sexta-feira, 2 de março de 2007

Guiné 63/74 - P1559: Ex-Alf Mil Avilez, da CCAV 1484, hoje professor de arte, foi o autor do mural de Catió (Benito Neves)

Photobucket - Video and Image Hosting
Guiné > Região de Tombali > Catió > 1967 > Pintura mural, da autoria do ex-Alf Mil Avilez, da CCAV 1484, segundo informação do ex-Fur Mil Benito Neves. Em latim pode ler-se "Cationis civitatis modernissma charta" (carta recentíssima da cidade de Catió), frase da autoria do capelão do batalhão.

Foto: © Vítor Condeço (2006). Direitos reservados.


Foto alojada no álbum de Luís Graça > Guinea-Bissau: Colonial War. Copyright © 2003-2006 Photobucket Inc. All rights reserved.

Mensagem de Benito Neves, com data de 17 de Janeiro último:


Caro Luis Graça, os meus cumprimentos e felicitações pelo excelente blogue que visito diariamente.

Subordinado ao título Catió: Autor de pintura mural, procura-se (P 1336), foi publicado em 3 de Dezembro de 2006 um artigo da autoria de Victor Condeço (1), que reportava a uma pintura mural que em 1967 existia na antiga messe de oficiais do quartel de Catió.

Li o artigo com bastante interesse, admirei os pormenores representados e a forma como o Victor Condeço descreveu o desenho e a quem endereço os meus parabéns.

Fui furriel miliciano da Companhia de Cavalaria 1484 que fez intervenção ao Sector de Catió em 1966 e até Julho de 1967, com passagem por Cachil, Cufar e Bedanda. Não obstante a memória não ajude, ainda estive com o Victor Condeço em Catió pelo menos durante 2 meses.

Desconheci completamente o ter existido aquela pintura mural mas, pela data nela inscrita, concluí que deveria ter sido feita durante a permanência da CCAV 1484 em Catió. Sobre o assunto questionei os ex-alferes Gavinhos e Miguel daquela CCAV, que, de imediato, me informaram de que o autor da pintura foi o ex-alferes Avilez da mesma [CCAV 1484].

Mais me foi dito que a pintura original consistia num painel pintado a aguarela e tinta da china que esteve exposto no bar de oficiais e que ficou, depois, na posse do ex-alferes Miguel que me confirmou tê-lo exposto no hall de entrada de sua casa, em Lisboa. Posteriormente a dita pintura foi transposta, a preto e branco, para a parede que o Victor Condeço fotografou. Os termos em latim foram dicas do capelão do Batalhão.

Relembro, com muita saudade, o ex-alferes Avilez que, segundo informação do tertuliano Hugo M. Ferreira, foi professor de arte na Universidade de New York (1997) e que, actualmente, se encontra em Lisboa.

Este eclarecimento já o transmiti directamente ao Victor Condeço (moramos perto, ele no Entroncamento e eu em Abrantes), que me obrigou a dar a resposta através do blogue.

Meu caro Luis, deixo, agora, o assunto ao seu critério mas prometo que, através do blogue, continuarei a respirar aquele ar, a sentir aqueles cheiros e a admirar aquela terra e aquelas gentes.

Um abraço.

Benito Neves

Comentário: Camarada Benito, obrigado pela tua preciosa informação! Esperemos agora que o Avilez possa aparecer e nos conte algo mais sobre esta notável pintura mural de Catió.

__________

Nota de L.G.:

(1) Vd. post de 3 de Dezembro de 2006 > Guiné 63/74 - P1336: Catió: Autor de pintura mural, procura-se (Victor Condeço)

Sem comentários: