domingo, 19 de abril de 2009

Guiné 63/74 - P4214: Tabanca Grande (135): Fernando Oliveira, ex-Fur Mil Rec Inf (Guiné, 1968/70)

1. Mensagem de Fernando Oliveira, ex-Fur Mil Rec Inf (Guiné 1968/70), com data de 10 de Abril de 2009:

Camaradas Luís Graça, Virgínio Briote e Carlos Vinhal,

[à att. especial de Carlos Vinhal]

De acordo com as condições estipuladas no blogue da Tabanca, venho solicitar-vos a minha admissão ao grande grupo de ex-comabatentes da Guiné.

Para esse efeito, e tendo em conta o preço de ingresso [...?], junto duas fotos tipo passe [uma antiga e outra mais recente] e uma história [ou seja, no essencial, a da minha chegada a Bissau no final de Out/1968]. Incluo ainda um resumo muito sintético e esquematizado das minhas andanças na tropa.

Aqueles textos e as fotos ficam ao vosso dispôr para o destino que vos aprouver. Entretanto, digo-vos que o primeiro daqueles textos já o publiquei o ano passado no meu blogue, onde poderá ser encontrado através do link:

http://tretaseoutras.blogspot.com/2008/07/minha-tropa-1.html

No blogue ainda há um outro post [que, por razões de extensão, foi lá divido em três partes], relativo ao tempo da especialidade tirada em Tavira e intitulado o "pelotão das carecadas". Se achardes que poderá ter algum interesse para a Tabanca, depois dizei-me, ok?

Posto isto, fico à espera da vossa decisão da minha admissão à Tabanca.

Mas, se me permitis, ainda não termino esta mensagem [daí a minha chamada de especial atenção para o Carlos Vinhal].

É que o Carlos, ao ler esta parte final do mail, creio que vai lembrar-se de mim e que fômos quase vizinhos durante vários anos em Leça da Palmeira. Ou seja, os nossos pais moravam em ruas paralelas, ambas com nomes de aviadores dos anos 20. E a minha mãe ainda reside lá.

Estive em Março, pela primeira vez, no almoço de confraternização do pessoal de Matosinhos (*) [por indicação do Júlio Santos e do Ribeiro Agostinho] e, na altura, trocámos algumas impressões.

Carlos, já estás a topar quem sou?... Creio que sim.

Depois daquele encontro na sala do Mauritânia, andei a fazer pesquisas no blogue da Tabanca para enquadrar algumas das minhas memórias relativas à Guiné. É que, devido às voltas e reviravoltas da minha vida pessoal, não disponho das centenas de cartas e aerogramas que escrevi quando lá estive. Apenas me restam algumas fotos que os meus pais guardaram no albúm de família e que, agora, tenho andado a digitalizar.

Daquelas pesquisas, já encontrei registos relativos ao período e aos sítios que estive na Guiné. Depois de dois ou três meses em Guidage, fui mandado para Mansôa, onde estive entre Fev/69 e Nov/70. Na altura, estava lá um BCAÇ que acabou a comissão logo a seguir e foi rendido pelo BCAÇ 2885. E é deste BCAÇ 2885 que tenho as minhas maiores recordações. Também já encontrei fotos e nomes, através dos quais, agora, constato que as minhas memórias estão a "viver" alguns dos acontecimentos daquela altura. E, por isso, vou tentar contactos directos por email, por exemplo com o César Dias, ex Fur Mil da CCS do BCAÇ 2885. Mais tarde, dir-vos-ei alguma coisa acerca disto.

Já vai longo este email. Certamente haverá outras oportunidades para "conversarmos", ok?

Antes de terminar, quero manifestar-vos o meu maior apreço pelo trabalho extraordinário que desenvolveis na Tabanca, com vista a tornarem "vivas" as memórias dos ex-combatentes da Guiné. E por isso, o meu grande obrigado e bem hajam!

Para vós, camaradas, aqui deixo um forte abraço.
Fernando Oliveira
ex-Fur Mil RecInfo

P.S.: Ao escrever acima "Fur Mil" por baixo do nome, senti-me estranho. É que há cerca de 40 anos que não o fazia...


2. A minha ‘tropa’

Nome: Fernando Oliveira [ex-Fur Mil RecInfo]
Morada actual: Porto
Data nasctº: 11/12/1945

Resumo das minhas andanças na tropa:

- Jul a Set/67: recruta no RI5, nas Caldas da Rainha, como soldado miliciano
- Out a Dez/67: especialidade de RecInfo no RI6, em Tavira, idem
- Jan a Set/68: formação de recrutas no RI13, em Vila Real, como cabo miliciano
- Out/68 a Dez/70: colocação na Guiné em rendição individual, como furriel miliciano:
- 23 a 28/10: viagem de Lisboa para Bissau a bordo do Uíge
- 28/10 [de tarde]: desembarque em Bissau
- Nov/68: 2 ou 3 semanas em formação no SIM/CTIG, em Bissau
- Nov/68 a Fev/69: colocação em Guidage [não recordo a Unidade]:
- viagem de Bissau para Farim em Dakota
- deslocação de Farim para Guidage em coluna militar
- permanência em Guidage de Nov/68 até Fev/69
- Fev/69 a Nov/70: colocação em Mansôa [inicialmente, no BCAÇ???? durante 2 ou 3 meses, e, depois, no BCAÇ 2885 que o rendeu:
- deslocação de Guidage para ...(não me recordo de ter voltado a Farim) em coluna e, nessa altura, encontro-me com o Rui Almeida, amigo de adolescência de Leça da Palmeira que, numa coluna em sentido contrário, se dirigia para Guidage onde tinha sido colocado
- permanência em Mansôa adstrito à CCS do BCAÇ 28885, com actividade desenvolvida na sala de operações
- Dez/70: no SIM/CTIG em Bissau à espera do regresso à metrópole
- aguardo em Bissau transporte para a metrópole (a previsão apontava que seria a bordo do Carvalho Araújo)
- como o navio estava atrasado, foi dada hipótese de viajar de avião (pagando o excesso)
- em 07/12/1970 viajo num avião da TAP de Bissau para Lisboa


3. Comentário de CV:

Caro Oliveira, bem-vindo à Tabanca Grande.

Fiquei contente por te ver entrar porta dentro, neste Blogue que se quer sempre activo e com gente continuamente a aderir ao nosso projecto.

Como sabes, a finalidade desta página é deixar algo que permita, no futuro, recolher experiências de ex-combatentes que, com mais ou menos eloquência, disseram o que viveram e o que sentiram durante a sua campanha na Guiné. Operacionais ou não (que se entende por operacional?), todas as colaborações são bem-vindas, pois cada uma delas é um ponto de vista diferente ou um modo diferente de ter visto a guerra.

Nós somos velhos conhecidos de Leça, de ruas paralelas, (Brito Pais, a tua, e Sarmento Beires, a minha). O que nos diferenciava era o núcleo de amigos que não era o mesmo.

Por curiosidade encontrei esta preciosidade na internete, mais propriamente em Rua Onze.Blog, uma gravura com os dois aviadores lado a lado, memorizados nas nossas ruas.

Os aviadores portugueses Brito Pais (1884-1934) e Sarmento de Beires (1892-1974). Bilhete postal editado em 1924.

Com a devida vénia a Rua Onze.Blog


Foi com muito prazer que te vi no Convívio dos ex-combatentes da Guine do Concelho de Matosinhos (*), durante o qual, aliás, trocamos impressões, mas também te quero ver no IV Encontro Nacional desta Tertúlia, em Ortigosa.

Uma parte do teu anexo irá ser publicada noutro poste para não tornar este muito longo. Estás devidamente apresentado e pronto para colaborares connosco. Iremos espreitar o teu Blogue e se precisarmos de te roubar alguma coisa, pedir-te-emos autorização para tal. Uma das normas deste Blogue é o respeito ao direito de propriedade, intelectual, neste caso, logo não fazemos aos outros o que não queremos que façam a nós.

Em nome da Tertúlia, deixo-te um abraço de boas-vindas.
Da minha parte um abraço especial de vizinho para vizinho.
CV
__________

Notas de CV:

(*) Vd. poste de 14 de Março de 2009 > Guiné 63/74 - P4030: Convívios (100): III Encontro dos ex-combatentes da Guiné do Concelho de Matosinhos, dia 7 de Março de 2008 (Carlos Vinhal)

Vd. último poste da série de 16 de Abril de 2009 > Guiné 63/74 - P4194: Tabanca Grande (134): Mário Migueis da Silva, ex-Fur Mil Rec Inf (Guiné 1970/72)

6 comentários:

Cesar Dias disse...

Bem vindo Oliveira
Mais uma vez estamos juntos, em Mansoa no mesmo quarto agora na mesma tabanca. Oliveira em Mansoa estou certo que poucos sabiam que não pertencias ao Batalhão, para nós era como se fosses, faziamos todos parte daquela guarnição. Embora a nossa memória já não seja o que foi, estou certo que tens histórias para contar, porque tu estavas por dentro do segredo dos Deuses, penso que a esta distancia já não se põe o problema de ética, se te lembrares manda umas prá tabanca.
Mais uma vez , sê bem vindo a este grupo.
Um abraço
César Dias
BCAÇ2885

Anónimo disse...

Igualmente dou as Boas vindas ao Fernando Oliveira, de quem infelizmente não me recordo. Mas não te melindres por isso, pois se o César até dormia no mesmo quarto, o mesmo não se dá comigo que até tinha direito a um individual e quanto a lembranças, olha que até fiquei envergonhado quando no mês passado no encontro de Arganil o ex-Fur Mil OE Pereira da Silva se me apresenta dizendo que tinha estado comigo em CUTIA!
E aí foram quase 3 meses e era quase tudo "ao monte" no BU RAKO.
Quanto à Unidade que estava em MANSOA, onde tu estavas, que foi rendida pelo BCaç 2885, era o BCaç 1912.
Aguardamos algumas das tuas histórias passadas junto do já falecido Maj Corte-Real.
Abraços
Jorge Picado

Anónimo disse...

Caro Carlos,
Agradeço-te[vos] desde já aceitação da minha admissão. Já me sinto mais um elemento da Tabanca, ok?
Amanhã voltarei aqui, dado que agora quase não aguento com o corpo dorido, febril.
Fica um abraço enorme [de vizinho para vizinho, como bem disseste!]
Fernando Oliveira

Anónimo disse...

Caro César,
Obrigado pelas tuas palavras de camarada e amigo [e também pelos mails que já trocaste comigo nestes últimos dias, que me têm ajudado a recuperar algo do "disco duro"].
Mas, como já referi no comentário anterior, agora não me sinto bem.
Amanhã voltarei aqui, ok?
Um forte abraço.
Fernando Oliveira

Anónimo disse...

caro Jorge Picado,
Quando cheguei a esta caixa, o teu comentário ainda não tinha entrado.
E quando já ia sair do blogue... eis o teu comentário.
Obrigado pelas boas-vindas. Quando vi a tua foto [antiga] neste blogue, lembrei-me de imediato da tua pessoa, mas não o nome [que apenas lembrei após o ter lido num post].
Fiquei agora triste com a notícia do falecimento do Maj Corte-Real. Foi recente ou não?
Abraço.
Fernando Oliveira

Anónimo disse...

Não sei que te diga,não sei que te conte.
Quem estava no Bu...rako de Guidage,era assim na altura,foi a minha companhia a CART2412 desde Outubro de 68 até Março de 69.
Mas,e é caso para perguntar,como diria o outro:
-Aonde é que tu estavas no 25 de Abr... ou por outra na passagem de ano 68/69 e com barba e bigode?
Um abraço de quem lá esteve.

cumprim/jteix-veterano de guerra
ex-Furriel Milº Art.
CART2412-68/70 Bigene-Guidage-Barro