sexta-feira, 12 de janeiro de 2024

Guiné 61/74 - P25060: O nosso blogue em números (91): Temos esperança que a Guiné-Bissau ultrapasse a China em 2024,... pelo menos em número de visualizações de páginas do nosso blogue!

Figura n.º 2 - Mapa-múndi com a distribuição do número de visualizações de páginas, do Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné (n=12,8  milhões), desde maio de 2010 a final de 2023.

Fonte: Blogger (2024)

Figura n.º 2 | Gráficos n.ºs 7 e 8 > Principais localizações dos nossos "visitantes" (leia-se:  visualizações de páginas, entre maio de 2010 e o final de 2023): no "Top 10", o destaque vai para Portugal (com 40% do total), seguido dos Estados Unidos da América (24,7%) e o Brasil (4,8%)... 2. mantem-se no essencial.

Infografias: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné (2024)


1. Sem falsa modéstia gostamos de (e podemos) dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande"...

A principal origem dos que visitam o nosso blogue, quase dois terços, é Portugal (40%) e os EUA (25%) (Gráfico nº 8)

Segue-se, à distância, com menos de 5% cada, o Brasil, a Alemanha e  a França.  Tudo somado, são quase 80%.

Este perfil não se tem alterado desde 2014, ano em que o Brasil perdeu o 2º segundo lugar para os EUA.  

Os  EUA (que tinham  7,6% do total de visualizações em 31/12/2013), deu então um salto  para os 17,6%). E o Brasil ficou-se pelos 7,8%... Mas Portugal também vindo a perder peso relativo: em 2014 tinha uma "quota" de 48,2%

Há uma explicação: a crescente penetração da Internet em todos os países do mundo...(Veja-se  o crescente peso relativo do "Resto do Mundo", que era de 13,2% em 2015).

No mundo globalizado em que vivemos, somos vistos em muitos lados... Seguem-se por ordem decrescente (com menos de 1%) (entre parênteses indicam-se os números absolutos, em milhares) os seguintes países que aparecem no "Top 20", entre as posições 10 e 19 (no período em referência, junho de 2006 a final de dezembro de 2023),e que constituuem o "resto do mundo" (n=2,1 milhões)(16,4%) do Gráfico nº 8:

10 > Canadá > 78,7 mil
11 > Espanha > 73,5 mil
12 > Ucrânia > 62 mil
13 > Região desconhecida > 58,5 mil
14 > Itália > 56,4 mil
15 > China > 50,6 mil
16 > Guiné-Bissau > 41,4 mil
17 > Países Baixos > 39,4 mil
18 > Irão > 36,5 mil
19 > Hong Kong > 35,9 mil
Outros > 1,59 milhões

Ficamos felizes por saber que , no nosso "Top 20",  estão  3 países lusófonos: Portugal (1º), Brasil (3º) e Guiné-Bissau (16º).

E, nos restantes, há também muitos portugueses e outros falantes da língua portuguesa que seguem ou visualizam, com regularidade, o nosso blogue, nomeadamente nos EUA, França e  Alemanha, sem menosprezar a Suécia, o Reino Unido, o Canadá e a Espanha...

Recorde-se, mais uma vez, que estes números respeitam apenas ao período que vai de maio de 2010 ao final do ano de 2023, ou seja, desde quando passámos a ter o contador do Blogger (ver aba, do lado esquerdo do blogue). Há, portanto, 1,8 milhões de visualizações, que ficam de fora, desde abril de 2004 até abril de 2010.

2. O caso da "nossa" Guiné-Bissau é interessante: 

(i) há dois anos atrás (2021)  estava em 19º lugar,  com 23,5 mil vizualizações; 

(ii) dois anos depois,  sobe 3 lugares, está com um total acumulado de 41,4 mil visualizações...e temos esperança que ultrapasse a China em 2024... (Os valores da China, todavia,  são os mesm0s de 2021, deixou de aparecer nos útimos dois anos,)

Cabo Verde, por sue turno, já não aparece no nosso "top 20", como aconteceu num ano atrás.

Estes números são interessantes, reflectem também a crescente penetração da Internet na nossa "pequena" Guiné Guiné (que, de resto, quadriplicou a sua popukação em 50 anos: de 0,5  para 2 milhões!).

De acordo como quadro a seguir, a Guiné-Bissau passou de 1500 utilizadores da Internet em 2000 para 900 mil em 2021. O grau de penetração da Internet e agora de 44%, ligeiramente superior ao totald e África, mas mesmo assim aquém dos 62% de Cabo Verde.

De qualquer modo, parece poder concluir-se que há mais interesse pelo nosso blogue na Guiné-Bissau do que em Cabo Verde... E seguramente do que na China!

_____________

Nota do editor:

Último poste da série > 8 de janeiro de 2024 > Guiné 61/74 - P25049: O nosso blogue em números (90): A pequena Guiné-Bissau vem na lista dos 12 primeiros países onde somos mais vistos, e por pouco não ultrapassava, em 2023, a Suécia (11.º lugar)...

3 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

António Graça de Abreu. apesar de vez em quando publicares aqui uns postes com os teus grandes poetas chineses, traduzidos por ti para português, a gigantesca e imperial China ignora-nos completamente... Quando muito, temos o Virgílio Valente, em Macau, a espreitar o nosso blogue, de vez em quando... Em contrapartida na Guiné-Bissau parece haver mais interesse pelo nosso blogue do que em Cabo Verde...O que faz sentido: em Cabo Verde nunca houve, felizmente, guerra... E em Cuba, então, nem querem ouvir falar de nós!...

Cherno Baldé disse...

Caro amigo Luis Graca,

Fiquei bastante animado com as estatisticas do Blogue no meu pais que parece estar ligado a taxa da penetracao da disponibilidade e utilizacao da internet, oxala esta evolucao pelo interesse da nossa TG seja duradoura, pois as narrativas nele contidas, em muitos aspectos, ajudam a desmistificar e desfazer nas mentes mais abertas os efeitos da parte mais nefasta da propaganda e mistificacao levada a cabo durante muitos anos pelo PAIGC e aqueles que o querem eternizar no pais para proveito proprio.

E pouco provavel que apareca na Guine-Bissau um outro Sarmento Rodrigues ou Antonio de Spinola para impulsionar isto para a frente, mas nunca perderemos a esperanca que esta pequena "gata borralheira" como lhe chamou o historiador Rene Pelissier, sempre atrelada aos seus eternos problemas e contradicoes possa acompanhar o resto do mundo, pelo menos da periferia terceiro mundista.

Quanto a Republica Popular de Cuba que nem querem ouvir falar de vos, eu diria que e reciproco, tambem voces, sobretudo antigos combatentes, nao querem ouvir falar deles.

Com um abraco amigo,

Cherno Balde



Tabanca Grande Luís Graça disse...

Cherno, obrigado pelo teu comentário. A internet é uma prodigiosa tecnologia que no entanto não é neutra. Pode e deve ser utilizada em prol da paz, da equidade, da justiça, da liberdade, da inclusão,da cultura, da ciência, do desenvolvimento sustentado de todos povos, do português ao bissau-guineense, do palestiniano ao chinês...

Para este "top20" da tua/nossa Guiné-Bissau, há uma grande parte do mérito que te cabe também a ti...

Oxalá pudéssemos ter na tua terra mais gente como tu, de mente aberta, frontal, livre, culta, solidária...

Não tenho nada contra este ou aquele povo, posso ser crítico em relação aos seus regimes e lideranças políticas...

Também não sendo dono da verdade, não pretendo desmistificar nada nem ninguém... Apenas contar histórias... As histórias que alimentam a História com H grande... Oxalá/ Inshallá tivessemos no blogue mais interlocutores guineenses, cabo-verdianos e outros, e nomeadamente do PAIGC, que nos trouxessem também as suas "lendas e narrativas" sobre a guerra e a paz...

Infelizmente encontro ainda muito poucos depoimentos do lado dos guineenses que fizeram a guerra, de um lado e do outro, nos teus/nossos tempos de "meninos e moços". .
Mantenhas. Luis