1. Segundo o nosso especialista de armamento, Luís Dias (*), a pistola Tula Tokarev TT-33 surgiu na antigaURSS, baseada no desenho da Colt-Browning e foi a pistola das forças da União Soviética durante a II Guerra Mundial, vindo posteriormente a ser fabricada pelos países do Pacto de Varsóvia e pela China até ser substituída pela Makarov, no calibre 9 mm Mk.
Foi a pistola usada pelas forças de guerrilha do PAIGC. (**)
Também há referências, no nosso blogue, às pistolas apreendidas pelas NT:
CESKA ZBROJOVKA Cal. 7,65 mm, pistola semiautomática;
CESKA ZBROJOVKA Cal. 6,35 mm, pistola semiautomática pequena.
Características da pistola Tokarev TT-33
- TIPO: Pistola semiautomática
- PAÍS DE ORIGEM: URSS, países do Pacto de Varsóvia e China
- CALIBRE: 7,62 mm Type P
- DATA DE FABRICO INICIAL: 1933
- ALCANCE ÚTIL: 50 m
- ALCANCE PRÁTICO: 5 a 10 m
- PESO: 0,840 kg com carregador com 8 munições
- MUNIÇÂO: 7,62x25 mm Tokarev
- ALIMENTAÇÃO: 8 munições num carregador unifilar colocado no punho.
- SEGURANÇA: A única segurança é feita pelo cão travado (half-cock) a meio de ser armado.
- FUNCIONAMENTO: Pistola semi-automática, funcionando por recuo do cano e de acção simples. As forças do PAIGC possuíram ainda pistolas CZ, de origem Checoslovaca, nos calibres 6,35 mm e 7,65 mm.
Observações: Tokarev 'versus' Walther
A pistola Walther P-38, é uma arma de grande qualidade, muito robusta, tendo-se mantido ao serviço das forças armadas portuguesas ao longo de todos estes anos, embora se preveja vir a ser substituída em breve. É uma arma excelente para tiro prático, sendo nitidamente superior, quer no tipo de munição utilizada (9 mm Parabellum), quer no seu funcionamento, à Tokarev que, segundo alguns autores, encravava com alguma facilidade devido a problemas com o carregador.
A Walther tem ainda a vantagem de funcionar por acção dupla (rapidez de disparo) ao contrário da Tokarev que funciona unicamente por acção simples.
____________
Notas do editior:
(*) Vd. poste de 23 de janeiro de 2010 > Guiné 63/74 – P5690: Armamento (2): Pistolas, Pistolas-Metralhadoras, Espingardas, Espingardas Automáticas e Metralhadoras Ligeiras (Luís Dias)(**) Último poste da série > 26 de janeiro de 2024 > Guiné 61/74 - P25113: Armamento do PAIGC (7): A "patchanga", a pistola-metralhadora russa Shpagin PPSh-41 (conhecida como a "costureirinha" pelas NT)
Sem comentários:
Enviar um comentário