quinta-feira, 18 de julho de 2024

Guiné 61/74 - P25756: De(Caras) (302): João Crisóstomo e António Rodrigues, dois antigos mordomos portugueses em Nova Iorque, que vêm, em 2004, a Cabanas de Viriato, dar início à história da recuperação da Casa do Passal, hoje museu Aristides de Sousa Mendes






Carregal do Sal > Cabanas de Viriato > Casa do Passal > 2004 > António Rodrigues e João Crisóstomo "pondo mãos à obra"...

Fotos do jornal  "Defesa da Beira", 1/10/2004. 
Imagens digitalizadas e enviadas pelo João Crisóstomo (2015) (*) e reeditadas pelo Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné (2024)



Título da reportagtem feita pelo jornal "Defesa da Beira", 1/10/2004



S/l> S/d (c. 1996-2006) > O então presidente da República Jorge Sampaio, tendo à sua esquerda o João Crisóstomo e à sua direita o António Rodrigues. Foto do arquivo de João Crisóstomo (2015) (*)


Lisboa > Centro Cultural Franciscano > Largo da Luz, nº 11, Carnide >  Dia da Consciência, 17 de junho de 2015, celebrado em Lisboa: sessão de homenagem a Artistides de Sousa Mendes, por ocasião dos 75 anos da sua decisão histórica  (1940-2015)

Na foto, da esquerda para a direita,  a Alice Carneiro, o João Crisóstomo, uma amiga do João (que vive em Leiria), o  António Rodrigues (que vive na Batalha, e é também  ativista de causas sociais, foi ele com o João quem salvou da ruina completa a Casa do Passal, em 2004 (*); emigrou para os EUA em 1967, depois de ter feito o serviço militar na Base de Monte Real, como voluntário na FAP), a Mariana Abrantes de Sousa (outra grande ativista da causa de Aristides de Sousa Mendes, igualmente da diáspora lusitana nos EUA) e a esposa do António Rodrigues

Foto (e legenda): © Luís Graça (2015). Todos os direitos reservados.[Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Em 2004 o João Crisóstomo  "queria que o nosso herói Aristides [de Sousa Mendes] fizesse parte da Galeria dos Heróis no prestigioso Museum of Jewish Heritage em Nova Iorque", na sequência da consagração, a nível nacional e internacional,  do dia 17 de Junho como o "Dia da Consciência".

Conseguiu, entretanto, convencer o director do supracitado Museu  a aceitar a ideia, mas ficou condicionada a que ele conseguisse trazer para Nova Iorque,  para ficar em exposição por um ou dois anos, o livro do "Registo de Bordéus" e o carimbo com que Aristides autenticava os passaportes. 

Foi,  na sequência da sua busca do famoso carimbo,  que ele acabou por conhecer, há 20 anos atrás, a Casa do Passal, que hoje é monumento nacional (classificado em 2005) mas  então em estado de abandomo e ruina.  Depois de restaurada e requalificada, a Casa do Passal vai amanhã ser inaugarada  como Museu Aristides de Sousa Mendes (**).

Aproveitamos a efeméride para relembrar aqui um antigo poste que publicámos, em 2015, com o início da história da recuperação do imóvel, que vem do séc. XIX. E  também para fazer uma pequena homenagem a estes "dois portugueses das Américas" que têm a sua quota-parte de mérito na defesa da causa de Aristides de Sousa Mendes e na salvaguarda da sua memória, (a par naturalmente  de muitos outros, aqui e lá fora). O João Crisóstomo é membro da nossa Tabanca Grande desde 2010. O António Rodrigues, infelizmente, está internado num lar, na sua terra natal, Batalha. (***)

Do poste em questão (P14419) (*), selecionamos o essencial:

"Consegui que o MNE [Ministério dos Negócios Estrangeiros] aceitasse deixar vir o livro, mas faltava o carimbo (que no fim teve de ser substituído pela caneta de Aristides, já que não foi possível encontrar o carimbo). Mas na altura nós pensávamos que o carimbo existia em qualquer parte em Portugal. Aproveitei as minhas férias e, com o António Rodrigues, que sempre tinha sido o meu braço direito em todas as minhas campanhas e que tinha regressado de vez a Portugal, resolvemos procurá-lo."

"Pedi o auxílio de Mariana Abrantes, de Luís Fidalgo e de António Moncada, neto do César (irmão gémeo de Aristides) em cuja casa suspeitávamos se encontrava esse carimbo. E lá andámos umas duas ou três horas, sem encontrarmos o carimbo."

"No fim resolvemos 'visitar' a casa de Aristides, que fica bem perto. Aí o António Moncada disse-nos que não, pois a casa não estava em condições de ser visitada por ninguém, pelo perigo que isso representava: havia um grande buraco no teto que havia caído (com uns quatro a cinco metros de diâmetro), e os 'beams' (barrotes, é assim que se chamam, não é?), alguns deles ao caírem, fizeram buraco enorme em todos os andares até ao chão,  e outros barrotes, de todos os tamanhos, alguns enormes, estavam dependurados, numa imagem dantesca de ameaça e perigo.

Mas ele e o António Rodrigues, que tínham vindo de tão longe, queríam ver  a casa de que tanto tínham ouvido falarm de modo que insistimos com a direção da Fundação Aristides de Susa Mendes, criada em 2000 e com sede em Cabanas de Viraito, representada na altura  pessoas pelo António Moncada e o Luis Fidalgo. 

"Finalmente acederam ao nosso pedido, mas que tudo seria por nossa conta e risco. Assim aceitámos. E lá entrámos, pés de mansinho, um após outro, olhando para o alto e para os lados com todo o cuidado. Verificámos que o enorme buraco estava situado mais ou menos no meio da casa, logo à entrada, mas com cuidado havia maneira de ver o resto da casa sem grande perigo.

"Para nosso espanto apercebemo-nos que a casa parecia nunca ter sido sujeita a qualquer cuidado ou limpeza. E por respeito ao nosso herói nós resolvemos que a casa teria de ser limpa imediatamente e não sairíamos de Cabanas de Viriato sem que a casa de Aristides recebesse pelo menos uma limpeza geral.


"Mais: começámos a pensar se não seria possível contratar um empreiteiro para consertar o telhado. Pensamos nós: se este buraco continuar assim, com as chuvas e ventos de inverno etc., a casa não vai aguentar mais do que dois ou três invernos… Viemos para fora para pedir autorização do que queríamos fazer e averiguar sobre empreiteiros locais, etc. Sucede que entretanto a nossa visita tinha despertado a curiosidade de alguns residentes de Cabanas; e, quando falámos sobre a ideia de reparar o telhado, falámos sobre orçamentos e viabilidades, etc.

"Entre os presentes que tinham chegado ou estavam por perto foi-nos apresentado um empreiteiro, logo seguido de outro que também podia estar interessado e que nos podiam dar ideias sobre o que estávamos falando, dum possível conserto da Casa. Que era impossível reparar o buraco e não era possível fazer nada a não ser cobrir o telhado com uma "umbrella" de metal, até que fosse possível fazer uma reparação à casa toda. Essa cobertura de metal custaria pelo menos 20.000 dálares ( isto em 2004!), o que nós não podíamos dispender nem tínhamos disponível!

"O António Rodrigues porém não se conformava, arguindo que se podia consertar o telhado, que a casa não precisava de cobertura nenhuma e que não era preciso gastar tanto dinheiro.

"Perante a posição bem clara e declarada de que nada se podia fazer, o António Rodrigues, meio nervoso, deu-me um toque no braço de maneira a não ser ouvido por mais ninguém e diz-me: 'Se eles não o podem fazer, então faço eu!'...

"Eu, habituado a muitas outras ocasiões em que o António tinha feito 'milagres' aqui nos EUA, apenas disse: 'Eh pá, tu tens a certeza? Então estes que são profissionais acham que não há nada a fazer, tu achas que vais conseguir alguma coisa?!'… Ao que ele respondeu: 'Deixa comigo. Eles estão a dizer que para consertar o teto têm de consertar a casa toda... Ora eu posso escorar tudo, partindo do chão até chegar ao teto e aí, depois de chegar ao teto, o telhado é fácil de consertar... Deixa comigo'.

"Foi difícil de convencer, mas depois não só concordaram em nos deixar a 'limpar a casa' que era tudo o que dizíamos ia acontecer, como toda a gente começou a oferecer os seus préstimos e ajudas: (i) um trator e um camião para levar as madeiras, pedras, tijolos, terra e lixo; (ii) além de virem eles próprios (e elas, pois se me lembro bem o trator pertencia a uma senhora que quando podia nos vinha ajudar) ao fim do dia para conduzir os mesmos; (iii) os escuteiros da escola queriam ajudar, o que tivemos de recusar pelo perigo de que não podiamos assumir a responsabilidade; (iv) o irmão da Mariana Abrantes, professor António Abrantes,  e sua esposa Ivone vieram-nos ajudar e connosco permaneceram até altas horas da noite para o que trouxeram holofotes para pudermos trabalhar de noite, como nós pedimos.

"Os que não puderam ficar foram-se, mas o Luís Fidalgo (advogado, e director da Fundação) nos garantiu, e cumpriu!, arranjar-nos um seguro contra acidentes, para o caso de nos acontecer algo (o que bem podia ter acontecido, dado a nossa coragem e entusiasmo em fazer o que estávamos a fazer).

"Foi durante essa primeira noite, conforme depois saiu em todos os jornais e na própria RTP que também fez cobertura do acontecido, debaixo de grossa camada de terra e estrume de ovelhas e de galinhas, tudo misturado com caliça das paredes, pedras e tijolos, que nós viemos a encontrar o que os media chamaram de 'tesouro na casa de Aristides': "documentos inéditos 'encontrados;'  'documentação encontrada surpreende investigadora', etc etc.; cartas de Aristides à sua mulher, de seus filhos para outros que já tinham emigrado para o Canadá; uma cópia de um livro, escrito por A. S. Mendes ainda por abrir ( à maneira antiga, tinha de se cortar as páginas com um 'abridor de cartas'); e muitos outros pedaços de documentos, alguns ainda intactos, mas a maioria que se desfaziam em pó nas nossas mãos ao simples tocar, revistas e jornais do tempo...

"Tudo foi entregue no dia seguinte em dois sacos de plástico à Fundação na pessoa do dr. Luis Fidalgo na presença da dra. Lina Madeira, uma autoridade em A. S. Mendes que veio de Coimbra a correr, e de vários correspondentes presentes.

"Voltando à reparação 'ad hoc' do telhado e dos buracos nos andares até ao chão... Eu fiquei com o António Rodrigues três ou quatro dias comendo na cantina do lar para idosos, de que o Luis Fidalgo era diretor, e dormindo as primeiras noites na casa do António e Ivone Abrantes, e depois num pequeno hotel local (ainda hoje não sei quem pagou a nossa estadia; o Luis Fidalgo disse-nos que estava tudo pago e não nos devíamos preocupar com isso). Tive de deixar o António sozinho e voltei aos EUA.

"O que o António fez e conseguiu depois, muitas vezes trabalhando sozinho, viajando todos os dias num camião bastante "usado" que um amigo dele lhe pôs ao serviço e onde trazia de sua casa ferramentas, materiais de construção como madeiras, barrotes, e tudo o mais que tinha e ele achava ser preciso para consertar a casa e o telhado... é coisa quase impossível de imaginar, não se tivessem visto os resultados.

A sua imaginação de arquiteto 'ad hoc' - entre outros apelidos chamavam-lhe o 'arquiteto sem canudo', 'o milagreiro ambulante', 'o americano maluco'...porque às cinco da manhã ele já estava, vindo de Aljubarrota, encarrapitado no telhado ou a trabalhar sozinho como um desalmado para remendar o que ele achava imperioso ser feito para que a casa aguentasse mais uns anos até se encontrar uma solução definitiva - levou-o a procurar nos arredores eucaliptos, telhas para o telhado ( iguais às outras do telhado, já difíceis de encontrar), materiais de construção, sobretudo barrotes e madeiras que precisava.

"A sua franqueza e simplicidade desarmavam toda a gente que não podia negar o que ele queria, 'para consertar a casa de Sousa Mendes'... Os troncos dos eucaliptos, não sei quantos, mas numa visita que fiz à Casa anos depois deparei com um bem grosso, barrando o meu caminho, escorando o andar superior, depois de rusticamente despojados dos seus braços/ramos, serviram para escorar os andares começando pelo chão...

"E, um por um, cada andar foi escorado e consertado até chegar ao teto.... era preciso 'ter a certeza' de que os barrotes originais no telhado å volta do buraco 'ficassem bem ligados' para que tudo não fosse parar ao chão outra vez. E o António de vez em quando me falava nos anos seguintes nuns bons cabos que lhe faziam muita falta e que ainda estavam a escorar e segurar o telhado da casa de Sousa Mendes: 'Quando consertarem de vez a casa, vou lá buscá-los, que eles ainda me fazem boa falta de vez em quando'…

"E assim foi o que sucedeu. O António, acabado o teto, estava esgotado e só desejava e sonhava poder descansar. Faltava tapar as janelas com madeira para proteger um pouco mais da chuva e vento e ter a certeza de que as portas permaneciam fechadas. Assim pediu, como eu antes de me ir embora de volta aos EUA tinha já falado seria preciso fazer. Mas tal parece não ter sucedido.

"A Casa ficou durante alguns anos em condições de ser visitada sem perigos dum barrote a cair na cabeça. Mas com o tempo e sem um 'António' a preocupar-se pela sua saúde, sujeita às intempéries, o telhado e o resto começou outra vez a cair aos bocados até que finalmente, quase no último minuto, a desesperada reconstrução das paredes, telhado e janelas, finalmente aconteceu..

"Bem hajam quantos trabalharam e contribuíram para o que agora finalmente e felizmente vai já em bom progresso. Bem merecem uma placa em lugar de destaque. Mas nesta não se esqueçam de mencionar também o nome de António Rodrigues!

"Não fora a intervenção 'ad hoc', mas que veio a ser providencial, em 2004, deste apaixonado 'arquiteto sem canudo' de Aristides de Sousa Mendes, não haveria nada a consertar mais, pois o que ainda restava e foi possível salvar, teria sem dúvida desmoronado completamente e tudo teria de ser reconstruido à base de fotos e memórias.

"Nova Iorque, 31 de janeiro, 2015.

"PS - Em anexo dois 'recortes' de jornais : 'Diário de Coimbra', de 8 de outubro de 2004; e 'Defesa da Beira', de 1 de outubro 2004. As imagens [do jornal 'Defesa da Beira'] parecem deixar muito a desejar, mas dão uma ideia do estado da casa com o seu enorme buraco, do teto ao chão;  e nos outros recortes, tens comentários do 'Diário de Coimbra' sobre o que foram encontrar. "
(***) Último poste da série > 15 de julho de 2024 > Guiné 61/74 - P25746: (De)Caras (301): Quem seria o instruendo nº 821, do 3º turno de 1968, 3ª Companhia de Instrução, Centro de Intrução de Sargentos Milicianos (CISMI), Tavira ? Pergunta ao César Dias, que era o nº 847/3ª, desse turno (Eduardo Estrela, ex-fur mil, CCAÇ 14, Cuntima e Farim, 1969/71)

Guiné 61/74 - P25755: Agenda cultural (856): Inauguração, sexta feira, dia 19, do Museu Aristides de Sousa Mendes (Casal do Passal e jardins) em Cabanas de Viriato, Carregal do Sal... (Há 20 anos, quando João Crisóstomo e António Rodrigues, do LAMETA, lá estiveram, e puseram "mãos à obra", a casa estava na iminência de ruir! ")


Carregal do WSal > Cabanas de Viriato  > Casal do Passal, hoje Museu Aristides de Sousa Mendes. Quando lá passaram, há 20 anos, dois membros da LAMETA, João Crisóstomo e António Rodrigues, a casa estava na iminência de ruir. Com a devida autorizaçao da direção da Fundação Aristides de Spusa Mendes, em 2004, puseram mãos à obra, fizeram uma limpesa geral, salvaram valiosíssima documentação espalhada pela casa vandalizada e  abandonada, escoraram tetos, paredes e telhado... Foram merecedores das nossas palmas estes dois antigos mordomos de Nova Iorque, irmanados na defesa da causa de Aristides de Sousa Mendes. E amanhã o João Crisóstomo estará, com toda a justiça, entre os convidados para a inauguração do Museu Aristides de Sousa Mendes. Infelizmente, não poderá vir acompanhado do seu braço direito, António Rodrigues, internado num lar, na Batalha, há já unas anos" (*).

Foto: Cortesia de Fundação Aristides de Sousa Mendes (constituída em 2000, e com sede em Cabanas de Viriato, Carregal do Sal)




Programa da inauguração oficial do Museu Aristides de Sousa Mendes, 19 de julho de 2024



1. No próximo dia 19 de julho, sexta feira, vai ser inaugurado o Museu Aristides de Sousa Mendes em Cabanas de Viriato, Carregal do Sal, distrito de Viseu, às 11h00, uma cerimónia que contará com a presença do Pesidente da República e da Ministra da Cultura e  a participação (através de mensagem gravada) do secretário-geral da ONU, António Guterres. família do homenageado, direção da Fundação Aristides Sousa Mendes e outros convidados, incluindo os "Visa recipients" (descendentes de refugiados que receberam vistos passados pelo "cônsul de Bordéus").

O presidente da Câmara de Carregal do Sal, o médico Paulo Catalino Ferraz, pôs Carregal do Sal no mapa, ao liderar, de maneira empenhada,  entusiástica e decisiva (com a colaboração do Governo e da Fundação Aristides de Sousa Mendes), o projeto de recuperação da antiga Casa do Passal onde nasceu Aristides Sousa Mendes, há 139 anos, m 19 de julho de 1885. 

A inauguração do Museu (e dos jardins) em 19 de julho, dia do aniversário do nascimento de Aristides de Sousa Mendes (1885), coincide com as festas do concelho, que vão de 14 a 22 de julho.

Na véspera, hoje dia 18 de julho, haverá  uma receção oficial  à família de Aristides de Sousa Mendes e aos descendentes dos refugiados ("Visa recipients"),

 A partir do dia 20 o museu estará aberto ao público.

O museu terá uma exposição permanente e duas salas para exposições temporárias, podendo acolher  uma ou duas vezes por ano mostras de museus das cidades por onde passou Aristides de Sousa Mendes, assim como outras ligadas à temática do holocausto. (**)



Programa do dia 20 de julho de 2024 > Convite geral à população


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Notas do editor:

(*) Vd. poste de 30 de março de  2015 > Guiné 63/74 - P14420: E as nossas palmas vão para... (10): João Crisóstomo e António Rodrigues, amigos da causa de Aristides de Sousa Mendes (Parte II)

quarta-feira, 17 de julho de 2024

Guiné 61/74 - P25754: Historiografia da presença portuguesa em África (432): Crenças e costumes dos indígenas de Bissau, do século XVIII (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá, Finete e Bambadinca, 1968/70), com data de 25 de Janeiro de 2024:

Queridos amigos,
Dá-se um pontapé e surge uma pepita de ouro. O Franciscano António Joaquim Dias é o investigador e historiador Dias Dinis, foi Vigário-Geral da Guiné e andou envolvido naquela grande polémica sobre Nuno Tristão, o primeiro navegador que chegara à Guiné tese contrariada por outros historiadores como Teixeira da Mota, Vitorino Magalhães Godinho, Fontoura da Costa e Duarte Leite, Nuno Tristão terá morrido algures no rio Gâmbia. O investigador encontrou um interessantíssimo documento, o segundo volume da Crónica da Província Franciscana de Nossa Senhora da Soledade, dela respigou os usos e costumes dos Papéis, bem interessante o que ele registou sobre a Virgem da Candelária, o apreço dos Papéis pelos portugueses e as cerimónias fúnebres dos reis da ilha de Bissau. Espero que um dia os Franciscanos que tanto estão a investigar sobre a sua presença na Guiné, e que nela hoje têm um papel preponderante e um impressionante trabalho desenvolvido, reeditem este belo trabalho de Frei Francisco Santiago, é repositório do maior interesse para o legado luso-guineense.

Um abraço do
Mário


Crenças e costumes dos indígenas de Bissau, do século XVIII

Mário Beja Santos

Na revista Portugal em África, revista da Cultura Missionária, 2.ª Série, ano II, n.º 9, maio/junho de 1945, e ano II, n.º 10, junho/agosto de 1945, encontra-se um artigo assinado pelo Padre António Joaquim Dias, Franciscano, ex-Vigário-Geral da Guiné (seguramente o investigador Dias Dinis, com diferentes trabalhos sobre a Guiné) intitulado Crenças e Costumes dos Indígenas na Ilha de Bissau no Século XVIII, segundo manuscrito inédito.

Escreve este padre Franciscano que os missionários Franciscanos portugueses tinham adquirido em 1953, numa biblioteca particular de Braga, o segundo volume da Crónica da Província Franciscana de Nossa Senhora da Soledade, autógrafo inédito do cronista Frei Francisco Santiago, também autor do primeiro volume da mesma obra, impresso em Lisboa, em 1697.

Àquela Província pertenceram, depois de 1663, o Convento de S. Francisco da Ribeira Grande, da ilha de Santiago de Cabo Verde, hoje arruinado, e os Hospícios de Cacheu, Bissau e Geba, na Guiné. Frei Santiago dedicou algumas páginas aos costumes e crenças dos indígenas. Bebeu-as nos relatórios escritos pelos missionários, na correspondência destes e nos relatos orais dos seus confrades que então por ali trabalharam. O que o investigador nos informa é que vai transcrever os dados relativos aos indígenas de Bissau, observando que, em muitos pontos, traduzem os costumes atuais dos Papéis, etnia predominante na ilha.

Apresenta assim os Papéis: quadra-lhes bem o nome, porque com facilidade se dobram, por serem de natural mais dóceis e brandos que os outros da sua cor. E aos portugueses têm particular atenção, preferindo-os a todas as outras nações da Europa, no respeito e no afeto, só aos portugueses denominam por brancos. E quanto às suas crenças: há um Deus, superior a todas as criaturas e essências, os Papéis não adoram ídolos, não creem na imortalidade da alma racional, e fazem sacrifícios nas chamadas “Chinas”, que são na forma de um chapéu de Sol, coberto de palha; há entre eles feiticeiros chamados Mandigas, etíopes negros. Mas são supersticiosos: entre as muitas e variadas superstições que têm, uma é guardarem em casa, pela melhor relíquia, sangue de qualquer rês ou ave que matam; outra é que chamam falar-lhe o seu defunto, isto é, vão consultar uma Baloba para lhe dizer o sucesso que qualquer negócio que intentem.

Frei Santiago fala depois na guerra e na alimentação dos Papéis: quando vão à guerra, vão com o espírito de furtar, chegam a uma terra de outros gentios, esperam escondidos que apareçam homens ou mulheres descuidados e trazem-nos para os vender; alimentam-se de fundo, milho ou arroz, peixe seco malcheiroso, óleo de palma, a tudo chamam Mafé, também comem caranguejos a que chamam cáqueres, as carnes só as comem nos chamados Choros, que as mais são para venderem aos brancos; as armas que levam para a guerra são traçados e zagaias; se acontece matarem algum ou alguns, têm o mais que diabólico costume, que é cortar cabeças e as partes pudendas, as cabeças as metem em troncos de árvores, os poilões, e as partes vergonhosas as assam ao fogo e depois de tudo bem torrado o pisam fazendo-o em pós, que todos bebem em vinho de palma.

Segue-se um olhar para a Justiça Papel: quando fere um ou outro, tanto paga o que deu como o que apanhou, ou seja, com razão ou sem ela; se há morte, paga o que matou um certo número de escravos ao rei, se é forro; e, se é escravo, paga o seu senhor, e sendo forro que não tenha com que pagar fica escravo do rei.

Temos agora as práticas religiosas: o que chamam Ronias são as adorações que fazem às Chinas; junto ao mar têm os gentios desta ilha uma China geral, debaixo de uma grande árvore aonde vão fazer a sua adoração em certos dias do ano; e não pode nenhum deles semear arroz, sem primeiro oferecer a esta China o seu arado e fazer uns tantos roubos com ele defronte dela.

É altura de descrever Bissau: tem esta ilha de Bissau 28 léguas de circunferência, pouco mais ou menos, é de clima o mais salutífero de toda aquela costa, assim pela pureza dos ares como pela frescura e bondade das águas; o número dos seus habitantes estima-se em 20 mil famílias que, comumente, são de natural mais dócil e brando que os outros da sua cor preta; além do rei principal, que se intitula de Bissau, teve a ilha mais outros sete reis inferiores que são os de Quixete, Cumeré, Safim, Tor, Biombo, Bijamita, e Antula e outros tantos Jagras (chefes de tabanca); porém, o cabeça-maior é o chamado o de Bissau, o qual, em algum tempo, governava sobre todos os outros; é esta ilha a mais vistosa e aprazível de toda aquela costa, e os habitantes dela negros bem parecidos, com dentes e beiços delgados; é de dotar que não herdam o reino os filhos de tal rei; mas, para o ser, vão buscar o filho da irmã do rei, porque, como este tenha muitas mulheres, há dúvidas se será o filho seu; mas o filho da irmã é certo ser parente dele; a este sobrinho do rei chamam Morgado do Rei, que é como entre nós Príncipe, sucessor do reino.

Frei Francisco de Santiago dá-nos depois uma descrição sobre o local e o cerimonial do enterro do régulo, segue-se uma observação quanto a Bissau e à sua defesa. A povoação dos cristãos nesta ilha fica junto ao porto dela, que é a parte do sul, perto da ponte de Leste. E tem hoje de 500 até 600 pessoas de Sacramento; já teve mais, e ainda a estivera se os brancos do reino e das ilhas não fugissem de viver ali, pelas muitas e grandes vexações e injúrias que lhes fazem o rei e gentios; para se defenderem deles, o rei D. Pedro II levantara ali fortaleza no ano de 1686, com artilharia e munições de guerra; e lhes pôs Cabo que a governasse, um filho da mesma terra, chamado Barnabé Lopes, homem poderoso e de respeito, a quem os gentios se sujeitavam; os que se seguiram não mereceram tal respeito e também a fortaleza caiu rapidamente em ruína e D. José mandou reedifica-la em 1753; o mesmo monarca enviou um corsário de guerra, Nossa Senhora da Estrela, com soldados e munições necessárias, houve depois combate, em que dos gentios morreram mais de 500 e dos nossos só 9 soldados, a seguir o gentio prometeu obediência ao reino de Portugal.

Interessante é o que nos escreve Frei Santiago sobre a imagem da Virgem da Candelária: imagem de muita devoção, não só os cristãos mas ainda os gentios; no tempo em que aquela igreja era coberta de palha – que hoje é de telha – costumavam os gentios, por devoção, levar dela umas palhinhas, para serem bem-sucedidos; na psicologia do guinéu, o Irã de Branco é mais poderoso que o Irã dele; o interesse e não a devoção o impele até aos pés da tusta imagem da Senhora da Candelária, conservada ainda na pequena e pobre igreja paroquial da cidade, dentro da fortaleza.

Guiné Portuguesa - Jovem de raça pepel
(Legenda original)
Guiné Portuguesa - Velho de raça pepel
(Legenda original)
Circumscripção de Mansôa - Uma estrada para o Enchalé
(Legenda original)
Buba - Ponte na estrada para o Xitoli
(Legenda original)
Bolama - Palácio do Govêrno e Repartições publicas
(Legenda original)
Mesquita em Bissau
(Legenda original)

Estas quatro últimas ilustrações são provenientes dos Anuário da Província da Guiné de 1925, por Armando Augusto Gonçalves de Morais e Castro

(Fotos editadas por CV)

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Nota do editor

Último post da série de 10 DE JULHO DE 2024 > Guiné 61/74 - P25732: Historiografia da presença portuguesa em África (431): João Vicente Sant’Ana Barreto, e o estado da Saúde na Guiné, vai para um século (Mário Beja Santos)

Guiné 61/74 - P25753: Para a história do Pel Caç Nat 57 (Mansoa, Bindoro, Mansabá, Cutia, 1967/74) - Parte I: O seu primeiro comandante, o ex-alf mil Fernando Paiva, hoje produtor de vinho verde biológico, na Quinta da Palmirinha



Fernando Paiva, o primeiro comandante do Pel Caç Nat 57 (Mansoa e Bindoro, abr 67 / jul 68). É hoje produtor de vinho verde, biológico, na Quinta da Palmirinha, Lixa, Felgueiras. 



1. Sobre o Pel Caç Nat 57 só temos 5 referências no nosso blogue... É difícil, pois, acompanhar a sua evolução desde a sua criação, em abril de 1967 até à sua extinção em agosto de 1974. 

Um dos poucos tesemunhos que temos é  de um dos seus fundadores, e primeiro comandante, o ex-alf mil Fernando Paiva, que. na Lixa, Felgueiras,  se e dedica à agricultura "biodinâmica" (...), "sobretudo à produção de vinhos certificados pela Demeter, a mais importante certificadora mundial ao nível de agricultura biodinâmica".

Contactos: Quinta da Palmirinha | Lixa, Felgueiras |Email: sumbi@sapo.pt | Telem: 351 962 785 717 | Página do Facebook: Quinta da Palmirinha

(...) Fui, em rendição individual, para criar o Pel Caç Nat 57, em Mansoa. A pá e pica, construímos o destacamento de Bindoro, onde permaneci, até julho de 68, quando fui transferido para Bolama.

Vivi, diariamente, quase ombro a ombro, com aqueles fantásticos Balantas, gente muito boa e corajosa, que aprendeu, às suas custas, a melhor maneira de coexistir com a tropa e o PAIGC, num “jogo de cintura” que eu julgo ser muito comum, em períodos de guerra civil, como foi aquele em que se viveu, na Guiné.

Gostava de ter alguma informação, quer da gente do Bindoro, quer dos militares, de cá e de lá, com quem partilhei alguns dos momentos mais emocionantes da minha vida. (...)

Apesar do convite que mandei ao Fernando Paiva, por eil e pessoalmnet, ao telefone, ele nunca quis juntar.se à nossa Tabanca Grande.


2. Pelo Carlos Vinhal sabemos que o  Pel Caç Nat 57:

(i)  foi para Mansabá em fevereiro de 1970, ficando adido à CCAÇ 2403;

(ii) a partir de abril de 1970 ficou adido à CART 2732 até maio de 1971;

(iii) nessa altura em que foi deslocado para o destacamento de Cutia, ficou  desde então adido ao Batalhão de Mansoa, o BCAÇ 3832.

3. Pelos livros da CECA sobre a atividade operacional no CTIG (a partir de 1967), sabemos que o Pel Caç 
[Nat]  57 estava:

(i) em Bindoro, em 1/7/1967 (e o Pel Caç  [Nat] 54, em Porto Gole);

(ii) idem em 13/7/1968;

(iii) em Mansabá, em 1/7/1970, tal como a CART 2732;

(iv) em Cutia, em 1/7/1971, junbtamente cm o Pel Caç  [Nat] 61;

(v) ambas as subunidades participaram juntamente com outras forças,nas operações "Empresa Titânica" (entre 27fev a 1mar73); e "Gente Valorosa" (entre 5 e 7mar73);

 (vi)  a 3mai73, pelas 9h30, os Pel Caç 57 e 61, em acção de patrulhamento conjugado com montagem de emboscada nas regiões de Cutia-Momboncó (Norte
de Mansoa), Secor 04, contactaram com um grupo inimigo ao qual provocaram 2
mortos . (Foi-lhes apreendido 1 metralhadora ligeira "Degtyarev", 1 espingarda
"Mosin-Nagant" e material diverso.);
 
(vii) em 21mai73, na região de Mamboncó (itinerário Mansabá-Mansoa), SEctor 04, 2 GComb/ CArt 3567 numa missão de escolta a coluna auto, foram emboscados por um
grupo inimigo que causou às NT 4 mortos, 9 feridos graves, 6 feridos ligeiros
e danos em 3 viaturas; na mesma região, o Pel Caç 57 (Cutia) que saiu em socorro foi também
emboscado e sofreu I ferido grave; o inimigo sofreu 2 mortos não confirmados; foi capturada 1 ranada de RPG-2 e 1 de RPG-7.

(viii) a 17jul73,  pelas 14h30, na região de Momboncó (estrada Mansoa-Mansabá),
Sector 04, quando o Pel Caç 57 executava um patrulhamento no referido itinerário, foi emboscado por um grupo inimigo que armadilhara previamente as duas margens da estrada na zona da emboscada; as NT sofreram 3 mortos, 4 feridos graves e 2 ligeiros; foram extraviadas 6 espingardas automáticas G-3, 1 viatura destruída e 2 danificadas; as NT levantaram, no local, 4 minas antipessoal.

(ix) em 1/7/1973, o Pel Caç 57 estava em Cutia, juntamente com o Pel Caç 61  ( a CCAÇ 15 em Mansoa; e o Pel Caç 58 em Infandre).

(Nos livros da CECA não se usa a designação Pel Caç Nat mas apenas Pel Caç)

Guiné 61/74 - P25752: S(C)em Comentários (42): "O Boavista pagou 250 contos para eu não ir para o ultramar", disse um antigo futebolista num programa radiofónico (TSF, 16/5/2018)



Reprodução (frente e verso) de um nota de mil escudos. Recorde-se que o escudo português foi substituído pelo euro a 1 de janeiro de 2002. Segundo a taxa de conversão entre escudos e euros (estabelecida a 31 de dezembro de 1998), 1 euro valia 200,482 escudos. Eis alguns valores de referência na época em que os rapazes da nossa geração "iam para o ultramar"... "defender a Pátria":

(i) um relógio da prestigiada marca suiça Longines, na loja libanesa Taufik Saad, Lda, em Bissau, custou ao Valdenar Queiroz, em 16/12/1970, 2950 pesos [=836,45 €].

(ii) um 1º cabo radiotelegrafista ganhava, em 1973, no CTIG, 1500 escudos (pré do 1º cabo: 1200$00; prémio da especialidade: 300$00) (Infomação do Sousa de Castro);

(iii) por  lavar a roupa, no Xime, em 1973, um cabo pagava 60 pesos [=12,20 €] (Sousa de Castro);

(iv) um Fiat 127 custava, em 1972, em Braga,  62 contos [= 14.256,05  €] (Alice Carneiro);

(v) o António Tavares pagou, em meados de 1971,  à Agência Correia, em Bissau, um total de 6 430$80 [ = 1643,21 €]  pela viagem "Bissau- Lisboa- Porto -Lisboa -Bissau  (em 3 prestações);

(vi) uma vaca raquítica, em Sonaco, comprava-se (quando o Luís Graça foi gerente de messe, em Bambadinca,  em 1970) por 950 pesos  [= 269,36 €];

(vii) uma arrafa de whisky novo (J. Walker Juanito Camiñante de 5 anos, rótulo vermelho, JB): 48,50 pesos = 14,35 € (em 1969).

(Estes valores são referentes à Guiné, de finais dos anos 60, princípios de 1970; o escudo ultramarino, emitido pelo BNU, valia menos 10%, "na candonga",  do que o escudo do Banco de Portugal...) (*)


Infografia: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné


1. Em 1970, 250 contos era quanto valia um "combatente do ultramar". A preços de hoje, equivaleriam a 83 840 euros.


Excertos, com a devida vénia,  de uma peça radiofónica de Guilherme de Sousa com João Ricardo Pateiro > TSF > Programa Entrelinhas > 16 maio 2018,  21h56 > O Boavista pagou 250 contos para eu não ir para o Ultramar


(...) O nome de Taí está inscrito na história do futebol português. O antigo jogador do Amarante, Académica, Boavista e FC Porto foi o único que disputou cinco finais consecutivas da Taça de Portugal.

Dessa mão cheia de jogos, Taí levantou a taça por quarto vezes: três pelo Boavista e uma pelos dragões. Foi pelos azuis e brancos que conquistou um campeonato, interrompendo um jejum de 19 anos.

(...) No ínicio dos anos 1970, Taí era um elemento fundamental na equipa do Boavista. E nessa época, a guerra colonial era uma ameça para os jovens da sua geração. Apesar de ter feito o serviço militar, nas Caldas da Rainha, o antigo atleta não seguiu para África.

"O Bavista pagou 250 contos para eu não ir para o Ultramar. E essa pessoa era casada, conseguiu regressar e acabou por adquirir uma casa, com esse dinheiro. Fez a sua aposta", afirma Taí. (...)

À TSF, o antigo jogador conta que conseguiu licenciar-se em Ciências do Desporto mas, após ter terminado a carreira como jogador, não ficou ligado ao futebol. Foi durante muitos anos professor de Educação Física em Amarante, a terra onde nasceu e onde pendurou as chuteiras. (...)

Comentários, para quê  ?! (**)

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Notas do editor:

(*) Vd. poste de 29 de outubro de  2015 > Guiné 63/74 - P15302: (Ex)citações (297): Quem disse que "100 pesos era manga de patacão" no nosso tempo? Em 1960, mil escudos (da metrópole) valiam hoje 428 euros; e em 1974, 161 euros, ou seja, uma desvalorização de c. 266 %... Recorde-se por outro lado que 100 pesos só valiam 90 escudos...

Guiné 61/74 - P25751: Álbum fotográfico do Padre José Torres Neves, ex-alf graduado capelão, CCS/BCAÇ 2885 (Mansoa, 1969/71) - Parte XVII: Tabanca e destacamento de Infandre


Foto nº 1 > O capelão e a pequena gazela (1)


Foto nº 2 > O capelão e a pequena gazela (2)


Foto nº  3> O capelão e a pequena gazela (3)

Foto nº 4 > A "psicossocial": um 1º cabo da CCÇ 2589 ajudando uma mulher a pilar (o arroz)


Foto nº 5 > Um balanta construindo uma tulha de barro para guardar os cereais (e em especial o arroz)

Foto nº 6 >   O "casino"...


Foto nº 7 >  Dois unimog  404 (1)


Foto nº 7A >  Dois unimog  404 (2)


Foto nº 7 > Coluna Infandre - Braia, de manhã cedo, e no tempo da chuva


Foto nº 8A> Coluna Infandre - Braia: aspeto da segurança (a cargo, presunivelmente, do Pel Caç Nat 58... Emprimeiro plano, do lado esquerdo, o tubo do morteiro 60.



Foto nº 9 >  Infandre, de manhã e na estação das chuvas: foto tirada do "tanque" (fonte ?)

Guiné > Zona Oeste > Sector o4 (Mansoa) > Infandre > CCAÇ 2589 (Mansoa, Infandre, Braia e Cutia, 1969/71) + Pel Caça Nta 58 > Fotos do álbum do Padre José Torres Neves. 


Fotos (e legendas): © José Torres Neves (2024). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Continuamos a publicar fotos do álbum da Guiné  do nosso camarada José Torres Neves, ex-alf graduado capelão, BCAÇ 2885 (Mansoa, 1969/71) (*)... 

Membro da nossa Tabanca Grande, nº 859, desde 2 de março de 2022, é missionário da Consolata, temdo sido  um dos 113 padres católicos que prestaram serviço no TO da Guiné como capelães. No seu caso, desde o dia 7 de maio de 1969 a 3 de março de 1971. 

Quanto ao BCAÇ 2885 (Mansoa, 1969/71) (divisa: "Nós Somos Capazes"), tinha como subunidades de quadrícula: 

  • CCAÇ 2587 (Mansoa, Uaque, Rossum e Bindoro, Jugudul, Porto Gole e Bissá);
  • CCAÇ 2588 (Mansoa, Jugudul, Uaque, Rossum e Bindoro);
  • CCAÇ 2589 (Mansoa, Infandre, Braia e Cutia).
Destacado em Infandre estava também o Pel Caç Nat 58. (Sobre Infrandre temos 24 referênciad.)

O nosso camarada e amigo Ernestino Caniço (ex-alf mil cav, cmdt do Pel Rec Daimler 2208, Mansabá e Mansoa; Rep ACAP - Repartição de Assuntos Civis e Ação Psicológica, Bissau, fev 1970/fez 1971, hoje médico, a residir em Tomar) fez amizade com o Zé Neves. E este confiou-lhe o seu álbum fotográfico da Guiné, que temos vindo a publicar desde março de 2022. São cerca de duas centenas de imagens, provenientes dos seus "slides", digitalizados.

Temos vindo a publicar fotos das suas visitas como capelão aos diversos aquartelamentos e destacamentos do Sector Oeste, O4 e outros: Mansoa, Bindoro, Bissá, Braia, Infandre,Cutia, Encheia, Dugal, Enxalé...

De  Infandre, o Ernestino Caniço mandou-nos, com data de 30 de junho último, mais umas tantas fotos que pubicamos, devidamente editadas e, tanto quanto possível, com legendas. Ainda tem lá mais dez...  Obrigado a ambos. Saúde e longa vida ao padre José Torres Neves. 

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Nota do editor:

(*) Último poste da série > 30 de abril de  2024 > Guiné 61/74 - P25460: Álbum fotográfico do Padre José Torres Neves, ex-alf graduado capelão, CCS/BCAÇ 2885 (Mansoa, 1969/71) - Parte XVI: Infandre, de trágica memória

Guiné 61/74 - P25750: Parabéns a você (2291): Jaime Bonifácio Marques da Silva, ex-Alf Mil Paraquedista da 1.ª CCP/BCP 21 (Angola, 1970/72)

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Nota do editor

Último post da série de 13 DE JULHO DE 2024 > Guiné 61/74 - P25739: Parabéns a você (2290): António Tavares, ex-Fur Mil SAM da CCS/BCAÇ 2912 (Galomaro, 1970/72)

terça-feira, 16 de julho de 2024

Guiné 61/74 - P25749: O melhor de... A. Marques Lopes 1944-2024) (4): Depois de Mafra, o RI1, Amadora, como aspirante miliciano, à espera da mobilização para o ultramar



Lisboa > s/d (c. 1964/65) > O A. Marques Lopes, ainda jovem estudante,  algures numa esplanada.


Lisboa > s/d  (c. 1964/65) > O A. Marques Lopes, jovem estudante, à civil, antes da tropa. Fotos do álbum da página do Facebook. (Com a devida vénia...)

Fotos: © A. Marques Lopes (2023). Todo os direitos reservados. [Edição e legendagem: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]
 

O A. Marques Lopes,
cadete, COM, EPI Mafra, jan/jul 1966 

1.  O nosso querido amigo e camarada A. Marques Lopes despediu-se da Terra da Alegria no passado dia 5 do corrente, aos 80 anos, perfeitamente consciente de que iria fazer a sua derradeira viagem, aquela que, para nós, mortais, não tem regressso. Reler os seus escritos é, para nós, uma forma de fazer o luto pela sua perda e mitigar a saudade... 

É também uma forma de o homenagear: o que ele deixou escrito na Net bem como o  seu livro "Cabra Cega" (Lisboa, Chiado Editora, 2015, 582 pp.) continuam a falar por ele. Estamos a selecionar algumas das melhoras páginas que ele nos deixou.   

 O A. Marques Lopes era  coronel art, DFA, na situção de reforma, foi alferes miliciano da CART 1690 (Geba, 1967/1968) e da CCAÇ 3 (Barro, 1968), era membro, em 2005, da direção da delegação do norte da Associação 25 de Abril (A25A) e, em termos históricos, o nosso quarto grã-tabanqueiro mais antigo, depois do fundador, Luís Graça, do Sousa de Castro e do Humberto Reis; entrou para a nossa tertúlia em 14/5/2005...

É autor de "Cabra-Cega: do seminário para a guerra colonial" (Lisboa, Chiado Editora, 2015), autobiografia escrita, com recurso ao artifício lietrário do "alter ego": o livro é escrito sob o pseudónimo João Gaspar Carrasqueira, que por sua vez conta a história do seu amigo e confidente António Aiveca...

Sofrendo de uma doença crónica de evolução prolongada, o A. Marques Lopes, apesar de sre um homem lutador e otmista, sabia que a vida se lhe ia escapando... Na sua página do Facebook, foi assumindo cada vez mais de  maneira explícita e consciente, que o "António Aiveca" era ele, António Marques Lopes.... Aiveca era uma alcunha, do seu pai, alentejano, que veio para a cidade grande para fugir da miséria dos anos 40, em plena segunda guerra mundial. O A. Marqes Lopes nasceu em Lisboa, na Mouraria, em 1944.

Este excerto do seu livro de memórias,  é composto por duas postagens na sua página do Facebook (de 7 de abril de 2022 e de 23 de setembro de 2022),  escritas já na primeira pessoa do singular. lCorrespondem às  páginas 160/165 do seu livro, que reproduzimos, na íntegra,  com a devida vénia...  

Até sempre António Aiveca, até sempre amigo e camarada A. Marques Lopes, "requiescat in pace"


Depois de Mafra, o RI1, como aspirante miliciano, à espera da mobilização paar o ultramar


No RI 1 teve uma surpresa. Encontrou lá o Gonçalves, o amigo do seminário, assim que entrou na porta de armas. Vinha a passar e logo que o viu correu para o Aiveca.

– É pá! Como é que vieste aqui parar?

– Como tu, Gonçalves, com certeza. Mandaram-me para cá.

– Não é isso, pá. Também saíste dos padres pelos vistos.

– Claro, há mais de dois anos.

– Há já dois anos?! - admirou-se. - Não sabia. É que eu escrevi-te, até te dei a minha morada em Lisboa, mas tu nunca disseste nada.

 Não deu. Quando recebi a tua carta andava grandemente atormentado e não tive cabeça. Depois de sair a minha vida tomou certos rumos, tive de tirar o 7º ano, estive na Universidade, baralhei-me também com algumas coisas. Não me dava para mais nada.

– Ok. A gente há-de falar depois do almoço, se eu puder. Agora tenho aí umas coisas para fazer. Depois conversamos.

Afastou-se apressado. Aiveca foi fazer a apresentação da praxe ao comandante do RI 1.

 – Já sei quem você é. O coronel da EPI falou-me de si.

O coronel carregou num botão que tinha na secretária e entrou logo a seguir uma ordenança.

– Vai dizer ao capitão Ferreira para chegar aqui
 ordenou-lhe.

Bonito, a minha fama já chegou aqui, pensou Aiveca. O coronel continuava.

 Você vai ficar na CCS da unidade, o capitão Ferreira é o comandante. Ele, depois, vai dar-lhe a indicação das suas tarefas.

O capitão compareceu nessa altura.

–  Ó Ferreira, está aqui o aspirante Aiveca, tem a especialidade de atirador mas vai ficar na CCS. Integre-o lá e diga-lhe o que é que ele vai fazer  – parou um pouco  – e , olhe, depois diga a alguém para o levar às instalações dos oficiais. É isto, podem ir.

O Ferreira era um tipo gorducho e andava com ar pesadão. Depois da sala contígua ao gabinete do coronel enveredaram pelo corredor que lhe estava em frente. O capitão balançava o corpanzil e ele, magro, ia ainda estilo cadete instruendo, quase que em marcha de desfile. O capitão parou quando se cruzaram com um sargento e virou-se para ele:

–  Ó Faustino, arranje aí um faxina que vá buscar a mala do nosso aspirante que está na porta d’armas. Que a leve até à porta do meu gabinete e espere lá.

Chegado ao gabinete, o capitão esparramou-se ruidosamente na cadeira fazendo-a gemer.

   Então, nosso aspirante, o que é que sabe fazer?

Que raio de pergunta, apeteceu-lhe dizer. Mas teve calma.

–  Meu capitão, eu sei fazer o que aprendi na EPI.

É mesmo palerma, disse Aiveca para si mesmo. Aqui na tropa e para a tropa o que é que acha que eu faça?

–  Isso para aqui não adianta nada, só quando for para o Ultramar… talvez. O que eu quero saber é o que fazia na vida civil.

Não sabia o que era isso de CCS, nunca ouvira falar de tal em Mafra. Mas, pronto, nada do que aprendera servia ali. A expressão Ultramar é que o alertou.

– Diga lá  insistiu ele.

– Desculpe, meu capitão, estava a pensar –  não lhe disse em quê –, fui estudante na Faculdade de Letras, foi o que fiz.

Não tinha nada que saber que trabalhara num armazém, senão ainda o ligava à malfadada arrecadação de material, nem que estivera no seminário, se calhar ainda o punha a organizar missas e coisas do género.

A resposta pareceu agradar ao capitão.

– Ainda bem. Ando há algum tempo a pensar numa coisa e você é a pessoa indicada para isso, estou a ver. Fica encarregado de fazer um jornal de parede para a companhia. Venha cá depois do almoço para falarmos sobre os conteúdos desse jornal. Além disso, é claro, vai ser integrado nas escalas de serviço dos oficiais da unidade e da companhia. Prontos, veja se o faxina já está aí fora com a sua bagagem e diga-lhe para ir consigo até aos quartos dos oficiais. Você vai ficar num dos que há com duas camas, veja em qual há uma vazia.

–  Meu capitão, posso fazer-lhe uma pergunta?

– Diga.

– O meu capitão falou no Ultramar de uma forma que eu fiquei com a ideia de estar decidido que eu vou para lá. Já está, meu capitão?

Mirou-o com ar de comiseração, como quem observa alguém ingénuo ou atrasado mental. Sentiu isso e ele percebeu. Falou-lhe com voz calma:

– Tem de estar preparado para tal, Aiveca. Todos estão sujeitos, muito mais você que é atirador. Estou a ver que aqueles artistas de Mafra não lhe disseram porque é que veio para aqui, enfiaram-lhe burocraticamente nas mãos a guia de marcha e disseram-lhe toca a andar, sem mais nada. Mas eu vou-lhe dizer. Você e mais três ou quatro que andam aí foram mandados para cá para ficarem à espera de ser mobilizados. Vai ficar aqui uns meses até receber ordens para se apresentar noutra unidade, até pode ser nesta, não sei, para ser integrado numa companhia operacional formada para o Ultramar. É assim. Bem, vá lá ver onde vai ficar.

Agradeceu as explicações e saiu. Não ficou admirado, já sabia o que o esperava, mas, de facto, aqueles tipos de Mafra bem lhe podiam ter logo explicado que o esquema era este.

Ao almoço, na messe de oficiais, ficou na mesa dos aspirantes, com o Gonçalves e mais outros dois. Falaram de Mafra, da «aldeia dos macacos», dos instrutores que tinham tido, de coisas agora já triviais para eles. Aiveca acabou por saber que um deles era do seu curso, tinha chegado há uns dias, tinha estado na 1ª companhia do COM, não na dele, e não o conhecia, nunca se tinham encontrado lá.

 – E tu, há quanto tempo estás cá?  – perguntou ao Gonçalves.

– Estamos cá há seis meses, eu e este  – apontou para o que estava à frente dele.

– Mas, então, vocês devem estar a ser mobilizados, não?

– É claro. Há-de ser já um dia destes Não se esqueceram de nós, com certeza.

– Não pensei que se esperava assim tanto tempo.

– Não me digas que estás com pressa, pá. Está descansado que há-de chegar a tua vez. Não é tarde nem cedo para morrer.

– Deixa-te de agoiros, pá disse o que estava à frente dele, batendo com os nós dos dedos na mesa.  Este gajo está sempre com estas merdas. É sempre muito animador. (...)

António Marques Lopes

Página do Facebook do A. Marques Lopes | 19 de janeiro de 2022, 22:00 e livro "Cabra Cega" (2015, pp.  160/165)


(Seleção, revisão / fixação de texto, negritos, itálicos, parênteses retos: LG)



Capa do livro "Cabra-cega: do seminário para a guerra colonial", de João Gaspar Carrasqueira (pseudónimo do nosso camarada A. Marques Lopes) 
(Lisboa, Chiado Editora, 2015, 582 pp. ISBN: 978-989-51-3510-3, 
Colecção: Bíos, Género: Biografia).


Breve apontamento biográfico do A. Marques Lopes até à partida para o CTIG:

(i) 1944-1951 – Nascido em Lisboa, na Mouraria, acabou por ir viver no Alentejo, até aos 7 anos (Penedo Gordo, arredores de Beja), por razões de saúde da mãe;

(ii) 1951/1955  – Instrução Primária nas Oficinas de S. José, em Lisboa;

(iii) 1955/1964  – Seminário (dos Salesianos);

(iv) 1964/1965 – Trabalha nos Armazéns da AGPL (Administração Geral do Porto de Lisboa) e frequenta a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa;

(v) janeiro 1966/julho 1966 - COM (Curso de Oficiais Milicianos) na EPI (Escola Prática de Infantaria) em Mafra, onde tirou a especialidade de atirador de infantaria;

(vi) julho 1966 /  dezembro 1966 – Aspirante no RI1 (Regimento de Infantaria nº 1), na Amadora;

(vii) dezembro 1966 / abril 1967 –  Instrutor de um pelotão da CART 1690 (Companhia de Artilharia nº 1690) em Torres Novas e Oeiras, unidade mobilizada para o Ultramar; 

(viii) 15abril1967  – Chegada à Guiné como alferes da CART1690.