domingo, 5 de junho de 2011

Guiné 63/74 - P8374: Monte Real, 4 de Junho de 2011: O nosso VI Encontro, manga de ronco (1): As primeiras fotos


Monte Real, Palace Hotel > 4 de Junho de 2011 > VI Encontro Nacional da Tabanca  Grande > As primeiras fotos do nosso convívio que teve, ao almoço, 126 participantes (é o número que o Carlos Vinhal me acaba de confirmar; a meio da tarde, tivemos algumas agradáveis surpresas, de malta que veio de outros encontros que se estavam a realizar na região: caso do J. Casimiro Carvalho e esposa, do António Pimentel, do Hernani Figueiredo...).

Um quadro em acrílico sobre tela, da autoria de Nataliel (2011) - nome artístico do nosso... Juvenal Amado! - foi vendido em leilão, arrematado por 120 aéreos, destinado aos projectos de solidariedade sob a liderança da Tabanca de Matosinhos. O leiloeiro foi o António Pimentel, sob a alta supervisão do Álvaro Basto, régulo da Tabanca Pequena (que hoje é já um caso sério...). O quadro foi arrematado pelo nosso camarada, antigo artilheiro de Gadamael (1973/74), hoje médico,  C. Martins.


Monte Real, Palace Hotel > 4 de Junho de 2011 > VI Encontro Nacional da Tabanca  Grande > A "nossa madrinha de guerra" e poetisa, Felismina Costa (que compareceu com a Cláudia e o João Carlos) foi uma das muitas caras novas que vieram ao nosso encontro... Ei-la aqui, a meia da tarde, com o Fernando Gouveia, que está a autografar um dos exemplares do seu livro Na Kontra Ka Kontra... O Fernando conseguiu vender cerca de 40 exemplares da obra. E espera ainda poder vender pelo correio. O produto (líquido) da venda destina-se a fins de solidariedade (projecto de apoio às crianças de Bafatá).


Monte Real, Palace Hotel > 4 de Junho de 2011 > VI Encontro Nacional da Tabanca  Grande > O "nosso minino" (Adilan), o Zé Manel, hoje com 50 anos, com o Manuel Joaquim... Foram duas das muitas estrelas que fizeram do nosso grande encontro mais um grande ronco, o da camaradagem, da amizade e da solidariedade... Adorei conhecê-lo: desenvolto, portuga dos sete costados, casado com uma angolana, crítica em relação ao rumo que tomou o seu país de origem (infelizmente, os seus biológicos já morreram; a sua verdadeira família hoje está aqui em Portugal)...O Manuel Joaquim, que também conheci pela primeira vez, em carne e osso, era um homem feliz, orgulhoso do seu "minino"...


Monte Real, Palace Hotel > 4 de Junho de 2011 > VI Encontro Nacional da Tabanca  Grande > O Victor Tavares, o grande apontador da MG 42 da CCP 121/BCP 12, veio de Águeda com a filha do Paulo Santiago (estudante da licenciatura em solicitadoria em Castelo Branco) que representou o pai ausente em França (aonde se deslocou acompanhando a sua equipa de rugby)... Esteve ao cuidado da Alice Carneiro que ficou triste por não se ter despedido dela, ao fim do dia (Tivemos que seguir para a Lourinhã, ao fim da tarde).



Monte Real, Palace Hotel > 4 de Junho de 2011 > VI Encontro Nacional da Tabanca  Grande  > Outra cara nova > A Rosa, esposa do Alcídio Marinho, do Porto, Miragaia... Eles representaram os velhinhos da Guiné, neste caso, a CCAÇ 412, que esteve em Bafatá (na altura com a uma vasta zona de acção que ia de Cantacunda ao Enxalé, e de Bambadinca ao Xitole)... O Alcídio já me entregou a "papelad" para ingressar formalmente no blogue...


Monte Real, Palace Hotel > 4 de Junho de 2011 > VI Encontro Nacional da Tabanca Grande  > O Joaquim Peixoto (Penafiel) trouxe outra cara nova, o António Brito da Silva (Baião)... Ambos foram Fuir Mil da  ex-Fur Mil Inf da CCAÇ 3414 (Bafatá e Sare Bacar, 1971/73).



Monte Real, Palace Hotel > 4 de Junho de 2011 > VI Encontro Nacional da Tabanca  Grande  >  A Alice descobriu que o António Brito da Silva, filho do "João Semana" de Baião, o  Dr. Silva, era um seu "velho conhecido"... Acontece que no próximo dia 11 de Junho de 2011 temos, eu e a Alice, um convívio na famosa Quinta de Tormes, pertencente à família Eça de Queirós e hoje sede da Fundação Eçaq de Queirós... O António Brito ainda tem laços de parentesco com o genial escritor de A Cidade e as Serras.  O António também ficou "cravado" para engrossar as hostes da Tabanca Grande.




Monte Real, Palace Hotel > 4 de Junho de 2011 > VI Encontro Nacional da Tabanca Grande > O António Graça de Abreu e a sua simpatiquíssima esposa de Xangai, a dra. Wang Hai, médica... A Wang integrou-se muito no espírito da Tabanca Grande. o casal veio directamente de Córdóva, Espanha, para o nosso encontro.



Monte Real, Palace Hotel > 4 de Junho de 2011 > VI Encontro Nacional da Tabanca Grande > Outra das grandes surpresas do dia foi o Mário Bravo, o nosso médico da Região de Tombali (esteve em Bedanda, passou por Guileje e Gadamael, Bissau e Teixeira Pinto, onde conheceu o António Graça de Abreu). Ortopedista, reformado, vive no Porto., veio acompnhado da esposa, também médica, pediatra, de nome poética Marília Lília. Casaram-se em Junho de 1974. Acabavam de fazer uma viagem pelo Alentejo para comemorar a efeméride. Gostei de a conhecer e da falar com ela.


Monte Real, Hotel Palace > 4 de Junho de 2011 > VI Encontro Nacional da Tabanca > As primeiras fotos >  Dois camaradas que jogavam em casa, sendo naturais de Leiria: o nosso tabanqueiro Agostinho Gaspar e o Manuel Domingos  Santos, que veio acompnhado da esposa, Maria Isabel... Prova de que o Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande, o Manuel Domigos conhecia alguns dos meus amigos da Gândara dos Olivais... Outro camarada de Leiria que gostei de rever foi o Vitor Caseiro, bem como o Jaime Brandão, antigo Fur Mil Pil, que esteve na Guiné, e que é de Monte Real, tal o Joaquim Mexia Alves. 

Fotos (e legendas): © Luis Graça (2011). Todos os direitos reservados

10 comentários:

Correia Nunes disse...

Camarigos,mais um convivio que ñ estive presente,mas a cirugia de minha mãe,e um ataque de gota,negaram-me tal possibilidade.
A algum tenho de ir,mas desejo o Contacto do Fernando por causa do livro,espero que seja facultado .
José Nunes
BENG 447

Hélder Valério disse...

Caros camarigos

O seu a seu dono.
O autor do Quadro leiloado e que capeia este artigo é da autoria de Nataliel, que é o nome artístico escolhido pelo nosso camarada Juvenal Amado para identificar os seus (dele) trabalhos.
Já lá em Monte Real tive a oportunidade de 'desmontar' o equívoco mas na verdade parece que não resultou.
Portanto, aqui fica reforçado o registo de que o autor do quadro é o Juvenal Amado e não o Hélder.

Abraços
Hélder S.

Rodrigues - Bafatá-Guiné 68/70 disse...

Amigo Luis Graça, as minhas desculpas por nao poder estar presente, para desgosto meu, pois no dia a seguir ao meu 64º aniversario, é antes 15 dias da concretizaçao do meu trabalho iniciado há uns bons 3 anos , que procuro camarigos do CDM AGRUP 2957 do qual o Fernando Gouveia faz parte e a prova é que ele que esteve presente sabe porque nao estive presente até porque lhe enviei para la msg a confirmar a sua participaçao antes de partir de ferias, pois no dia 18junho pelo primeira vez noa iremos reunir em conjunto todos os ate agora encontrados e mais uma vez quero endereçao Convite a alguem da Tabanca/Bloger LG e camag a estarem presentes que muitos nos iria dar prazer ter a vossas presença, mas contudo para o proximo encontro penso convidar todos os ex CAGRUP 2957 a estar todos juntos em Monte Real, assim é o desejo daqueles que ja vao partilhando este ponto de encontro, um abraço e até já... a gente vai se vendo...

antonio graça de abreu disse...

Gostei muito de estar com a gente boa do blogue, os nosso exaltados (de exaltação inteligente!) camaradas da Guiné, via net, Luís Graça, Vinhal, Magalhães Ribeiro, Briote.
A minha mulher chinesa de Xangai finalmente alinhou connosco. E gostou do alegria serena, -- às vezes levemente alcoolizada -- destes nossos reencontros.
Bem hajam, todos.

Abraço,

Wang Hai Yuan e António Graça de Abreu

Anónimo disse...

O quadro só foi arrematado por 120 "aéreos".
Adorei conhecer os camarigos que passaram de conhecimento "virtual" a real.

C.Martins

Manuel Joaquim disse...

Caros camaradas, caros camarigos:

Gostámos (eu e o "meu" Zé Manel), gostámos muito deste Encontro.

Saí um pouco frustrado por não ter tido mais contactos diretos,daqueles que não ficassem pelo simples cumprimento, quero eu dizer. Mas, pus-me a recordar e até que não foi nada mau para uma 1ª. vez: lembrei-me de cerca de 25 desses contactos mais "personalizados". Outros terá havido mas deles já não me lembro.

Do que me lembro bem é do belo ambiente que nos envolveu, da camaradagem sentida, da amizade
a acontecer e a "explodir" pontualmente para gáudio dos presentes, do prazer do reencontro, do prazer do 1º. encontro. Foi bom, bom mesmo.

E trouxe um bichinho na vontade, tão voluntarioso que já anda por aqui dentro a remoer a mensagem judaica:

"Até para o ano em Jerusalém!"

Coitado, ainda está baralhado com a festa (algum copito a mais?). O que ele quer é dizer (eu apoio):

-Até para o ano em Monte Real!

Um abraço "tabanqueiro"

Joaquim Mexia Alves disse...

Eu cá para mim, o Manuel Joaquim trouxe o Zé Manel para nos "envergonhar" ao dizer que ele tem 50 anos.

Se ele tem 50 anos com aquele aspecto, eu tenho 124 anos ... eheheh

Foi, mais uma vez, um prazer estar com todos!

Grande abraço

António Martins Matos disse...

Caros amigos
Por motivos de força maior não pude estar presente, mas acreditem que estive convosco, ainda que em pensamento.
Abraços
AMM

Anónimo disse...

Meus amigos

Não tenho palavras que descrevam a minha alegria... e a minha mágoa:

A minha alegria, por conhecer muitos de vós, de vos ter conhecido pessoalmente, de ter estado convosco!

E a minha mágoa, de não ter tido tempo de falar com todos, pois as horas revelaram-se poucas, muito poucas, para contactar todos esses "meus irmãos no tempo", grande família, que sabia ter, mas desconhecia.

Permitam-me um agradecimento generalizado, pelo carinho recebido e pela atenção que me dispensaram e bem assim, aos meus filhos.

Um abraço do tamanho do nosso País, para todos vós.

Felismina Costa

paulo santiago disse...

Camarigos
Ainda não tive muito tempo para falar com a minha filha,Maria Luís,cheguei de França quando ela se apressava a ir para Castelo
Branco,mas apercebi-me que gostou
de participar no nosso VI Encontro
Eu tinha algum receio,apesar de ela se ter voluntariado a ir,de vir de lá sem desejos de voltar a
ver-se no meio de tantos "cotas" da
idade do pai,mas surpreendeu-me
pela positiva.
Da pequena conversa que tivemos,
fiquei a saber que foi acarinhada
pela Alice,que ficou ao lado do
Sr.Abreu,casado com uma Sra.chinesa,e que gostou de o ouvir falar de diversos assuntos,
também falou com o Sr.Mexia,com o
Sr.Humberto, também com um meu
colega da Escola Agrícola de quem
não recordava o nome( António
Estácio,digo eu).Falou ou falaram
com ela outros camaradas dos quais
não conseguiu recordar os nomes nos breves instantes em que falámos.
Apreciei o gesto que teve em comprar o NA KONTRA KA KONTRA,
autografado pelo autor,Fernando
Gouveia.
Termino agradecendo a todos os
camaradas que fizeram com que a
minha filha se sentisse bem num
ambiente um pouco estranho para ela.Já foi duas ou três vezes a
almoços à Tabanca Pequena,mas aí,
foi comigo,o que faz alguma diferença.

Abraço a todos