domingo, 21 de junho de 2009

Guiné 63/74 - P4558: IV Encontro Nacional do Nosso Blogue (4): Até nem faltou o Lion Brand, o repelente antimosquito... (Luís Graça)

Quinta do Paul, Ortigosa, Monte Real, Leiria > IV Encontro Nacional do nosso blogue > 20 de Junho de 2009 > Da esquerda para a direita, três camaradas do Norte: o Ribeiro Agostinho (Matosinhos) (*), o José Carlos Neves (Leça da Palmeira / Matosinhos) (**) e, por fim, o Fernando Oliveira (Porto) (***)


Quinta do Paul, Ortigosa, Monte Real, Leiria > IV Encontro Nacional do nosso blogue > 20 de Junho de 2009 > Nada nos faltou, neste dia, nem o calor da Guiné (em sentido físico e figurado) nem o cheiro (inesquecível) do repelente anti-mosquito Lion Brand... Não sei quem trouxe a amostra, mas vi várias nas mãos do António Graça de Abreu e do José Casimiro Carvalho... Neste pequeno vídeo ouve-se várias vozes (Luís Graça, J.Mexia Alves e sobretudo Álvaro Basto que conta aqui uma pequena história com um Lion Brand que pegou fogo aos lençóis da cama...).

E a propósito do Lion Brand, reproduzo aqui um excerto de um poste (****) do Fernando Oliveira, ex-Fur Mil Rec Inf, Guidage e Mansoa, 1968/70, e que esteve presente no nosso encontro com a sua Maria Manuela:

(...) Após a aterragem no campo de aviação de Farim e feitas as habituais diligências de apresentação ao respectivo comando, foi-me dito que a coluna militar para Guidage sairia apenas na manhã do dia seguinte.

Nessa noite, se me recordo bem, fiquei instalado num barracão ou num hangar junto do aeródromo. E pela primeira vez tomei contacto com a realidade dos mosquitos na Guiné, que atacam em força e de qualquer jeito. Como no sítio não havia mosquiteiros, a alternativa foi a utilização do Lion (1) durante toda a noite (...).

(...) (1) Aquele nome era a marca de um produto, de cor verde, formatado em tiras finas e em espiral, que se colocava em cima de uma pequena base metálica. Queimando-se a ponta exterior da espiral, então, o produto ardia lentamente e deixava o ar impregnado de um odor que afugentava os mosquitos (...).


Vídeo (1' 02''), foto e legendas: Luís Graça (2009). Direitos reservados

__________

Notas de L.G.:

(*) Vd. poste de 29 de Março de 2009 > Guiné 63/74 - P4098: Tabanca Grande (129): Manuel José Ribeiro Agostinho, ex-Sold Radiotelefonista, Condutor Auto e Escriturário, QG/Bissau, 1968/70

(**) Vd. poste de 11 de Maio de 2009 > Guiné 63/74 - P4322: Tabanca Grande (138): José Carlos Neves, ex-Soldado Radiotelegrafista do STM, Cufar, 1974

(***) Vd. poste de 19 de Abril de 2009 > Guiné 63/74 - P4214: Tabanca Grande (135): Fernando Oliveira, ex-Fur Mil Rec Inf (Guiné, 1968/70)

(****) Vd. poste de 29 de Abril de 2009 > Guiné 63/74 - P4265: Estórias avulsas (32): De que me lembro é dos mosquitos e do Lion-Brand (Fernando Oliveira)

3 comentários:

Antonio Graça de Abreu disse...

Fui eu quem levou o lionbrand.
Comprei duas caixas em Macau, há quinze dias atrás. Na sala da Ortigosa deixei uma espiral a arder e, no fim do repasto, quase de regresso a casa, dei mais umas algumas rodinhas do anti- repelente, verde e perfumado (ai que saudades da nossa Guiné!) a uns tantos camaradas.
Ainda tenho mais lionbrand cá em casa para povoar noites e dias, com as memórias e os cheiros serenamente fumegantes da nossa Guiné. Agora, no descanso do guerreiro (?) é bem mais fácil.
Um abraço a todos.
Adorei estar com os meus irmãos (uma excepcional família) do blogue,
António Graça de Abreu

Santos Oliveira disse...

Nunca ( lá como cá) conheci o Lion -Brand. Vi-o lá a arder, pensei ser "gozo" do Camarada que me respondeu, acertadamente, de que era o que se usava, na Guiné, para repelente de Mosquitos. No meu tempo só existia aquela Bomba Pulverizadora acoplada a um pequeno depósito que se enchia de líquido denominado SHELTOX (donde vem a frase publicitária: MATA QUE SE FARTA)
Abraços
Santos Oliveira

Anónimo disse...

Fui um dos privilegiados que recebeu uma rodinha de Lion-Brand.
Vou guardá-la e esperar a oportunidade..Com companhia certa,
talvez passe por incenso erótico..

Jorge Cabral