) na Praça Vermelha, com o seu olhar curioso e atento, tão característico." Foto de Pedro Almeida Cabral, com a devida vénia.


Foto (e legenda): © Pedro Almeida Cabral  (2021). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]



1. Mensagem de Pedro Almeida Cabral, publicada ontem no Facebook do seu pai, Jorge Almeida Cabral (1944-2021):


As cerimónias fúnebres do meu pai terão lugar amanhã, sábado, e domingo, na Igreja de São João Batista do Lumiar (Igreja do Lumiar) (*):

Sábado, 1 de janeiro, a partir das 17h., será o velório.

Domingo, 2 de janeiro, às 15h., realizar-se-á uma cerimónia religiosa, 
seguida de funeral no cemitério do Lumiar.

Não há quaisquer restrições a não ser o uso de máscara. Porém, tendo em conta o estado pandémico que vivemos, o meu pai compreenderia todas as cautelas e a ausência na cerimónia, naturalmente.

Em baixo, novamente em Moscovo, no verão de 2019 (uma das várias viagens que fiz com ele) na Praça Vermelha, com o seu olhar curioso e atento, tão característico. Deixo um pequeno poema que escreveu quando a morte já o fitava no horizonte, embora ele ainda andasse animado, e que deixa bem ver a forma como o meu pai vivia.


Para morrer eu quero um Pôr do Sol
E um perfume forte a algas e a Mar,
Um cheiro bom e honesto a pão mole
E uma forma de ser e nunca estar.

Inventem, de mim, que fui à Lua
E que venci um milhão de gigantes,
Que fui o Herói da minha Rua
E que antes de mim nunca existiu um antes.

Contem por mim muitas estórias
De Homens, de Mulheres e de Crianças,
Transformem as derrotas em Vitórias,
E jurem que eu vivi cheio de Esperanças!...


Jorge Almeida Cabral, junho de 2021.

[ Revisão / fixação de texto, para efeitos de publicação no blogue: editor LG.]
_________

Nota do editor:

(*) Vd. postes anteriores da série >

4 comentários:

José Botelho Colaço disse...

A vida passagem rápida pelo tempo. Um abraço no universo Celeste.

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Não vou poder estar, infelizmente. Não estou em Lisboa, nem na Lourinhã. Peço, a alguém de nós, da Tabanca Grande, que passe pela igreja do Lumiar, hoje ou amanhã, que transmita ao filho, o dr. Pedro Almeida Cabral, os nossos sentimentos de dor pela perda de um grande amigo, companheiro e camarada. E seguramente um bom pai, um bom professor, um bom homem, um bom português. Obrigado, Pedro, pela partilha da foto e do poema. Luís Graça

Felismina mealha disse...

Dr. Jorge Cabral, também tive o prazer de o conhecer pessoalmente e ler os depoimentos das suas alunas e amigos, que o elogiam e valorizam com sinceridade!
Obrigada por ter feito parte da minha geração e ter deixado gratas recordações em muitos dos nossos contemporâneo!

Sentidos pêsames à família e à Tabanca Grande. Partilho o vosso pesar.

Felismina mealha

Felismina mealha disse...

Dr. Jorge Cabral, também tive o prazer de o conhecer pessoalmente e ler os depoimentos das suas alunas e amigos, que o elogiam e valorizam com sinceridade!
Obrigada por ter feito parte da minha geração e ter deixado gratas recordações em muitos dos nossos contemporâneo!

Sentidos pêsames à família e à Tabanca Grande. Partilho o vosso pesar.

Felismina mealha