Gadamael, 1971 > "Matando saudades" - Foto e legenda: © Cor António Carlos Morais da Silva
1. Mensagem do nosso camarada, Coronel Art Ref, António Carlos Morais da Silva (ex-Instrutor da 1.ª CCmds Africanos em Fá Mandinga; Adjunto do COP 6 em Mansabá e Comandante da CCAÇ 2796 em Gadamael, 1970 e 1972), com data de 21 de Janeiro de 2024:
Caro Vinhal,
Estando o blog numa onda de “fotos” revivendo memórias, aqui vai a que sempre me suscita a seguinte reflexão:
1971 – Em Gadamael, comandando jovens desmotivados, desejosos de regressar inteiros e para quem África era apenas fonte de ansiedade e sofrimento.
Cumprimentos cordiais
Morais Silva
P.S. - A AM inaugurou há dias uma exposição lembrando os seus Oficiais envolvidos na preparação e execução do 25 de Abril. Está aberta ao público no aquartelamento de Gomes Freire.
____________
Nota do editor
Último post da série de 24 DE NOVEMBRO DE 2023 > Guiné 61/74 - P24882: Memória dos lugares (451): Farim no ano de 1971 (José Carvalho, ex-Alf Mil da CCAÇ 2753)
2 comentários:
Meu caro António Carlos, gostei da partilha!... É uma foto de guerra, tirada num momento de paz...É um "flagrante", com um militar, sentado, lendo uma casa ou um "bate-estradas" que terá chegado no último correio... É pena a resolução da imagem não ser maior...Mas mesmo assim deu para ampliar...
Em relação à legenda, "Matando saudades", não podia ser mais apropriada..."Matar saudades" é mesmo uma expressão idiomática nossa, intradduzível...
Quanto ao comentário do comandante operacional daquela companhia... Também eu me pergunto como é que vocês, jovens capitães, conseguiam "automotivar-se" para poderam "motivar" a rapaziada?... Ab,Luís
Ou por outras palavras: como motivar os motivadores ?! ...É uma boa questão para as aulas na Academia Militar sobre liderança, chefia e comando... Três conceitos distintos.
Enviar um comentário