Texto do João Tunes [que foi Alf. Mil. de Transmissões, em 1970, na CCS de um batalhão, aquartelado no Pelundo, de que ele já não sabe o número de identificação, ou não quer saber; e se sabe, não nos diz: ele lá sabe porquê...]
Camarigos (*),
Em tempos recebi e publiquei estas duas fotos relativas ao Pelundo [vd. post do autor no seu anterior blogue, o Bota Acima, com data de 30 de Abril de 2004].
Foram tiradas pelo último Alf. Mil. de Transmissões lá colocado (João Lemos), portanto um dos meus "sucessores", antes de o quartel e sede de Batalhão ser abandonado e entregue ao PAIGC, e que ele deu autorização para divulgação pública.
© João Lemos (2005)
Refira-se que no Pelundo (perto de Teixeira Pinto/Canchungo)(1) estava a sede do Batalhão, a CCS e uma companhia operacional. [No Pelundo estava ainda o comando de ] companhias operacionais destacadas em Jolmete e em Có.
© João Lemos (2005)
Uma das fotos é do aquartelamento e a outra fixa o momento em que as ex-NT e o ex-IN confraternizam enquanto o comando local do PAIGC avança para tomar posse do aquartelamento.
Podem ser publicadas, devendo mencionar-se que a sua autoria é do João Lemos.
Mantenha pa nhos tudu.
João Tunes
(*) Forma preguiçosa de dizer "camaradas e amigos"
____________
Nota de L.G.
(1) Na região do Cacheu, na bacia hidrográfica do Rio Mansoa, entre Canchungo/Teixeira Pinto e Bula, a noroeste de Bissau: vd. mapas >
Guiné-Bissau > Mapa 1
Província Portuguesa da Guiné > Carta dos Serviços Cartográficos do Exército (1961)
Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Caro João Tunes
Permite-me uma pequena correção em relação ao cargo que que referes nas fotos quye te enviei, para evitar essa incorreção neste Blogue. Estive no BART 6521/72 no Pelundo, de 1972 até ao pós independência em 1974 e fui Alferes Sapador de Engenharia e não de Transmissões.
Um grande abraço para ti, que nunca tive o prazer de conhecer pessoalmente, mas que muito aprecio.
João Lemos
Enviar um comentário