sábado, 29 de outubro de 2022

Guiné 61/74 - P23748: In Memoriam (459): João Pedro Candeias da Silva (1950 - 2022), ex-Fur Mil At Inf, CCAV 3404 (Cabuca, 1972), CCAÇ 12 (Bambadinca e Xime, 1973) e CIM Bolama (1973/74)




João Pedro Candeias da Silva (1950-2022)


1. Mensagem do  António Duarte, um histórico do nosso blogue (tem cerca de 60 referências):

Data - 29 out 2022 15:16

Assunto - Partida do nosso camarada furriel miliciano Candeias da Silva (*)

Boa tarde,  Luís Graça

Mais um dos nossos que nos deixa para sempre.

Foi cremado no dia 18 o nosso camarada João Pedro Candeias da Silva, falecido na sexta feira 14, deste mês de outubro.

Morreu repentinamente, durante um jogo de ténis, desporto que praticava com alguma frequência e sem previamente ter tido sintomas de qualquer doença.

Nasceu em 13 de junho de 1950 e a sua vida profissional decorreu na EDP, grande parte do tempo na Central de Sines.

Residia em Santiago do Cacém, deixando viúva, uma filha, um filho e dois netos, um deles com 7 meses de idade.

Estavam destroçados com a dor, gerada por esta partida não prevista. Partilhámos aquando do funeral a nossa dor e a perda do amigo.

Estive com ele na CCaç 12 em 1973, quando ainda a companhia estava em Bambadinca e mais tarde no Xime.

Tinha a especialidade de atirador de infantaria e chegou à Guiné em rendição individual, ficando colocado, me janeiro de 1972 na CCav 3404, em Cabuca, do Batalhão de Nova Lamego.

Em novembro de 1972 frequentou o estágio para oficiais e sargentos, destinados às unidades africanas, em Bolama.

Após 7 meses na CCaç 12, foi transferido para o CIM em Bolama, onde permaneceu a ministrar instrução a militares do recrutamento local, até final da comissão e onde foi apanhado pelo 25 de abril.

Acompanhava de forma sistemática o nosso blogue, participando sob a forma de comentários a postes colocados, de onde destaco a que agora copio, do Poste P21646 de 15.12.2020 (**)
___________

Jorge [Araújo]

Eu sou o João Candeias que no Xime ficou no mesmo quarto com o Duarte e o Osório, enfermeiro. 
Não sei se é suficiente para me para te avivar a memória.

Estou a escrever-te porque li o teu testumunho sobre o nosso camarada Víctor Alves, infelizmente já desaparecido, sobre os tais dias difíceis que vivemos na  CCAÇ 12 em Bambadinca.

E tu sabes que quem mais sofreu foi o Victor por lá ter a esposa, e todos compreendemos.
Aquando da primeira e frustrada tentativa de nos mandarem para o Xime,  ele formou ao meu lado direito e quando o tenente coronel disse "quem se recusa ir para o Xime, dê um passo em frente", dos europeus só ele o deu. Eu puxei-o pelo braço e ele corrigiu rapidamente o gesto instintivo que, felizmente, não foi detectado pelo tenente coronel. Depois a confusão, a ordem de prisão ao soldado da 12.

Como terminou,  tu deves estar bem recordado. Tu ficaste pelo Xime, eu mais três furriéis fomos despachados para outros companhias, no meu caso CIM, centro de instrução militar em Bolama.

Curiosamente o teu final muito parecido com o meu. Também comprei bilhete e vim na TAP mas já em Maio, tu em Abril, por pouco não nos encontramos em Bissau.

Abraço e bom Natal.
João Candeias da Silva

Fiz um email ao Luis Graça onde descrevo o que aconteceu naquela semana. Se ele o publicar espero que faças um comentário para ver se tiveste a mesma opinião.

24 de dezembro de 2020 às 20:50

Nota Minha - O Vítor que o Candeias da Silva refere foi o vagomestre da segunda geração da CCAÇ  12. O nosso vagomestre em 1973 tinha a esposa e um bebé em Bambadinca. Trata-se de uma troca de nomes, por parte do Candeias da Silva, já que foi noticiada a morte do Víctor Alves, vagomestre da CCAÇ 12 da segunda geração de graduados, que foi em vida bancário no BES.
___________

Falávamos frequentemente, nomeadamente por mensagem, as últimas no dia da partida.

Também almoçámos aqui em São Pedro do Estoril, há uns meses, no qual também tivemos a presença do Manuel Lino, furriel do pelotão de artilharia de obuses 10,5 cm, instalados à época no Xime.

Havia ainda a particularidade de o Candeias da Silva e o Manuel Lino terem sido condiscípulos, nos anos 60 nas Oficinas de São José, em Lisboa pertencentes aos Salesianos (reconheceram-se no Xime no início de 1973). 

Digamos que foi um almoço de "romagem" aos tempos da Guiné e aos apoios dados pela artilharia, aquando de emboscadas e ataques ao aquartelamento, bem como a revisitar lugares, pessoas e cheiros daquela terra que nos marcou para sempre.

Daquilo que conheço do Candeias da Silva, parece-me que se justifica a sua integração na nossa tabanca, lamentavelmente a título póstumo, pois era um leitor assíduo dos nossos escritos e fez várias intervenções, sob a forma do comentário, como o que atrás copiei do poste. (o que está copiado será o mais recente, mas há mais)

Aproveito para juntar algumas fotografias, com legendas explicativas, que também poderão servir para suportar a entrada para o blogue.

Um abraço a todos os camaradas
António Duarte
ex-fur mil, Cart 3493 (Mansambo) e Ccaç 12 (Bambadinca e Xime)- Dez de 71 / Jan de 74 (foto atual à direita)

2. Comentário do editor Luís Graça:

(i) Bolas, António, são só notícias tristes. No mesmo dia faço dois In Memoriam, o do Manuel Marinho (*)  e agora o do João Candeias da Silva. 

Nunca o consegui trazer, a este último,  para a Tabanca Grande. Era arisco. Mas de vez em quando vinha comentar... Ele deu algumas achegas importantes para a história da CCAÇ 12 no teu /vosso termpo... Umas vezes assinava João Candeias, outras João Candeias da Silva. Chegámos a ter, por lapso, os dois descritores, João Silva e João Candeias. Fica definitivamente como João Silva. Tem 12 referências no blogue. Era franco e frontal. (**)

Perguntei-te, hoje, se fazia sentido integrá-lo, a título póstumo, na nossa tertúlia...Tu conheceste-lo melhor do que eu. Eu nem sequer o conheci pessoalmente. O que é que achavas? E eu lembrei-te o nosso lema: "Ninguém fica na vala comum do esquecimento"... 

Acabo de fazer este  In Memoriam com o teu material e algo mais que eu tenho dele... 

(ii) Depois de ler a tua mensagem completa, e a segunda que mandaste, hoje, logo a seguir, não tive mais dúvidas: o João Silva irá ser apresentado, em poste a seguir, amanhã ou depois,  como o grã-tabanqueiro nº 866. Entra e vai logo para o nosso "panteão", o dos que "da lei da morte já se foram libertando".  Tenho pena que ele não tenha entrada em vida, aceitando o meu reiterado convite para se juntar a ti e a todos nós. 

Com ele, passam a ser 127 os nossos queridos mortos, desde a existênia do blogue.  Sei que que o João tinha grande apreço pelo nosso blogue, mas cultivava um  perfil discreto. Transmite à sua viúva, filhos e demais família os votos de pesar da equipa do blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné

Recordo aqui, para os nossos leitores, que o João Silva, fur mil at inf, de rendição individual, passou pela CCAV 3404 (Cabuca, 1972), CCAÇ 12 (Bambadinca e Xime, 1973) e CIM Bolama (Bolama, 1973/74).
__________




(...) A minha filha, e não sei porquê, ofereceu-me o livro em questão há cerca de uns 3 meses. Mas, ao iniciar a leitura, reconheço que o fiz sem grande entusiamo, parei logo, quase ao início, quando a autora na pág. 12 escreveu: "A maioria dos combatentes esteve apenas 2 anos na guerra mas penso que terá havido poucos mais momentos transformadores nas suas vidas".

Aquele "apenas" retirou-me a vontade de o ler. Quem considera que 2 anos na guerra é pouco tempo na vida de um jovem na casa dos 20 anos, não tem a mais pequena perceção da realidade.
São 2 anos em que quase conseguimos recordar cada dia, cada hora e, nalguns casos, passado quase meio século, e garanto que foram extremamente longos.

Tenho dois filhos na casa dos 30 e tal anos e nenhum me perguntou se tive medo. Nem mesmo depois da oferta do livro. Há muitos livros sobre a guerra colonial e nenhum até agora me cativou. O mesmo acontece com a produção cinematográfica/documental.

Talvez porque coloque a fasquia muito alta. Talvez porque a nossa guerra não teve o impacto nem a dimensão de outras. Talvez porque não temos experiência acumulada como os americanos. Talvez porque não temos massa critica. Não sei. Alguns povos têm conseguido, especialmente os americanos, utilizar a tela dos cinemas para exorcizar e muitas vezes de forma crítica a sua participação na guerra.

Destaco a guerra do Vietname, a que mais se aproxima, por excesso, da que conheci na Guiné. Nem todas foram boas obras, como exemplo, Os Boinas Vermelhas. Mas noutros casos foram excelentes como no caso do Caçador, para mim o melhor.

Não sei se este sentimento é partilhado por outros companheiros de armas, porque cada um de nós teve a sua experiência e também a sua missão. Uns foram atiradores, um nome que hoje dito em inglês - sniper - causa logo alguma efervescência, outros, amanuenses, cozinheiros, telegrafistas, mecânicos, etc. Mas quem foi atirador e esteve numa companhia africana teve uma experiência diferente. Não foram muitos deste milhão a que a autora do livro diz terem passado pelo teatro de operações, que o viveram.

É apenas um comentário pessoal e nada mais do que isso. Se chegar a ler o livro, talvez mude a opinião com que fiquei das primeiras páginas. (...)


Vd. também:



3 comentários:

António J. P. Costa disse...

Atenção!...
«Sniper» quer dizer atirador de precisão (ou de elite, como ás vezes se diz)
A tradução mais correcta para atirador é "soldado de infantaria".
Se têm dúvidas podem consultar um dicionário inglês-português.
Na edição, em inglês, do livro "Adeus às Armas" (de Hemingway) podem encontrar esta palavra. E estávamos na I GM.
Traduzir bem é uma chatice.
Que me lembre não tínhamos "snipers" nem condições para os ter, nomeadamente alças telescópicas. Havia uns atiradores de 1, classe, mas isso não tinha qualquer espécie de seguimento em acção.

Um Ab. e bom FdS
António J. P. Costa

Valdemar Silva disse...

Também passou pelo Xime
Sentidos pêsames

Valdemar Queiroz


p.s. cuidado com o sniper da gadanha, ele anda aí.

Abilio Duarte disse...

Esta para mim é nova...
Recusarem -se a ir para o Xime!!!

Eu na minha CART.11, devo ser o Furriel, que mais vezes foi ao Xime.

Cada vez que a minha Companhia estava de descanso em Nova Lamego, de 3 em 3 semanas, tinha sempre uma coluna para o Xime, onde fazíamos a respetiva segurança.
A última, recordo me muito bem, foi em Novembro de 1970, nas vesperas do meu regresso, e a estrada já era alcatroada até meio do percurso, entre Bambadinca e o Xime.
Para mim ir ao Xime, era sempre a sensação de que não voltava.

Mas safei-me.
Abraço a todos que por aquelas bandas, deram o seu suor e sangue.

Abílio Duarte