domingo, 26 de fevereiro de 2023

Guiné 61/74 - P24100: In Memoriam (473): António Cunha (Tony) (c. 1950 - c. 2022), ex-fur mil enf, 38ª CCmds, HM 241, CCS/BCAÇ 4514/72, e CCAÇ 6 (Bissau, Mansoa, Bolama e Bedanda, 1972/74): vivia nos EUA há mais de 40 anos (João Crisóstomo, Nova Iorque)


Tony Cunha (c. 1950-c. 2022)


1. Mensagem do João Crisóstomo (régulo da Tabanca da Diáspora Lusófona, Nova Iorque):

Data - sexta, 24/02, 18:43

Assunto - Uma triste notícia: a morte do Tony Cunha

Caro Luís Graça,

Sei que os meus e-mails são sempre enormes, mas não sou capaz de fazer por menos. E por isso também mais uma razão para usar antes de tudo o telefone… Depois então uso os e-mails e outras coisas assim que já são “alternativas”. De alguma maneira este tem as suas vantagens pois posso enviar-te algumas fotos que acho interessantes, cujas imagens te tencionava mostrar pelo WhatsApp.

Se vires que estou só a ser chato… eu não fico ofendido se enviares tudo para o respectivo destino ...

Mas primeiro uma notícia triste: Não sei se já sabes do falecimento de mais um nosso "camarada da Guiné", o António Cunha (Tony), membro da nossa Tabanca desde 13 de dezembro de 2018, no lugar de numero 782. (Guiné 61/74- P19287) (*).

Antes da pandemia eu tentei fazer um convívio com ele e outros camaradas em Newark. Mas não consegui despertar interesse suficiente. Com a ajuda do jornalista Fernando Santos, que esteve em Angola, tivemos então um almoço com o Jorge Ventura ( dos comandos , Angola) e Fernando Menezes que esteve em toda a parte, e cujo fim era preparar um convívio mais abrangente, com veteranos não só da Guiné como de Angola, Cabo Verde etc.

Mas entretanto veio o Covid . Não preciso dizer mais. Era por telefone que, na falta de encontros eu usava para manter os contactos e não deixar morrer a iddeia, que eu falava com o Tony : Ele tinha uma empresa de tipografia, sempre com muito trabalho, mas era nossa intenção encontrarmos-nos um dia.

Entretanto ele adoeceu . Na última vez que lhe falei ele sentia-se bastante mal.— pensei que tinha sido há escassos meses, mas agora depreendo que nem dei pelo tempo e já foi há mais de um ano. Agora porque não conseguia contactá-lo há tanto tempo, e nem o telefone da tipografia respondia, eu ontem liguei para o Fernando Santos, talvez ele me soubesse dar notícias (um dos livros dele foi impresso na tipografia do Tony). Foi ele que me disse do seu falecimento, não sei a data, mas creio que já há bastante tempo. Confesso que quase sinto remorsos de nunca o ter encontrado pessoalmente . Mas a vida é assim. Nem sempre nos é possível fazer tudo o que desejaríamos fazer. Paz à sua alma!

João Crisóstomo.

2. Comentário do editor:

João, obrigado. É mais uma triste notícia. Mas quantos antigos camaradas nossos, da Guiné, não têm morrido por esse mundo fora sem a gente sequer ter conhecimento ? Na nossa Tabanca Grande são 131, agora com o Tony Cunha, mas este número deveríamos acrescentar mais algumas dezenas: há amigos e camaradas que há muito não fazem prova de vida...

Por um pesquisa na Net, verifiquei, através do "Big Brother" americano (https://clustrmaps.com/)  que o nosso camarada, Antonio Cunha (Tony), ou melhor Antonio A Cunha, de quem nunca mais tive notícias, vivia num T2 em Arlington, ia fazer 72 anos de idade, em 31 de março (de 202...).  Era provavelmente casado com Denise M Cunha, de 69 anos. A sua pequena empresa, TD Printing Services, foi fundada em 1991.  Arlington fica no estado de New Jersey.

Estimamos que ele tenha nascido em 1950. E, pelo que nos conta o João, dos seus últimos contactos, julgamos que tenha morrido em 2022 ou 21.

À família enlutada apresentamos, mesmo que tardiamente, os votos de pesar dos amigos e camaradas da Guiné que se reunem à sombra do sagrado poilão da Tabanca Grande. (**)

(...) Enfim, já lá vão 44 anos, e não pensei muito naqueles tempos, até começar a ler os teus blogues. Já não me lembro de muita gente com quem convivi, lembro-me do Alferes Dino, do Furriel Fidalgo (que visitei em Setúbal), do Furriel Pires (a quem "salvei" a vida, levando-o aos fuzileiros, debaixo de fogo, quando foi ferido, e depois morreu num acidente de mota no Continente…), do doutor Nuno Ferreira (o meu médico quando cheguei a Bedanda).

Há mais de 40 anos nos Estados Unidos, nunca mais convivi com ninguém daquele tempo. Fui, aqui, reconhecido por um soldado do 4514 [ BCAÇ 4514/72], e é só… e tive um bom amigo ex-comando, chamado Nuno Álvares Pereira. Alguém o conhece?

Por favor não pares com os blogues. Mesmo que sejam acerca de pessoal que não conheço, todos são como família, na confraternização que nos une naquela Província que, embora pobre, nos enriqueceu na apreciação da amizade.

"Manga di abraço pra todo", tugas e não-tugas.

Tony


Contactos nos EUA:

Antonio Cunha (Tony)
President

TD PRINTING SERVICES
92 Park Avenue
North Arlington, NJ 07031 (...)

2 comentários:

Anónimo disse...

Descansa em paz companheiro.
Um abraço solidário para os familiares e amigos. Um especial para o João Crisostomo.
José Câmara

Tabanca Grande Luís Graça disse...

O nosso Tony, sendo de rendição individual e tendo passado por 4 unidades distintas, entre 1972 e 1974, dificilmente podia ter feito grandes amizades e conhecimentos... Mas sensibiliza-nos que, em vida, tenha procurado localizar antigos camaradas da Guiné... É pena que tenha sido tarde demais. Pode ser que alguém ainda se lembre e nos fale dele. O seu nome (e a sua memória) ficará aqui, enquanto o nosso blogue tiver condições para se manter vivo e ativo.