terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Guiné 61/74 - P24109: (In)citações (233): Volta, Zé Belo, estás perdoado! (dizem os "sámi")

1. Mensagem de José Belo (jurista, gestor de conflitos, mediador cultural, o nosso luso-sueco-lapão, cidadão do mundo, efetivou-se como membro, registado, da Tabanca Grande em 8 de março de 2009; com 241 referências no nosso blogue, não precisa de apresentações, louvores, condecorações, repreensões; dizem os seus vizinhos, invejosos, que vivem longe loge dele, tão longe como de Lisboa ao Porto, que ele queria "desertar" para a ilha de Key West, mas os "sámi" foram buscá-lo de volta e puseram-no de novo dentro do círculo polar ártico, justamente ali onde, apesar do frio de rachar, ele pode cuidar dos seus "ursinhos de peluche" e das suas "renas de estimação"; na Guiné era bem pior...):


Data - segunda, 27/02, 20:48
Assunto . Os carros à frente dos bois.... 


Espero que a saúde esteja boa.

A notícia da “morte-súbita” da casa da Lapónia foi (mais uma vez) …..exagerada! (*)

A ilha de Key West é Sol-Piscina-Mar Quente do Golfo do México-Cuba a noventa quilómetros de distância -Bons Restaurantes com marisco e peixe de alta qualidade-Infindáveis Bares e….boas companhias!

Enfim,a casa ideal para se passar uns meses por ano quando o frio, neve, gelo e escuridão do Círculo Polar  "apertam”.

A grandiosidade e o isolamento da natureza da Lapónia têm para mim outras referências. Talvez demasiado pessoais mas….importantes.

Enquanto a saúde o permitir,  continuará a ser a minha morada-base.(**)

Um grande abraço. JBelo

__________

Notas do editor:

(*) Vd. poste de 8 de fevereiro de 2023 > Guiné 61/74 - P24047: (In)citações (230): Nunca digas adeus, até sempre! (José Belo, Key West, Flórida)

3 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Todos, afinal, podemos estar divididos por dois lugares, dois amores, duas pulsões contraditórias, senão mesmo antagónicas... Sinal, afinal, de que estamos vivos. Onde quer que estejas, procura estar bem contigo e com os outros.

Almoçando ontem com um amigo, refractário, que está na Bélgica desde a segunda metade da década de 1960,disse-me que tem duas pátrias que ama: o seu país de origem, de onde saiu "a salto" antes da tropa, Portugal, e a Bélgica que o acolheu (mesmo que esta esteja cada vez mais racista e intolerante: flamengos contra francófonos, belgas contra imigrantes...).

José Botelho Colaço disse...

Luto: Por ser meu contemporâne, oficial muito respeitador das patentes inferiores á dele mas ontem calou-se a voz do almirante Ribeiro Pacheco, andei com ele nas matas da Guiné 1964 operação tridente Ilha do Como, era ele então 1º tenente comandante do 7º destacamento de fuzileiros. Sentidos pêsames a toda a família enlutada. Colaço.

Anónimo disse...

Camarada e amigo José Belo,se abandonares a Lapónia, Portugal deixa de estar numa região da Terra. Tu és um grande embaixador de todos nós. Lá há o frio, as paisagens brancas, os céus coloridos, tantas imagens, que já mostraste. Tenho muito prazer em encontrar-te neste espaço imenso, éter, que nos ajuda a comunicar.Imagino-te a beber um vodka à lareira do teu palacio-choupana, um livro de Fernando Pessoa, por perto. Um forte abraço.