Foto nº 1
Foto nº 2
Foto nº 3
Foto nº 4
Foto nº 4A
Foto nº 5
Foto nº 6
Foto nº 8
Foto nº 9
Foto (e legenda): © Virgínio Briote (2024). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]
Virgínio Briote, ex-allf mil da CCAV 489 (Cuntima) e alf mil 'cmd',
cmdt do Grupo "Diabólicos", CCmds CTIG, Brá; 1965/67). Cartão de identificação,
com a assinatura do cap Nuno Rubim
corrente, às 17:14:
Boa tarde, Caros Carlos Vinhal e Luís Graça, envio-vos as fotos que tenho do cap Nuno Rubim e nota com algumas legendas. (*)
Abraço e Obrigado pelo vosso trabalho.
VBriote
Cap Art 'Cmd' Nuno Rubim, Bissau, 1965 |
Legendas > Fotos com o cap art 'cmd' Nuno Rubim (1938-2023), setembro de 1965 e depois;
Foto n.º 1 > Cerimónia da imposição dos crachás de Cmds em Brá. 4Set1965. A CCmds do CTIG apresenta-se ao Gov Geral, gen Schulz, ao Cmdt Militar e a dois chefes das Repartições do QG. O Nuno Rubim está à direita do gen Schulz.
Foto n.º 2 > Passagem em revista dos Gov Geral e Cmdt Militar, seguidos pelo cap Maurício Saraiva (de óculos escuros e camuflado) e cap Nuno Rubim.
Foto n.º 3 > Entrega do crachá ao fur mil João Parreira, o cap Rubim está de costas e o cap Saraiva, de perfil, ao lado, de camuflado.
Fotos n.º 4 e 4A > O Cap Rubim bem destacado no meio do Gr Cmds Diabos, na BA 12, Bissalanca, antes do embarque do Grupo no Dakota para Bafatá com deslocação por outros meios para o Xitole – operação ao Galo Corubal.
Foto n.º 5 > 1.º cabo Júlio Costa Abreu na despedida de final de comissão entre o cap Rubim e o alf Caldeira.
Foto n.º 6 > O cap Rubim de costas entre vários militares do QG e o Gov Geral, gen Schulz, numa cerimónia nos Cmds em Brá, em fins de 1965.
Fotos n.ºs 8 e 9 > Cmds com comissão finda em despedida. No grupo destes, o da esquerda, é o sold António Kássimo que veio a continuar nos Cmds quase até ao final da guerra.
____________
Nota do editor LG;
(*) Último poste da série > 9 de julho de 2023 > Guiné 61/74 - P24464: (De) Caras (200): Crónica pícara de uma noite de copos no Chez Toi e no Pilão, que meteu alguns dos nossos melhores e que até chegou, truncada e pirateada, à terra de um deles, Melgaço (Paulo Santiago, ex-alf mil, cmdt Pel Caç Nat 53, Saltinho, 1970/72)
3 comentários:
Obrigado Virgínio Briote por estas relíquias fotos com cerca de 60 anos são uma raridade e os seus possuidores também começam a ser uma raridade, por esse motivo um obrigado ao meu contemporâneo amigo Virgínio Briote. Abraço.
José Colaço, Caro Camarada. Fico grato pela teu comentário, mas é minha obrigação tornar públicas as quase mil fotos que guardo da Guiné dos anos 65/66. Outras memórias vão tornar-se em cinza e não tem grande importância porque são práticamente idênticas às dos milhares de Camaradas que passaram dois anos por aquelas terras.
Herói do Cachil, Grande Abraço!
V Briote
Caríssimo amigo Virgínio Briote será para mim muito gratificante ver essas essas quase mil provas de vida na Guiné dos anos 1965/66 se entretanto não passar por aqui o barqueiro de Caronte e seja obrigado a tomar a sua barca a caminho do Mundo que separa os vivos dos mortos. Grande abraço amigo.
Enviar um comentário