quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Guiné 61/74 - P19284: Agenda cultural (665): primeiras fotos da sessão de apresentação do livro do António Martins de Matos, "Voando sobre um ninho de Strelas", ontem, no Hotel Travel Park, em Lisboa (Miguel Pessoa)


Lisboa > Hotel Travel Park > 11 de dezembro de 2018 > Sessão de apresentação do livro "Voando sobre um ninho de Strelas"  (*) >  Da esquerda para a direita, o autor, António Martins de Matos, e os editores dos blogues Especialistas da B12 Guiné 65/74, Tabanca do Centro e Tabanca Grande, respetivamente, Victor Barata, Joaquim Mexia Alves e Luís Graça, que fizeram curtas intervenções de 5 minutos sobre o autor e o livro. Segiu-se depois uma discussão aberta ao público, composto essencialmente por antigos militares da FAP e do exército, que passaram pelo TO da Guiné, incluindo o casal mais 'strelado' do mundo, os nossos queridos amigos e camaradas Miguel e Giselda Pessoa. "Este livro foi escrito, não para vós, mas para os vossos filhos e netos", disse o autor.


 Lisboa > Hotel Travel Park > 11 de dezembro de 2018 > Sessão de apresentação do livro "Voando sobre um ninho de Strelas" >  Intervenção do nosso editor, Luís Graça, em representação do blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné



Lisboa > Hotel Travel Park > 11 de dezembro de 2018 > Sessão de apresentação do livro "Voando sobre um ninho de Strelas" > Aspeto (parcial) da assistência: em primeiro plano, o JERO (Jose´Eduardo de Oliveira) e o Juvenal Amado, dois dos nossos talentosos escritores.


Lisboa > Hotel Travel Park > 11 de dezembro de 2018 > Sessão de apresentação do livro "Voando sobre um ninho de Strelas" > Aspeto (parcial) da assistência: em primeiro plano ao centro, a filha do autor, Teresa Dores Martins de Matos, psicóloga clínica, autora do capítulo 42 ("O sabor do medo",  pp. 277-285).


Lisboa > Hotel Travel Park > 11 de dezembro de 2018 > Sessão de apresentação do livro "Voando sobre um ninho de Strelas" > Aspeto (parcial) da assistência > Na fila do lado direita, em primeiro plano, a Teresa Martins. Vieram também represententantes da Tabanca de Porto Dinheiro (Lourinhã) e da Tabanca do Centro...



Lisboa > Hotel Travel Park > 11 de dezembro de 2018 > Sessão de apresentação do livro "Voando sobre um ninho de Strelas" >  O  nosso editor, Luís Graça, e o autor



Lisboa > Hotel Travel Park > 11 de dezembro de 2018 > Sessão de apresentação do livro "Voando sobre um ninho de Strelas" >  O Vitor Caseiro, de Leiria, que veio com uma delegação da Tabanca do Centro. Em segundo plano, a Giselda Pessoa fala com a Teresa Matos, psicóloga clínica, filha do ten gen ref António Martins de Matos.


Lisboa > Hotel Travel Park > 11 de dezembro de 2018 > Sessão de apresentação do livro "Voando sobre um ninho de Strelas" >  Três representantes da Tabanca do Porto Dinheiro, Lourinhã, ao centro, o Eduardo Jorge Ferreita, à esquerda o Carlos Silvério, o nosso próximo grã-tabanqueiro nº 783, e à direita, um camarada que esteve em Moçambique, e cujo nome não retive... O Eduardo Jorge Ferreira foi alf mil da Polícia Aérea. na BA 12, Bissalanca,  de 20 de janeiro de 1973  a 2 de setembro de 1974, colocado na EDT (Esquadra de Defesa Terrestre).

Fotos: © Miguel Pessoa (2018). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem; Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. As primeiras fotos do evento de ontem, a sessão de apresentação do livro de António Martins de Matos (*), em Lisboa, no Hotel Travel Park, aos Anjos, em Lisboa. (**) 

As fotos são do Miguel Pessoa, o primeiro piloto da FAP a ser abatido por um Strela, em 25 de março de 1973, sob os céus de Guileje. Tem já cerca de 2 centenas de referências no nosso blogue.
_____________

Notas do editor:

9 comentários:

antonio graça de abreu disse...

Parabéns, meu caro amigo António Martins de Matos. Por razões que ultrapassam a minha pequenez, não pude estar presente.
Grande abraço,

António Graça de Abreu

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Obrigado, Miguel... Fiz uma seleção das tuas fotos...

Faltam as das nossas "meninas", a Giselda, a esposa do Victor Barata e a minha prima Zita, esposa do Carlos Silvério (casal que que veio de propósito da Lourinhã, e que viveu em Bissau, entre 1972 e 1973)...E, já agora, a da Teresa Matos, que só aparece de perfil... Pode que ser o JERO tenha tirado...

Outra coisa: não fixei o nome do piloto, que foi alferes miliciano em Angola, e que depois foi para a Academia Militar, vindo mais tarde a trabalhar com o nosso AMM. Também lá estavam outros pilotos cujos nomes não apanhei... E, curiosamente, o representante de uma associação ligada também aos aviões (pequenos)... Ele o fez um vídeo (, com a intervenção do AMM, segunod creio) e veio procurar-me no final. Ficou de me contactar e mandar o vídeo. Achou que foi um "momento importante", aquele, e que como tal deve ser divulgado...Soube do lançamento do livro naquele mesmo dia, creio que por intermédio do blogue ou do nosso Facebook.

Ab, Luis

PS1 - Para o ano, vai ser o vosso livro, teu e da Giselda...

PS2 - Era interessante que o AMM pegasse no "Gina", pusesse uns "droptanks", e desse um saltinho até Matosinhos, Maia, Gondomar, copisa pouco 300 e picos km... Lá para janeiro, depois das festas...

Há 3 tabancas sob nosso controlo: a Tabanca Pequena de Matosinhos (r
egulos José Teixeira e Eduardo Moutinho dos Santos), a da Maia (J. Casimiro Carvalho) e da dos Melros (, um dos régulos esteve presente ontem, o Carlos Silva, e o outro, o Gil Moutinho, foi pil... antra, é o melro-mor do Choupal dos Melros)... Ainda há ainda os "Bandalhso", que costumam ir tanto à Tabanca dos Melros como à Tabanca de Matosinhos.

Valdemar Silva disse...

Dá gosto ver toda esta rapaziada.
...ainda vamos andar por cá mais uns anos… até aumentou o tempo de esperança e vida.
Venham mais livros.

Valdemar Queiroz

José Marcelino Martins disse...

A vida prega-nos partidas que nos impossibilitam de fazer o que queremos.
Ontem foi um desses, mas creio que haverá mais lançamentos na zona, por exemplo na Magnifica Tabanca da Linha.

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Bom dia, Zé Martins, já deu essa sugestão ao autor, o nosso camarada António Martins de Matos: há mais tabancas por esse Portugal fora, e na diáspora lusotqna, a Tabanca da Linha, a Tabanca do Centro, a Tabanca do Algarve, a Tabanca do Porto Dinheiro, a Tabanca de Matosinhos, a Tabanca da Maia, a Tabanca dos Melros... e até a Tabanca da Lapónia!... Sem esquecer a Tabanca Grande, que é a mãe de todas as tabancas!...

Hélder Valério disse...

Escrevi, como comentário, no Blogue da Tabanca do Centro:

Ora pois então!

Uma sessão bem interessante e com gente interessada.
As intervenções foram boas e motivadoras, a do Luís Graça, a do Mexia Alves e a do Barata, que não conseguiu evitar a emoção aquando do episódio que provocou a morte da Enfermeira Paraquedista.

A intervenção do "nosso" AMMatos foi igualmente muito interessante e deixou umas fortes pinceladas sobre algumas situações que, afinal, foram e são muito reveladoras da "não-competência" das "cabeças pensantes" e de como as consequências dessas "omissões" afectaram o desenrolar de muitas coisas.

A assistência (onde pontuou um razoável número de pessoas ligadas à Força Aérea) também completou muito bem as intervenções e foi confortante ver como um Oficial Superior da Força Aérea que fez a sua comissão em Angola (então como Alferes miliciano)se mostrou genuinamente solidário com o pessoal que "fez" a guerra na Guiné e se mostrou confortável por estar ali no meio de tanto "miliciano".

Há ainda a salientar a ênfase que AMMatos entendeu dar no livro e reforçou na sua intervenção sobre os "Anexos" constantes nele e que se referem explicitamente à "Acta" de uma importante reunião ocorrida e que, bem lida, agora que foi desclassificada deixando de ser "muito secreto" é altamente esclarecedora e explicativa do precipitar das "coisas" para o caminho que se seguiu e que todos conhecemos.

Foi bom.

Hélder Sousa

Anónimo disse...


António Matos
14 dez 2018 22:39

Luis, Joaquim, Victor

Caros amigos


Obrigado por todo o apoio que me deram na apresentação do meu livro.

Aproveito para vos informar que o mesmo está desde hoje à venda no site “PÁSSARO DE FERRO”-


Abraços

AMM

Anónimo disse...

Boa noite Amigos
Infelizmente não tenho as fotografias que o Luís Graça refere em falta.
Um obrigado especial ao nosso Ten.General António Martins de Matos.
Estou a gostar muito do livro.
Fiquem bem e até breve se Deus quiser.
JERO

Abel Santos disse...

Parabéns camarada pela publicação e apresentação do teu livro, aproveito para colocar a pergunta, para quando apresentação do teu livro na região do Grande Porto? até lá um grande abraço, e já agora um bom Natal para todos.