quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Guiné 63/74 - P3875: FAP (8): O meu saudoso amigo e camarada Francisco Lopes Manso (Miguel Pessoa, Cor Pilav Ref)

1. Mensagem do Miguel Pessoa, Cor Pilav Ref, que foi Ten Pilav na Guiné (Bissalanca, BA12, 1972/74), e o primeiro piloto de Fiat G-91 a ser abatido por um míssil terra-ar SAM 7 Strela (com um l) (*), sob os céus de Guileje, em 25 de Março de 1973.

Caro Luís:

Não conheço o Jorge Caiano (**) - o que é natural, visto que a nossa estadia na Guiné não coincidiu no tempo.

Mas conheci o Francisco Lopes Manso, de quem se pode dizer que era um bom amigo.
O Francisco era do meu curso de saída da Academia Militar (e, claro, do António Matos) e frequentámos juntos o curso de pilotagem em T-37 (na Base Aérea nº 1 - Sintra), curso esse iniciado em Outubro de 1968.

Por motivos pessoais, que nunca pretendi aprofundar, o Francisco pediu para passar ao quadro de complemento durante o referido curso (isso terá ocorrido em meados de 1969).

A nossa vida separou-se nessa fase, pois enquanto eu completava o meu tirocínio no T-37, o Francisco foi colocado na Base Aérea nº 3 (Tancos) onde, em devido tempo, foi brevetado no AL-III, como oficial miliciano. Mais tarde foi colocado na BA12 [Guiné, Bissalanca], cerca de 2 meses antes da sua morte.

Sendo seu amigo, tive a oportunidade de estar presente no seu casamento, cerca de um mês antes do seu embarque para a Guiné. Naturalmente, a morte do Francisco Lopes Manso tocou-me profundamente, não só pela amizade que nos ligava como pela confirmação dos receios que o seu pai me confidenciou no dia do casamento do filho, ao considerar pouco prudente este enlace nestas condições. (...)

Um abraço

Miguel Pessoa

__________

Notas de L.G.:

(*) A propósito da grafia do vocábulo Strela, eis a nossa troca de correspondência recente:

9 de Fevereiro de 2009:

Miguel: (...) Fica uma dúvida: por que é que a malta (incluindo a FAP. o teu camarada António Matos, os historiadores, etc.) sempre utilizou a grafia "Strella" (com dois ll) em vez de "Strela"... Tenho dois alunos russos, médicos, vou-lhes pedir ajuda... De facto, na bibliografia e sitografia em inglês aparece SA7 SAM 7 Strela...

Um Alfa Bravo. Luís

11 de Fevereiro de 2009:

Caro Luís:

Estive em Santana (perto de Sesimbra) em absoluto lazer, desde domingo, tendo regressado hoje. Lá não disponho de acesso à Internet, motivo porque só agora respondo - confesso que agora sou mais lesto a ver o correio!

Quanto à grafia do Strela isso, provavelmente, só mostra o pouco que sabíamos do bicho... E com dois "ll" sempre parece mais estrangeiro! (Sinceramente não me lembro)

Ah! Gostei da apresentação do texto. Ficaria satisfeito se estes artigos já publicados pudessem ir elucidando alguns camaradas menos informados sobre o papel da Força Aérea no conflito.

Um abraço
Miguel Pessoa


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Miguel:

Tive hoje a oportunidade de confirmar, com a minha aluna russa, Galina Shirokova, que é médica, casada com um português. Escrevi-lhe a palavra em russo стрела e de imediato ela traduziu-a, soletrou-a e confirmou a minha transliteração para português: flecha, strela (só com um l). Vamos ter que rever os textos anteriores, aqui já publicados, e em que surge a palavra "Strella" (com dois ll)... [De qualquer modo, esta solução stá de acordo com a norma seguida pelo jornal brasileiro Folha de S. Paulo, no que diz respeito à transliteração de russo para português: Vd. entrada na Wikipédia]

Folgo em saber que estás em forma e estás a gostar de blogar...

Um abração
Luís

(**) Vd. poste de 10 de Fevereiro de 2009 > Guiné 63/74 - P3866: FAP (7): Troca de lugar no ALL III salvou-me a vida, em 25 de Julho de 1970 (Jorge Caiano, mecânico do Alf Pilav Manso)

O Victor Barata também reproduziu este poste no seu blogue:

Quarta-feira, 11 de Fevereiro de 2009 > 780 O CAIANO FALOU COM O LUIS GRAÇA.

(...) Sobre o acidente do Allouette III ocorrido na Guiné em 25 de Julho de 1970,diversas versões já foram apresentadas e discutidas. Surge-nos agora,através do Luís Graça,o depoimento do Jorge Caiano, Esp MMA, mecânico e tripulante de um dos Helis que voava em formação com o acidentado, o depoimento de quem viveu o sinistro (...).

1 comentário:

Anónimo disse...

TEN PESSOA
O QUE CAIU EM GUILEJE
É VIVO ?
GOSTAVA DE LHE DIRIGIR UMAS PALAVRAS
É POSSIVEL ?

J CARVALHO
EX FUR MIL OP ESP
GUILEJE