domingo, 19 de abril de 2009

Guiné 63/74 - P4212: Tabanca de Matosinhos (9): Manga di ronco na grande Tabanca de Matosinhos (José Teixeira)

1. Mensagem de José Teixeira (*), ex-1.º Cabo Enfermeiro da CCAÇ 2381, Buba, Quebo, Mampatá e Empada, 1968/70, com data de 15 de Abril de 2009:

Boa noite amigos e camaradas.
junto mais um texto, sobre uma agradável visita que tivemos hoje na Tabanca Pequena (já grande) de Matosinhos.
Num outro Mail, mando as fotos actuais

Abraço fraterno do
José Teixeira


Manga di ronco na grande Tabanca de Matosinhos

Hoje tivemos a alegria, a honra e o prazer de ter connosco à mesa, o Régulo de Sinchã Shambel. O Suleimane Shambel Baldé, querido amigo e camarada dos meus tempos em Mampatá Forreá.

Filho do Régulo Shambel de Contabane (entre Aldeia Formosa e Saltinho), viu a sua Tabanca ser totalmente queimada no dia 22 de Junho de 1968, num violento e longo ataque do PAIGC . Os dois Grupos de Combate aí estacionados da CCaç 2382, regressaram a Aldeia Formosa, com a roupa que tinham no corpo, dois dias depois, exactamente no dia em que eu lá pelo norte em Ingoré, me divertia numa Marcha de S. João. A guerra tinha destas coisas. Todos as moranças, e bens pessoais da população e dos militares fora destruído pelo fogo. Restaram cinzas e lágrimas.

A população distribuiu-se numa primeira fase por Aldeia Formosa, Saltinho, Mampatá Forreá, etc. até ser reagrupada em Sinchá Shambel, (nome que quer dizer terra de Shambel em honra de seu pai) no Saltinho.

Um mês depois coube à minha Companhia fixar-se na zona, onde ficou até ao fim da Comissão.

O Suleimane, começou por fixar-se em Mampatá no grupo de milícia, onde nos conhecemos, depois foi para a Chamarra. Como pelos lados de Gandembel a festa aquecia, foi deslocado para lá, tendo passado uns tempos em Ponte Balana.

Decidida a retirada estratégica desses destacamentos, o Suleimane foi colocado de novo na Chamarra e posteriormente foi engrossar o Pelotão de soldados nativos organizado e comandado pelo Paulo Santiago no Saltinho.

Hoje, com 73 anos bem vividos e bem conservados, quatro mulheres e 21 filhos, vive, tanto quanto nós, os combatentes da Metrópole, a nostalgia daqueles tempos. Recorda, nomes, fisionomias, tiques de antigos comandantes e camaradas. Quer revê-los, abraçá-los. Recordar aventuras e estórias, momentos de luta, sofrimento e dor, bem como momentos de alegria e festa que também tivemos.

Em 2005, quando voltei à Guiné, tive o grato prazer de, numa terra onde nunca tinha estado (Saltinho) ser reconhecido e ouvir chamar pelo meu nome – Tissera. Uma bonita e simpática senhora, não hesitou em vir ao meu encontro e identificar-se como filha do Aliu Baldé de Mampatá e mindjer do Suleimane Shambel Baldé, soldado milícia em Mampatá, dos velhos tempos da minha juventude. Era a Ádada, Bajuda bonita daqueles tempos e que ainda guarda essa beleza. Foi um choque emocional tremendo e gratificante. Só por si, valeu a pena voltar à Guiné. O Suleimane estava fora, pelo que não nos pudemos abraçar

A Mãe do Suleimane, hoje, com 98 anos bem vividos, veio receber-me num abraço apertado e lágrimas nos olhos, gritando: - Branco na volta, branco na volta!

O Ano passado, voltei. A Ádama voltou a receber-me com carinho e tive o prazer de abraçar o Suleimane.

Agora, foi a vez de ele nos vir visitar. Um nome – Capitão Rui, onde está? Era o Capitão da C.Caç 2382 que defendeu a população de Contabane, no terrível ataque de Junho de 1968. Outro nome – Alfero Barbosa (muito alto), da minha Companhia com quem conviveu na Chamarra (infelizmente já falecido).

Obrigado Suleimane, por estes belos momentos que voltamos a reviver.
Zé Teixeira

Buba, 2005 - Pista de aviação transformada em zona de habitação

Ingoré, 1968 > Marchas de S. João

A Ádada, mulher do régulo Suleimane

Saltinho, 2005 > Viúva de Shambel - Régulo de Contabane

Suleimane Shambel, Milícia em Mampatá, Régulo de Saltinho

Suleimane Shambel Baldé, Régulo de Sinchã Shambel, assina o Quadro de Honra da Tabanca de Matosinhos

Suleimane Shambel Baldé e José Teixeira, mais uma vez juntos

Suleimane Shambel Baldé com António Carvalho, ex-Fur Mil Enfermeiro em Mampatá

Fotos: © José Teixeira e Álvaro Basto (2009). Direitos reservados.

__________

Notas de CV:

(*) Vd. poste de 5 de Abril de 2009 > Guiné 63/74 - P4142: Bandos... A frase, no mínimo infeliz, de um general (10): A propósito dos Bandos que pululavam na Guiné (José Teixeira)

Vd. último poste da série de 21 de Dezembro de 2008 > Guiné 63/74 - P3659: Tabanca de Matosinhos (8): Natal 2008: Memorável convívio no Milho Rei (Carlos Vinhal, texto; Jorge Teixeira, imagem)

Sem comentários: