quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Guiné 61/74 - P19287: Tabanca Grande (471): apresenta-se o camarada da diáspora lusitana na América (para onde emigrou há mais de 40 anos), António Cunha (Tony), que foi fur mil enf, de rendição individual, tendo passado pela 38ª Ccmds, pelo HM 241, pela CCS/BCAÇ 4514/72, e, por fim, pela CCAÇ 6 (Bissau, Mansoa, Bolama e Bedanda, 1972/74)... Senta-se, à sombra do nosso poilão, no lugar nº 782.


Guiné > Região de Tombali > Bedanda > CCAÇ 6 > c. 1973/74 > O fur mil enf António Cunha, de rendição individual, na placa do heliporto.

Foto (e legenda): © António Cunha (Tony) (2018). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Mensagem de António Cunha (Tony), novo membro da Tabanca Grande, com o nº 782:

Data - Segunda-feira, 10/12/2018,  00h49

Assunto - 38ª Companhia de Comandos

Caro Luís

Obrigado pela resposta (*) e por encaminhares o meu pedido para a pessoa certa...

Como pediste, aqui vão as duas fotos:

- A primeira, tirada em Bedanda ], CCAÇ 6,], no "heliporto", que ficava perto do meu abrigo;

- A segunda, mais ou menos recente, aqui nos Estados Unidos.

Neste heliporto havia formação do pessoal branco sempre que havia alguma evacuação de helicóptero. Como eu é que mandava vir o helicóptero, sempre tinha requerimento colectivo de que pedisse acompanhamento…

O meu nome é Antonio Cunha, fui furriel enfermeiro, destacado para a Guiné em rendição individual que nunca se concretizou.

Quando cheguei e me apresentei, disseram-me que havia um outro furriel que se tinha oferecido para uma segunda comissão e, portanto, o meu destino de férias, o Destacamento de Engenharia no Quartel General [, o BENG 447, ] tinha sido ocupado.

Enviaram-me para o Hospital Militar [, HM 241],  e fiz serviço em Dermatologia e em Cardiologia.

Quando a 38ª CCmds chegou à Guiné, mandaram-me ocupar,  durante o IAO, o lugar do enfermeiro da Companhia, que ia para o Hospital tirar o curso de sangue. Lá estive, até o curso acabar.

Quando voltei ao Hospital, foi-me dito para não desfazer as malas, que ia para Bolama, dar instrução ao Batalhão 4514 [, BCAÇ 4514/72, presume-se]. Coitados, o PAIGC deu as boas-vindas com meia dúzia de morteiradas e, sem saberem o que se estava a passar, muitos foram para as janelas ver "o fogo"…

De volta ao Hospital, em Bissau, antes de me apresentar, um Primeiro Sargento meu amigo, deu-me a boa notícia de que ia ser enviado para "outro lado". E assim foi. Fui enviado para a CCAÇ 6,  para Bedanda, no sul, na região de Tombali, onde fiz boas amizades mas onde passámos uns maus bocados, de que talvez tenhas ouvido falar inúmeras vezes.

Enfim, já lá vão 44 anos, e não pensei muito naqueles tempos, até começar a ler os teus blogues. Já não me lembro de muita gente com quem convivi, lembro-me do Alferes Dino, do Furriel Fidalgo (que visitei em Setúbal), do Furriel Pires (a quem "salvei" a vida, levando-o aos fuzileiros, debaixo de fogo, quando foi ferido, e depois morreu num acidente de mota no Continente…), do doutor Nuno Ferreira (o meu médico quando cheguei a Bedanda).

Há mais de 40 anos nos Estados Unidos, nunca mais convivi com ninguém daquele tempo. Fui, aqui, reconhecido por um soldado do 4514 [, BCAÇ 4514/72], e é só… e tive um bom amigo ex-comando, chamado Nuno Álvares Pereira. Alguém o conhece?

Por favor não pares com os blogues. Mesmo que sejam acerca de pessoal que não conheço, todos são como família, na confraternização que nos une naquela Província que, embora pobre, nos enriqueceu na apreciação da amizade.

"Manga di abraço pra todo", tugas e não-tugas.

Tony

PS -  Peço desculpa se alguma gralha escapa, mas o teclado Inglês tem vontade própria e troca-me algumas palavras… Obrigado também pela correção que fizeram, de facto tratava-se da CCAÇ 15, de Mansoa. (*)
 _______________

Contactos nos EUA:

Antonio Cunha (Tony)
President

TD PRINTING SERVICES
92 Park Avenue
North Arlington, NJ 07031

TOLL-FREE fax: 1-866-593-4804

mobile: 1-201-709-0166

e-mail: tony@tdprint.com

www.tdprint.com


2. Comentário de LG:

Tony, como já te expliquei, passas a ser conhecido na Tabanca Grande como o António Cunha (Tony), já que temos um homónimo, mais antigo,o António Cunha (Lassa). Obrigado pela tua rápida resposta ao meu convite. Este blogue não é meu, é nosso. E, nessa medida, cabe-nos a todos alimentá-lo (com fotos, histórias, memórias...), lê-lo. comentá-lo, divulgá-lo...

Temos, além disso, um pequeno número de regras de convívio que poderás ler aqui: são 10 regras que respeitamos e que definem o essencial da nossa política editorial. São (ou têm sido) consensuais...

Há muitos camaradas nossos. que passaram pela Guiné, entre 1961 e 1974, a viver e a trabalhar na América, quer do Continente quer das regiões autónomas da Madeira e dos Açores. Ficamos felizes quando aparece um camarada da diáspora lusitana, como tu, a dar sinais de vida e a mostrar interesse em juntar-se aos "bravos" da Guiné...

Temos aqui gente de todas as armas (Terra, Ar e Mar), de todas as especialidades, do "back office" e do "front office", de todos os anos, de 1961 a 1974, e a viver nos 5 continentes, da Austrália aos EUA. Como costumamos dizer, sem qualquer fanfarronice, o Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande!

Passas a sentar-te, como já te disse, no lugar nº 782, à sombra do nosso mágico, protetor e fraterno poilão. Ficas, desde já apresentado ao pessoal todo da caserna, bem como aos nossos amigos que, não sendo ex-combatentes, têm uma ligação especial à Guiné (desde familiares de camaradas nossos já falecidos, na guerra ou depois da guerra, até cooperantes, investigadores, jornalistas, etc.,  além de naturais da Guiné-Bissau): grosso modo, são uns 10% do total.

Vou pedir ao Amílcar Mendes que te mande um exemplar do livro com a história da 38ª CCmds para a morada que indicas acima, e que é a da sede da tua empresa TD - Printing Services.

Partir daqui, de Portugal, há mais de 40 anos, cmo emigrante, e tornar-se empresário, é motivo de regozijo para todos nós. Vai dando notícias, partilhando memórias e emoções, fazendo comentários nas respetivas "caixas", disponíveis no final de cada poste ("Enviar comentário"), e divulgando o nosso blogue entre a comunidade luso-americana... Temos muitos visitantes desse lado...

O teu nome, António Cunha (Tony), passa a figurar, desde hoje, na lista alfabética dos membros da Tabanca Grande, constantes da coluna estática, do lado esquerdo, da "página de rosto" do nosso blogue.

Qunato ao médico do teu tempo, em Bedanda. na CCAÇ 6, Nuno Ferreira... Temos que o descobrir... Temos aqui dois camaradas médicos, que passaram pela CCAÇ 6, em Bedanda,  mas são mais  "velhinhos" do que tu e do que o Nuno Ferreira: Amaral Bernardo (1970/72), e Mário Silva Bravo (1971/72)... Mas vou perguntar a outros camaradas da CCAÇ 6... Tens que nos dizer em que altura exatamente andaste por aquelas bandas, quando é que chegaste à Guiné, quando regressaste a casa, etc... Sabes que um ano na Guiné era uma eternidade...

Desejo-te, a ti e à tua família, e aos teus colaboradores e amigos, um "Holly, Happy Christmas"... Aproveitemos todos esta quadra para dar mais vida à vida e aumentar as cores do  arco-íris do nosso planeta, que tem andado muito cinzento... Um bom ano de 2019, em termos de saúde, amor, amizade e negócios...Um alfabravo fraterno do editor, coeditores e colaboradores permanentes. Luís Graça
___________________

Notas do editor:

(*) Vd. poste de 12 de dezembro de 2018 > Guiné 61/74 - P19282: O Nosso Livro de Visitas (198): Gostava de ter o livro da história da 38ª Companhia de Comandos (António Cunha, 'Tony', ex-fur mil enf, camarada da dáspora, empresário, North Arlington, New Jersey, USA)

(**)  ÚLtimo poste da série > 26 de novembro de 2018 >  Guiné 61/74 - P19235: Tabanca Grande (470): Vítor Manuel Amaro dos Santos (1944-2014), cor art ref, DFA, cmtd da CART 2715 (Xime, 1970/72), senta-se, a título póstumo, à sombra do nosso poilão, no lugar nº 781, no dia em que se comemoram os 48 anos da Op Abencerrragem Candente, em que as NT tiveram 6 mortos e 9 feridos graves na antiga picada da Ponta do Inglês

7 comentários:

Luís Graça disse...

Amílcar (se me leres aqui..., mas mandei-te também um email):

Sei que não estás nas melhores condições, por razões de saúde, para tratar, de momento, do assunto do livro (história da 38ª CCmds)...

Mas, se puderes, diz-me como se pode fazer chegar um exemplar ao camarada luso-americano António Cunha (Tony), que foi vosso furriel enfermeiro no início da comissão, em Mansoa...

Vou também pedir ao Belarmino Sardinho, que tem contactos com o pessoal da 38ª CCmds... Pode ser que ele saiba como e onde comprar o livro... Ab, Luís

José Marcelino Martins disse...

Bem vindo a bordo.
Abraço.

Hélder Valério disse...

Três pequenos comentários.

Uma saudação para quem chega, com tanta emotividade e empenho, com votos de que se possa sentir bem e que contribua com mais recordações.

Uma observação que me parece pertinente: repararam como há pouca diferença entre a foto do tempo da Guiné e a tirada nos "States"?

Para terminar quero salientar que este nosso camarada é mais um exemplo de como a "experiência africana", principalmente a vivida na Guiné é tão multifacetada, tão cheia de nuances que realmente seria lamentável se não tivesse havida esta iniciativa, que foi sendo enriquecida pelos contributos de todos aqueles que se empenharam em fazê-la crescer e perdurar até hoje, muito difícil seria deixar para as futuras gerações estas informações e conhecimentos.

Hélder Sousa

Valdemar Silva disse...

E cá temos mais um, da rapaziada que esteve na guerra da Guiné.
Estamos em todo o mundo.
BEM-VINDO.

Valdemar Queiroz

Luís Graça disse...

O Tony vive num Estado, New Jersey, onde há muitos portugueses, ou luso-americanos... Não temos estatísticas, mas é a ideia que eu tenho... A cidade de Newark, por exemplo, é também conhecido como "Little Portugal" (, o pequeno Portugal)...

Os EUA vêm segundo lugar, depois de Portugal, na lista dos "dez mais", em termos de países donde provêm os visitantes do nosso blogue...

Mesmo assim devíamos ter mais camaradas, ex-combatentes na Guiné, a viver nos EUA, a darem a cara no nosso blogue... Há problemas de literacia informática... E não só... Lá como cá...

vasco santos disse...

Caro Amigo,

Ultimamente nao tenho visitado o blogue, mea culpa, pelo que so agora
vi que entraste neste maravilhoso Grupo. Se Bem vindo.
O Dr. Nuno vive em Lisboa. De momento nao estou em casa, pois penso ter
o contacto dele, no entanto, se me enviares um mail no mes de Janeiro, tentarei dar
te todos os dados.

Tambem estivem em Bedanda, de Janeiro de 1972 a Novembro de 1973, penso
que foste substituir o Fur Silva. Eu era o Cripto da companhia.

Abraço e Feliz Ano Novo

vasco santos disse...

Caro Amigo,

afinal analisando aqui a minha lista telefonica, verifiquei que tenho o
contacto do Dr. Nuno, isto, claro esta, se ele nao mudou de contacto. A saber:


917 560 174

Abraço/Vasco Santoa