quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

Guiné 61/74 - P25107: Memória dos lugares (452): Gadamael, 1971, comandando jovens desmotivados, desejosos de regressar inteiros e para quem África era apenas fonte de ansiedade e sofrimento (Morais da Silva, Cor Art Ref)


Gadamael, 1971 > "Matando saudades" - Foto e legenda: © Cor António Carlos Morais da Silva

1. Mensagem do nosso camarada, Coronel Art Ref, António Carlos Morais da Silva (ex-Instrutor da 1.ª CCmds Africanos em Fá Mandinga; Adjunto do COP 6 em Mansabá e Comandante da CCAÇ 2796 em Gadamael, 1970 e 1972), com data de 21 de Janeiro de 2024:

Caro Vinhal,

Estando o blog numa onda de “fotos” revivendo memórias, aqui vai a que sempre me suscita a seguinte reflexão:

1971 – Em Gadamael, comandando jovens desmotivados, desejosos de regressar inteiros e para quem África era apenas fonte de ansiedade e sofrimento.

Cumprimentos cordiais
Morais Silva


P.S. - A AM inaugurou há dias uma exposição lembrando os seus Oficiais envolvidos na preparação e execução do 25 de Abril. Está aberta ao público no aquartelamento de Gomes Freire.
____________

Nota do editor

Último post da série de 24 DE NOVEMBRO DE 2023 > Guiné 61/74 - P24882: Memória dos lugares (451): Farim no ano de 1971 (José Carvalho, ex-Alf Mil da CCAÇ 2753)

2 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Meu caro António Carlos, gostei da partilha!... É uma foto de guerra, tirada num momento de paz...É um "flagrante", com um militar, sentado, lendo uma casa ou um "bate-estradas" que terá chegado no último correio... É pena a resolução da imagem não ser maior...Mas mesmo assim deu para ampliar...

Em relação à legenda, "Matando saudades", não podia ser mais apropriada..."Matar saudades" é mesmo uma expressão idiomática nossa, intradduzível...

Quanto ao comentário do comandante operacional daquela companhia... Também eu me pergunto como é que vocês, jovens capitães, conseguiam "automotivar-se" para poderam "motivar" a rapaziada?... Ab,Luís

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Ou por outras palavras: como motivar os motivadores ?! ...É uma boa questão para as aulas na Academia Militar sobre liderança, chefia e comando... Três conceitos distintos.