quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

Guiné 61/74 - P25110: A minha ida à guerra (João Moreira, ex-Fur Mil At Cav MA da CCAV 2721, Olossato e Nhacra, 1970/72) (27): HISTÓRIA DA COMPANHIA DE CAVALARIA 2721: Capítulo II - Actividades no TO da Guiné - Junho de 1971



"A MINHA IDA À GUERRA"

27 - HISTÓRIA DA COMPANHIA DE CAVALARIA 2721: CAPÍTULO II - ACTIVIDADES NO TO DA GUINÉ

João Moreira


MÊS DE JUNHO 1971

O MEU COMENTÁRIO AO DIA 09 DE JUNHO DE 1971

Partida do resto da Companhia do Olossato para Nhacra (2.ª grupo de combate, 4.º grupo de combate e resto do comando e dos serviços).
Durante o trajecto entre Bissorã e Mansoa uma viatura da coluna "AVARIOU"? por 2 vezes.
Como eu era o graduado mais próximo desta viatura comuniquei ao capitão que mandou parar a coluna.
Pouco tempo depois a viatura voltou a "trabalhar" e a coluna prosseguiu.
Perto de Mansoa a mesma viatura voltou a "AVARIAR".
Após pedir ao capitão para parar a coluna, dirigi-me ao condutor e disse-lhe que estava quase a escurecer e não podíamos ficar ali parados. Desta forma só tinha 2 alternativas:
1) - Ou punha a viatura a trabalhar e seguia com a coluna OU
2) - Ficava lá sozinho, porque a coluna tinha de prosseguir.
Dei sinal ao capitão para a coluna avançar, e passados poucos minutos a tal viatura já seguia na coluna.

Chegados a Mansoa tomamos a estrada asfaltada que ligava Bissau a Mansabá.
Poucos minutos depois a "viatura avariada" por 2 vezes ultrapassou a coluna em grande velocidade e nunca mais ninguém a viu.
Deduzo que este condutor tinha "instruções" para retardar a nossa chegada a Nhacra, porque os nossos quarteis entre Mansoa e Nhacra foram todos ou quase todos atacados ao mesmo tempo que Bissau foi atacada com foguetões 122 m/m, lançados do Cumeré.

Chegados a Nhacra fomos instalar os soldados no edifício, que estava em construção, para instalar o posto emissor da Emissora Provincial, e ficava ao lado do quartel.
Depois fomos para o quartel para descarregar a nossa bagagem e instalarmo-nos nos quartos que reservaram para os furriéis.
Com a viatura parada junto aos nossos quartos e alguns furriéis em cima, a tirar a nossa bagagem, e os outros no chão a recebê-la e arrumá-la para depois nos instalarmos.
Nesta altura começaram a passar balas tracejantes, do lado do Cumeré para a estrada Bissau/Mansoa.
Pela trajectória das balas parecia que vinham dum edifício do quartel e nós, os furriéis da CCAV 2721 a pensar que era alguma brincadeira do pessoal que íamos render dizíamos:
- "Ide brincar com o caralho"...
- "dos tiros vimos nós"...
- "Estamos fartos da guerra"...
- Etc...

Passado pouco tempo rebentou uma rocketada.
Nessa altura percebemos que não era brincadeira.
ERA MESMO UM ATAQUE.
Perguntamos aos "velhinhos", que estavam connosco, onde eram as valas ou qualquer local onde nos pudéssemos proteger.
Como responderam que não havia valas nem locais protegidos, meti-me debaixo da viatura, do lado de dentro da roda de trás. Passados alguns segundos, estavam lá todos os furriéis - nossos e os da companhia que íamos render.

A companhia recebeu ordem para sair, mas eu fiquei no quartel porque tinha os pés cheios de bolhas porque vinha calçado com as botas de couro.
Grande recepção, com "fogo de artifício" e tudo...
E vinha a Companhia para uma zona onde não havia "guerra".
Felizmente, foi caso único.
No destacamento de DUGAL, morreu um soldado do 1º grupo de combate, vítima de ferimentos no ataque ao destacamento.

(continua)

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Nota do editor

Último post da série de 18 DE JANEIRO DE 2024 > Guiné 61/74 - P25084: A minha ida à guerra (João Moreira, ex-Fur Mil At Cav MA da CCAV 2721, Olossato e Nhacra, 1970/72) (26): HISTÓRIA DA COMPANHIA DE CAVALARIA 2721: Capítulo II - Actividades no TO da Guiné - Maio de 1971

1 comentário:

José Botelho Colaço disse...

João Moreira a surpresa, o inesperado, por muitas das vezes a confiança o à vontade o acidente mortífero sei- lá como lhe chamar fez parte do nosso mártir na guerra da Guiné. Abraço.