Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
quarta-feira, 25 de julho de 2007
Guiné 63/74 - P1995: Álbum das Glórias (21): Cuor: Os Soncó e os Mané (Beja Santos)
Guiné > Zona Leste > Cuor > Missirá > 1968 > Retrato dos Soncó e dos Mané, várias gerações...
Foto: © Beja Santos (2007). Direitos reservados.
1. Mensagem do Beja Santos (ex-alf mil, comandante do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70):
O Abudu(Abudurame Serifo Soncó, o filho mais novo do régulo Malã Soncó) trouxe os seus comentários a esta fotografia que eu tirei ainda em 1968 (1):
(i) À esquerda, Tumulu, quase adolescente, hoje comerciante em Bandim, tem 50 anos e é a cara do pai.
(ii) O Tumulu é filho da Mai Sai que aparece ao centro, sentada.
(iii) A seguir, a menina mais crescida é Sadjon (uma homenagem a S. João, em frente a Bolama), uma Mané que casou com o falecido Ansumane Mané, irmão de Tumulu. Os problemas de consanguinidade nunca se põem, as leis proíbem categoricamente casamentose entre membros das mesmas famílias.
(iv) Há um menino ao pé do Tumulu, a seguir, que o Abudu não recorda.
(v) O menino por detrás de Mai Sai é Samba Mané, filho de Braima Mané, tenho por aí uma fotografia ao seu lado e do Malã. Mai Sai cresceu na tabanca de Cancumba, que desapareceu com a guerra(a tabanca voltou à vida).
(vii) Manqui Mané é o menino seguinte, filho de um dos padres de Missirá.
(viii) A seguir está Abudu, com o sorriso que mantém.
(ix) Depois, Nhalim Cassamá, mulher de Quebá Soncó, filho mais velho do régulo (nesta época, estava hospitalizado no HMP, levou um tiro numa rótula em Madina, era o picador).
(x) Temos, por último, Nhima Mané, aoptada pela mãe de Abudu, Mama Mané, na altura a viver em Finete.
Não sei descrever a alegria no olhar do Abudu, enquanto falava e via a gente de Missirá, da sua infância. Muitos já partiram deste mundo.
_____________
Nota de L.G.:
(1) Vd. post de 17 de Julho de 2007 > Guiné 63/74 - P1960: Em busca de... (3): Os Soncó, a aristocracia mandinga do Cuor (Beja Santos)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário