domingo, 19 de abril de 2009

Guiné 63/74 - P4217: FAP (24): Afinal quem foi o camarada artilheiro do PAIGC que me 'strelou' em 25 de Março de 1973 ? Caba Fati ? (Miguel Pessoa)

1. Comentário do Miguel Pessoa, ex-Ten Pilav (BA, Bissalanca, 1972/74), 'strelado' em 25 de Março de 1973, sob os céus de Guileje:

Luís

Quando é referido no poste P4185 (*) "O artilheiro do PAIGG, encarregue de disparar o Strela (Caba Fati, hoje major, se bem percebi o nome)", fiquei um bocado admirado pois, quando lá estive em 1995 no Guileje, o grupo de altos comandos guineenses, onde se incluía o Nino Vieira, contou a história do meu abate e referiu um nome de que já não tenho a certeza absoluta - Camará? Kamará? - como tendo sido o atirador do Strela que me acertou (era qualquer coisa parecida com "camarada" mas, despistado como sou, nem escrevi o nome...).

Na altura referiram ainda que ele não estava de momento na Guiné mas sim em Angola, como cooperante.

Enfim, não tem grande importância, pois fosse Caba Fati, Camará ou Kamará, o facto é que fiquei cá para contar... O pessoal presente ficou um bocado chocado quando lhes disse descontraidamente que tinha andado lá mais um ano à procura dele, mas que, pelos vistos, não o tinha encontrado... Mas de que é que estavam à espera? Que lhe quisesse dar um abraço, como fazemos aqui no blogue ?!

Um abraço (Cá está!)
Miguel Pessoa

2. Comentário de L. G.:

Parabéns ao teu saudável sentido de humor... Não sei se já o tinhas antes de seres 'strelado' (**), mas um gajo como tu que teve a estrelinha da sorte e a varinha de condão da audácia para se safar de um ronco daqueles ('a sorte protege os audazes', dizia a malta dos comandos...), bem pode permitir-se o luxo de passar o resto da vida a contar histórias de humor negro...

De facto, o comentário, na frente do Nino e dos demais altos dirigentes do PAIGC, em finais de 1995, em Guileje, aquando da reportagem para televisão, é um peça de antologia, de fina ironia, de superior inteligência, muito apropriada para a ocasião, mesmo que os interlocutores a tenham engolido em seco

... Vieste-me embora, para Portual, sem poderes entregar pessoalmente o 'cartão de visita ao sr. Cabá Fati ou Camará, o apontador do Strela que te levou ao tapete, que te derrubou mas não te venceu... Ainda lá andaste mais um ano e tal à procura de desforra...porque ao fim e ao cabo ninguém gosta de perder nem a feijões...

Confesso que, ao voltar a ouvir o Nino no vídeo, desta vez consegui ouvir bem e 'apanhar' o nome do camarada, que te 'strelou': não há dúvida que foi tal major Caba Fati, nome de resto também referido por Féfé Gomes Cofre (no filme As Duas Faces da Guerra)...

A triangulação é sempre é uma boa forma de validação de fontes de informação. Pode ser que algum amigo, da Guiné-Bissau ou de Cabo Verde, nos possa dar uma ajuda a respeito0, confirmando ou informando este dado...

Não se pense que é um exercício, por nossa parte, de sadomasoquismo... Acusam-nos de, quarenta anos depois, ainda andarmos a chafurdar no tarrafo da história da guerra da Guiné... Se a guerra já acabou há muito (e terá acabado mesmo, de verdade ?, pergunto eu), por que é que vocês não se sentam, quietinhos, no sofá, a ver televisão e a gozar a vossa bela reforma ? Que raio de gente!

Afinal, ainda sabemos tão poucas coisas sobre o outro lado da guerra... Outros, por cá, com ar mais sobranceiro, académico, doutoral, mediático, dirão que isto são 'penuts' (mancarra), 'petite histoire', coisa de somenos importância... Mas por que carga de água quer o homem saber quem o derrubou como Strela ?

Eu discordo, e daí a razão por que dei o devido destaque à tua oportuna e interessane questão: afinal, quem é que me quis matar ? O Nino e o Féfé (que eu conheci pessoalmente no decurso do Seminário Internacional de Guileje, Bissau, 1-7 de Março de 2008) parece não terem dúvidas: foi o tal Caba Fati, hoje senhor major das Forças Armadas da República da Guiné-Bissau... Por que não procuras entrar em contacto com ele ? Já tivemos algum sucesso nessas buscas de inimigos do passado. Por exemplo, localizámos e entrevistámos há tempos, em Bissau, o homem que comandou a terrível emboscada do Quirafo, o comandante Malu (***).

Não tenho dúvidas de que o teu encontro com o major Caba Fati seria emocionante, e que desta vez lhe darias o até agora adiado Alfa Bravo, o abraço da paz e da reconciliação... Ou não ? Acredito que o homem olhasse para ti, meio encavacado e incrédulo (por seres um sobrevivente famoso), e te dissesse à laia de desculpa:
- Desculpa, camarada Pessoa, mas guerra é guerra...

Miguel: Adoraria filmar esse encontro!...

__________

Nota de L.G.:


(*) Vd. poste de 14 de Abril de 2009 > Guiné 63/74 - P4185: Nino: Vídeos (4): Guidaje, Guileje, Gadamael: A Op Amílcar Cabral

(...) Esta e outras falhas de informação e coordenação são reconhecidas e comentadas por 'Nino' que evoca aqui também o derrube por um Strela, em 25 de Março de 1973, do Fiat G-91, pilotado pelo então Ten Pilav Miguel Pessoa, sob os céus de Guileje...

Segundo ele (e essa versão é também corroborada por Pedro Pires, no seu depoimento, na II Parte do filme de Diana Andrnga e Flora Gomes, As Duas Faces da Guerra), a "operação de Guileje" começou com uma espécie de armadilha, montada à nossa Força Aérea. Os guerrilheiros sabiam que, após um ataque a Guileje, era pedido apoio de fogo a Bissalanca. Dez minutos depois, eram sobrevoados e bombardeados pelos Fiat.

Daquela vez, havia o Strela, um moderno míssil terra-ar, disponibiliado pelos soviéticos, tendo em vista a escalada da guerra... O artilheiro do PAIGG, encarregue de disparar o Strela (Caba Fati, hoje major, se bem percebi o nome) daquela vez não falhou... A euforia foi tão grande, entre as hostes do PAIGC, que eles nem se deram o trabalho de procurar o piloto e de aprisioná-lo, no caso de ainda estar vivo... (Vd., a este respeito, o testemunho do antigo guerrilheiro Féfé Gomes Cofre, na II Parte do filme da Diana Andringa e do Flora Gomes) (...).

(**) Vd. postes de:

29 de Janeiro de 2009 >Guiné 63/74 - P3816: Dossiê Guileje / Gadamael 1973 (5): Strelado nos céus de Guileje, em 25 de Março de 1973 (Miguel Pessoa, ex-Ten Pilav)

4 de Fevereiro de 2009 > Guiné 63/74 - P3839: FAP (4): Drama, humor e... propaganda sob os céus de Tombali (Miguel Pessoa, Cor Pilav Ref)

(***) Vd. poste de 12 de Julho de 2007 > Guiné 63/74 - P1947: O Coronel Paulo Malu, ex-comandante do PAIGC, fala-nos da terrível emboscada do Quirafo (Pepito / Paulo Santiago)

1 comentário:

Anónimo disse...

Abater um avião foi um grande "ronco" e não me admirava nada se um dia o tal kamará vier a reclamar a autoria. Se calhar o melhor é reservar o tal abraço para não errar a pontaria.
Abraço Henrique Matos