domingo, 17 de abril de 2011

Guiné 63/74 - P8114: (Ex)citações (137): Mansambo, a emoção do Torcato Mendonça, o memorial da CART 2339 (1968/69)...




Guiné > Zona leste > Sector L1 (Bambadinca) > Mansambo > CCAÇ 2404 (1968/70) >  1970 >   O memorial deixada pela  CART 2339 (Os Viriatos, Fá e Mansambo, 1968/69), que construiu de raiz este aquartelamento. Havia duas lápidas... Uma com a lista nominal dos mortos (ilegível na foto)... Outra com a seguinte mensagem: "AOS VINDOUROS: O aquartelamento de Mansambo foi construído pela CART 2339. Respeita-a como tal é, pois nas suas paredes há suor, lágrimas e um pouco do seu sangue. Inaugurado em 21JAN69".


Foto: © Arlindo T. Roda (2010) / Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné.  Todos os direitos reservados


1. O bravo de Mansambo que foi (e felizmente continua a ser) o nosso querido camarada e amigo Torcato Mendonça, merece mais este foto do Arlindo Teixeira (Fur Mil At Inf, da CCAÇ 12, 1969/71), tirada em 1970, ao tempo da CCAÇ 2404...

Trata-se do memorial lá deixado pela CART 2339 que construiu aquele magnífico aquartelamento com sangue, suor e lágrimas... A CCAÇ 12, os periquitos da CCAÇ 12, ainda fizeram operações com os velhinhos da CART 2339, e lá dormiram ou dormitaram algumas vezes...

A emoção do Torcato deixada em comentário ao poste P8112, merece ser levada à categoria de poste... Merece ser objecto da minha cumplicidade... Afinal, aquele lugar também me diz muito, diz muito à malta da CCAÇ 12...

Torcato, mesmo fora de Lisboa, na Lourinhã - depois de um fabuloso robalo escalado ao almoço e de uma esplendorosa tarde de praia -, e mesmo limitado em termos de recursos (bloguísticos),  não quero deixar de agradecer o teu comentário emocionado e de te saudar,  presenteando-te com mais este mimo, mais esta foto do meu camarada Arlindo Roda (tenho o álbum fotográfico dele, inteirinho, no meu portátil)... Quero que, mais logo, domingo de manhã, a possas ver e apreciar, quando abrires o computador.

Cuida-me bem desse coraçãozinho!(LG)


Que raio de sobressalto. Que abalo eu senti ao ver este escrito e fotos. As fotos de Mansambo. Fiquei o raio de um velho combatente,  não devia dizer. Fiquei emocionado e incapaz de ler. Saí e fui tomar o pequeno-almoço.


Abri a TV e, desgraçadamente, dela brotava tanta massa cinzenta vinda com as palavras de cérebros privilegiados que disse:
- Raios,  levem-me de volta a Mansambo!…


Só agora vim ver novamente e vale a pena. É tormento, eu sei, mas ver aquele aquartelamento dá-me aperto no peito. Auxilia os arames. Está um pouco diferente. A Santinha não sei se é a mesma. O Nicho não é. As instalações,  o Memorial, o poço,  etc. Como alguém disse (Manuel Joaquim?), tenho saudades daquilo ou da juventude perdida?


Esta [CCAÇ] 2404 foi render-nos,[, a nós, CART 2339]. Depois a Carta, Galo Corubal onde fizemos a 1ª Operação (com louvor colectivo,  porra!), a puta da foz do Bissari onde o meu Grupo sofreu a maior “batida”, quatro feridos, e o resto, o resto.


Caramba,  já estou igual, já passou o aperto…AQUILO NUNCA SAIRÁ, faz parte de mim. Depois de ter corrido tanto, de não saber bem de onde sou, vê-se no B I ? Será? Vejo Mansambo e…a raiva foi tanta que destruíram tudo…Alá falará com eles…ai fala, fala…


Bom fim-de-semana Camaradas (ex-militares que os tempos…) (Cont)

No fim do comentário diz cont... não continua e desculpem , o cont e o desabafo do escrito. O envio borregou mas os deuses e Irãs de Pedra da Tabanca de Mansambo ajudaram-me . Parti em dois e saiu tudo...como? Os Irãs é que sabem e certamente juntaram as partes desavindas. Podiam ajudaram certos fala baratos...

Torcato Mendonça_________________

Nota do editor:

Último poste da série > 12 de Abril de 2011 > 12 de Abril de 2011> Guiné 63/74 - P8088: (Ex)citações (136): Dois milhões e meio de visitantes, os meus parabéns! (Felismina Costa)



5 comentários:

Manuel Joaquim disse...

É o que me apetece fazer, depois da leitura deste post, dar-te

um grande abraço, Torcato

Torcato Mendonca disse...

Olá Amigão Luís

OB, pelas palavras. Palavras de emoção excessiva as minhas, o "intimismo" da escrita conforme se sente.Só nós sentimos assim, só nós nos abrimos assim neste "lugar de afectos" e deixamos a dureza derreter. Há, no entanto,gentes que aquilo não viveram e tão fortemente o sentem. Porquê,digo eu???!!!
Estou em tempo de partida. Preguiço no ajuntar os indispensáveis e volto ao meu País. Quero voltar. Onze anos e três meses depois,voltar a "estar" com ausentes e alguns presentes. Nunca se volta aos mesmos lugares,camarada...
Depois sigo o teu conselho...talvez almoce como tu. talvez troque o robalo pelo sargo...peixe da costa!

Brinquemos um pouco, somos jovens e como tal ninguém leva a mal.

Abraço do Torcato
Outro para o Manuel Joaquim,aqui ao lado e para todos os camaradas ou camarigos...

Anónimo disse...

Olá amigo Torcato!

Então, essas emoções!

Muito fortes são as recordações de um tempo que não se apaga!

É preciso ter cuidado com o coração, que quanto mais cansado, mais se emociona.

Força, seu Bravo de Mansambo!

Deixe-me dizer brincando, como dizemos lá pelo Alentejo, que (um homem não é uma ovelha).

Um abraço amigo

Felismina Costa

https://cart3494guine.blogspot.com/ disse...

Pois é!... Mansambo, Mansambo... Também foi a zona de acolhimento da CART 3494 a partir de Março/Abril de 1973 até ao final da comissão,FeV/MAR 74. Foi nessa zona/localidade, que nós fomos descansar!... A companhia estava muito desmoralizada dos vários contactos com IN e várias flagelações ao Qurtel no XIME, onde sofremos 4 mortos e vários feridos. Tenho uma foto tirada junto a esse memorial.
Um abraço,
Sousa de Castro

Joaquim Mexia Alves disse...

Meu caro Torcato

À tua emoção profundamente sentida e vivida respondo-te abraçando-te muito camarigamente.