segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

Guiné 61/74 - P24106: (In)citações (231): Caraças, andamos nós p'ráqui, a pensar no "fim da picada"!... Corações ao alto!... Pensemos antes que até aos cem... é sempre em frente! (João Crisóstomo, Nova Iorque)


oferta, ao João Crisóstomo, 
 da família do Eduardo Jorge Ferreira
(1953-2019)... Em lembrança
de um muito querido amigo comum
que morte levou prematuramente,
ao km 67 da sua picada da vida.
 
Foto: LG 
 
1. Mensagem de João Crisóstomo (Nova Iorque), com data de 21 do corrente, transformada em comentário ao postes P24081 (*):


Caros Luís Graça, Pinto Carvalho e demais amigos, incluindo o meu caro amigo Valdemar Queiroz cujo nome juntei, já que ao ler o seu comentário ao poema do Pinto Carvalho decidi logo responder.

Mas entretanto, aliás imediatamente, li o último blogue, P24085: In Memoriam (471): José António Paradela. Se achei o poema do Pinto Carvalho emocionante, verifico pelo pequeno comentário do Valdemar Queiroz que não fui o  
único a ficar “abalado".

Mas agora este “adeus" do António Paradela, ""(...) Querido Facebook, o destino levou-me para um local etéreo, onde descanso agora. 
Como última paragem despeço-me de todos os meus amigos" (**),  foi mesmo de arrasar.

Ainda recentemente, pela ocasião do Natal e Ano Novo eu tive ocasião de falar pelo telefone com vários amigos, alguns deles “camaradas da Guiné” e outros não. Mas se alguns, em comparação, eram ainda jovens, a idade da maior parte deles não estava muito longe da minha que já vou nos 79. E dizia-me um deles: "Oh João isto agora é assim… ninguém nos pergunta se somos voluntários ou não... estamos todos na fila da frente!"

E portanto não é de admirar que este tema de “fim da picada” seja tão pessoal para tantos de nós. É a vida: “corações ao alto”,  como me ensinaram e aprendi a dizer em momentos de pouca motivação.

Mas para não causar depressões a ninguém, deixem-me contar uma experiência bem diferente que vivi ontem mesmo.

Telefonei a um amigo meu que fez 91 anos recentemente. É que ele vive sozinho, em Nova Iorque num 5.º andar, se me não engano, sem elevador. Eu vivo nos arredores, em Queens, a cerca de 40 minutos a uma hora.

Por mais que eu queira, não fico sossegado, sabendo-o sozinho e de vez em quando ligo-lhe , para lhe dizer que em qualquer momento me pode ligar e eu vou logo ter com ele se for preciso. 

E ele sempre me tranquiliza que não é preciso: que "devagar lá vai fazendo as suas comprinhas" quando precisa e que de vez em quando tem uma pessoa ou outra que o vai visitar. E contou-me então que "ainda ontem esteve aqui o (?) — (não me lembro do nome) — ele é mais velho do que eu , mas não me esquece", disse ele. 

Mas quando ele me disse que o amigo era mais velho do que ele, eu fiquei alarmado e quis saber mais. Disse-me então que esse indivíduo tem 98 anos e que o vem visitar de vez em quando e lhe "traz umas coisinhas" quando ele precisa. E perante o meu espanto ele esclareceu que esse seu amigo está em muita boa forma, que vai fazer os cem anos a brincar. Que até já tem bilhetes para o Brasil onde vai agora passar uns meses. Que volta em Maio, disse-me ele.

Bom , creio que não preciso de dizer mais. Caraças, andamos nós para aqui a pensar no fim da picada, quando esta pode estar ainda a vinte anos de nós…

Corações ao alto, meus caros.(***)

Um grande abraço do João
____________

Notas do editor:

(*) Vd. poste de 20 de fevereiro de 2023 > Guiné 61/74 - P24081: In Memoriam (470): António Torres e Arquimínio Silva, recentemente falecidos: pertenciam à CCAÇ 3398 / BCAÇ 3852 (Buba, 1971/73) (Joaquim Pinto Carvalho)

5 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

João, gosto do teu otimismo... Essas e outras não pagam direitos de autor, são do nosso "coletivo"...Tenho por saudável hábito de dizer essa ("até aos cem é sempre em frente"), acrescentando: "cuidado apenas com as minas e armadilhas"... Nesta nossa idade, as minas e armadilhas são outras, que não as dos 20 anos...Há 50/60 anos atrás, não as conseguíamos "prevenir", e confiávamos na estrelinha da sorte... Hoje temos que saber prevenir a doença (e o acidente) e proteger e promover a nossa saúde (nossa e da família e dos amigos)... Obrigado pelos "corações ao alto"!... Gostei. Luis

Eduardo Estrela disse...

É isso mesmo!!
Corações ao alto!!!
Na Guiné vivíamos o momento e tentávamos não pensar muito no que podia vir a seguir.
O Joaquim Teixeira que foi Fur. Mil. da Companhia do João Crisóstomo já fez 80 e está magnífico.
Vou esta noite encontrar-me com ele e mais uns quantos companheiros de lides .
Andamos a preparar um espectáculo de Teatro com textos do Eça, o qual prevemos esteja pronto no início de Maio.
Abraço fraterno
Eduardo Estrela

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Vai dando notícias, Eduardo, tu que és um homem do teatro, forma de arte fantástica paar um gajo manter-se em forma, física e mentalmente. E traz o Joaquim Teixeira para a Tabanca Grande... Temos em curso a campanha dos 900!!!...(até ao fim do ano de 2023).

Eduardo Estrela disse...

Acabo de chegar a Cacela depois do ensaio feito em Faro, referente ao espectáculo que estamos a preparar.
Desafiei o Joaquim Teixeira a entrar para a Tabanca Grande. Prometeu arranjar maneira de o fazer.
Penso que o João Crisóstomo pode também sensibilizar o Teixeira nesse sentido.
Aproveitei para fazer o mesmo junto do Madeira Guerreiro, também nosso companheiro das lides Teatrais. O Madeira foi camarada da CCaç 2405.
Abraço
Eduardo Estrela

Anónimo disse...

Corações ao alto, escreveu o João. Sonhar nunca foi proibido.
Esta tarde recebi a chamada do João. Jovial, alegre, irradiando saúde e optimismo como sempre.
Obrigado João por esse contágio que espalhas à tua volta.
José Câmara