segunda-feira, 3 de junho de 2024

Guiné 61/74 - P25596: Humor de caserna (62): Lerpar ou não lerpar, eis a questão (...um delicioso microconto do Alberto Branquinho, autor de "Cambança Final", 2013)

1. Alberto Branquinho (n. 1944, Foz Coa), advogado e escritor, a viver em Lisboa desde 1970,  ex-alf mil, CART 1689 / BART 1913, Fá, Catió, Cabedu, Gandembel e Canquelifá, 1967/69), tem 140 referências no nosso blogue: é autor das notáveis séries "Contraponto" e  "Não venho falar de mim,,, nem do meu umbigo".

 Integra a nossa Tabanca Grande a partir de 30 de maio de 2008; é irmão de outro Branquinho, mais novo, e infelizmente já falecid0, igualmente nosso tabanqueiro, o  António Branquinho (1947-2023) que foi fur mil, no Pel Caç Nat 63, ao tempo do nosso também saudoso Jorge Cabral (ou seja em, 1969/71)

Do livro "Cambança Final", publicado em 2013, pela editora Vírgula, disponível aqui, para compra (c. 13 euros) no Sítio do Livro , tomamos a liberdade de reproduzir este pequeno texto (no original, "A questão em jogo"), que nos remete para uma realidade que fazia parte do nosso quotidiano, o jogo, o vício do jogo, a  compulsão do jogo ("gaming addiction", em inglês), um comportamento que levanta(va) as mais diversas questões, das disciplinares às do foro da saúde mental... 

Em todos os "buracos" da Guiné (no final da guerra havia cerca de 225 guarnições militares!)   se jogava às cartas, do king ao bridge, da sueca à lerpa, qualquer que fosse o posto (do tenente coronel ao soldado básico)... Em muitos casos, jogava-se a dinheiro (ou à cerveja)... E em todas as companhias havia um ou mais viciados das cartas, além de "batoteiros", "vermelhinhas" ou "rufiões" como o "Chico Russo" desta história... 

"Cambança Final" é um título irónico que, em linguagem de caserna, poderia ser traduzido por... "lerpar", morrer. São histórias, muitas delas pícaras, que ajudam a reconstruir o nosso quotidiano de guerra. O Alberto Branquinh0 é mestre nesta arte de dizer muito em poucas palavras. 


Sinopse:

«Cambança Final» foi, para muitos que fizeram a guerra na Guiné, a passagem desta margem de vida para a outra: essa que é definitiva.

«Cambança Final» foi, para a maioria, o regresso, dois anos depois, ao outro lado de onde tinham partido. Regressavam endurecidos, feitos homens em movimento sofrido e acelerado. (Entrementes, muitos iam regressando, mutilados no corpo ou na alma.)

Este livro é composto de pequenas histórias que abordam não só aspectos dramáticos da guerra, mas também situações pícaras ou bizarras e encontros/desencontros de culturas que foram obrigadas a conviver no mesmo espaço geográfico em tempo de guerra. (Fonte: 
Sítio do Livro)

O autor já tinha publicado, em 2009 (na editora Sete Caminhos) um primeiro livro com um título parecido: "Cambança: Guiné, morte e vida em maré baixa" ( 98 pp.)


Lerpaste! Já lerpaste!

por Alberto Branquinho


Jogava-se à lerpa, à sueca e a outros. Clandestinamenet. Normalmente na caserna, em cima das camas.

O capitão tinha proibido todo e qualquer jogo a dinheiro. Mas jogavam. E não só com pesos guineenses, mas também escudos, guardados no fundo das maçlasn e dos sacos de campanha.

Quem fosse apanhado a jogar a dinheior sairiia para o mato todos os diuias, memso com os outro spelotões. E se não hiuvesse saídas, estaria de guarda, mesmo oque não fosse o dia de escala,

Mesmo "jogando a feijões" hvia cenas de pancadaria. A tensão acumulada aos lonmgo dos meses de guerra era nmuito ghrandse, agravada pelo isolamento e pelo álcool.

 Lerpaste! lerpaste!

Aconteciam discussões acaloradas, palavrões, empurrões, murros, bofetadas e, por vezes, de repente, surgiam as navalhas e as facas de mato nas mãos. O risco maior era de quem, acusto, os tentava separar,

Em qualquer canto esconso era improvisada uma mesa.

Ao calor das jogadas ou no meio das discussões sobrepunha-as o vozeirão do "Chico Russo", viciado e quase profissional, sempre em postura insolente e desleixada, que nem a vida militar tinha conseguido corrigir. Não perdia a oportunidade de jogar a dinheiro, que ele próprio incentivava. A insolência e o despeito estavam-lhe sempre presentes, na atitude corporal, na expressão facial e na voz:

- Cum carago! Só me saem duques!

Quando o parceiro não o acompanhava na jogava ou entendia que não o tinha acompanhado como devida, atirava as cartas contra ele, e de dedo em riste, apontado ao "incompetente", saí-lhe a linguagem natural de filho da Ribeira:

- Ó caramelo, bai-te, carago,  bai-te. Não topas nada desta merda! Quem não sabe foder, até os colhões o estróbam!  

Fonte: Adapt. de Alberto Branquinho  - Cambança final: Guiné, guerra colonial:  contos. Vírgula, Lisboa, 2013, pp. 155/156.

(Título, revisão / fixação de texto, para efeitos de publicação deste poste, na série "Humor de caserna": LG. Com a devida vénia ao autor e à editora...)

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Nota do editor:

Último poste da série > 31 de maio de 2024 > Guiné 61/74 - P25588: Humor de caserna (61): A ver a tropa passar... (Rui A. Ferreira, 1943-2022)Guiné 61/74 - P25588: Humor de caserna (61): A ver a tropa passar... (Rui A. Ferreira, 1943-2022)

2 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Connheci-os em Bambadinca, no bar de sargentos, jogando de noite, dormindo de dia, no intervalo entre duas operações...

E toda a gente conhecia um "Vermelhinho" que ganhava muitas notas de vinte paus, com o seu famoso jogo de prestidigitação (batota), "ganha esta, perda esta, ganha esta"...

Não sei se os seus camaradas algum dia os conseguiram desmascarar e lhes partiram as fuças...

A guerra, a violência, a miséria, a solidão... são "boas escolas" para as compulsões, do álcool ao jogo...

Valdemar Silva disse...

Na minha CART11 também havia jogo de cartas, vulgo batota, a dinheiro.
O nosso capitão também entrava com furriéis no jogo do king, não me lembro bem mas penso que era a dinheiro. Também jogávamos à lerpa e ao crapô, e era tudo à vista nas mesas da nossa cantina de oficiais e sargentos, isto em Nova Lamego, em Paunca não me lembro como era.
Os soldados fulas tinham um jogo de cartas que nunca consegui saber como era jogado, parecia um jogo de bisca a quatro que ganhava sempre a maior carta de qualquer naipe.
Não me lembro de ter havido qualquer problema na Companhia por causa de jogo de cartas.
O fur.mil Macias era o grande ás no jogo de cartas, raramente perdia.

Afinal o que é que havíamos de fazer? Jogar às cartas e beber uns bioxenes.

Valdemar Queiroz