segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

Guiné 61/74 - P24102: S(C)em comentários (1): Visita de Marcello Caetano a Bissau, em 14 de abril de 1969: a primeira de um chefe de governo ao ultramar (oito anos depois do início da guerra)



Excerto do vespertino "Diário de Lisboa", nº 16637, ano 49, segunda feira, 14 de abril de 1969,3ª edição, pp. 1 e 10. Diretor: António Ruella Ramos. Cortesia de Casa Comum > Fundação Mário Soares > Fundos DRR - Documentos Ruella Ramos.

Citação:(1969), "Diário de Lisboa", nº 16637, Ano 49, Segunda, 14 de Abril de 1969, CasaComum.org, Disponível HTTP: http://hdl.handle.net/11002/fms_dc_7219 (2018-2-20) (*)


Guiné > Bissau > 14 de abril de 1969 > Visita presidencial do Professor Marcelo Caetano a Bissau: lado a lado, mas já de costas viradas, Marcelo Caetano e Spínola...

Foto (e legenda): © Virgílio Teixeira (2018). Todos os direitos reservados [Edição: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]

1. Às vezes mais vale mais uma foto ou um título de caixa alta do que mil palavras... Daí a razão de ser desta série, "S(C)em Comentários". Há excesso de ruído nas redes sociais. E, depois, com a idade, tudo o que é mais do que duas linhas, é informação gorda poliinsaturada... E a nossa memória é curta e fraca. Afinal, somos animais de racionalidade limitada.
_____________

Notas do editor:

(*) Vd. poste de 21 de fevereiro de 2018 > Guiné 61/74 - P18337: Recortes de imprensa (92): A primeira visita de um chefe do governo português ao Ultramar: Marcelo Caetano, em Bissau ("Diário de Lisboa", 14/4/1969)

(**) Vd. poste de 17 de fevereiro de 2018 > Guiné 61/74 - P18326: Álbum fotográfico de Virgílio Teixeira, ex-alf mil, SAM, CCS / BCAÇ 1933 (Nova Lamego e São Domingos, 1967/69) - Parte XVIII: Visita, a Bissau, do presidente do Conselho de Ministros, prof Marcelo Caetano, em 14 e 15 de abril de 1969 (III)

5 comentários:

Valdemar Silva disse...

Vá lá, vá lá.
Ora é só fazer as contas: chegada dos portugueses na conquista de novos mundos para o mundo em 1446 e a visita do governo à província de um novo mundo 1969. São 523 anos depois para dar entusiasmo na guerra contra o inimigo a soldo de interesses estrangeiros.
Mesmo assim os guineenses tiveram mais sorte estando mais longe. Os monchiqueiros e os alcoutenejos na província do Algarve, nunca até então foram visitados nem sequer a dar alento contra a guerrilha do Remexido.

Em Abril de 1969 estava em Contuboel a dar instrução a recrutas fulas que depois formaram a CART11 e a CACAÇ12, e não me lembro de que por lá se falou da visita.

Saúde da boa que a minha está a ficar foleira
Vademar Queiroz

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Oh Valdemar, dizes bem... Mas o que era a nossa "Guinesinha" (para usar o diminuitivo carinhoso que a Cilinha gostava de dizer quando lá ia...) representava no conjunto do Império ?... "Peanuts" (que, para os portugueses, em geral, e para nós, antigos combatentes ficaram bem caros e amargos... sem esquecer os guineenses!).

Antº Rosinha disse...

Em 16 de Abril/69, (wikipedia) Marcelo Caetano chega a Luanda e eu estava lá.

Vi aquilo que se podia ver perto do aeroporto, eu morava por ali, entre uma multidão descomunal, a maioria africanos, que europeus, cautelosos, ouviam em casa na rádio, os grandes radialistas daquele tempo, colocados ao longo do percurso aeroporto/Palácio.

Tenho pena de não me lembrar do nome desses 4 ou 5 locutores.

Lembro-me apenas do nome de um, que era angolano e fez o CSM comigo e depois do 25 de Abril foi um nomeadíssimo político na UNITA, Norberto de Castro.

E vem-me à ideia que era outro angolano Rui Romano, a relatar aquela apoteose.

O percurso à saída do aeroporto, passava entre dois muceques, o Prenda e o Catambor, o que deveria preocupar a segurança, falava-se entre os brancos.

Estou convencido que depois daquela visita, jamais nem Marcelo nem quem quer que lá estivesse , entregava nem ao MPLA, nem Unita nem FNLA aquela gente.

Aquela gente aguentou uma guerra infernal de 28 anos.

Talvez fosse necessária essa guerra, dos finais da guerra fria.

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Sim, o Rui Romano, casado com a Alice Cruz... Ainda nos cruzámos nos bancos da faculdade... Era um homem gentil, cortês, educado, e adorava o que fazia como jornalista e locutor...

Fernando Ribeiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.