domingo, 22 de julho de 2007

Guiné 63/74 - P1982: Blogoterapia (27): Saudações ao novo co-editor Virgínio Briote e votos de felicidade à equipa (Rui Ferreira)

1. Mensagem do nosso camarada Rui Alexandrino Ferreira, autor do livro de memórias Rumo a Fulacunda:

Meu caro Luís:

Uma vez mais dás provas do grande comandante que deves ter sido em combate e do grande chefe que és hoje.

A nomeação do Virginio Briote (1) para te ajudar a presidir aos destinos do nosso blogue e o rápido aceitar deste são um exemplo de bom senso de ambos, uma inequívoca prova de que estão prontos para os sacrifícios que isso vos trará, que o fazem com dedicação e tal como sempre afirmei em relação aos comandantes de companhia que popularam por esse imenso Portugal de Além-mar, a um bom comandante resultava uma boa unidade. A um mau comandante um bando armado.

Com chefes como vocês dorme a minha alma descansada. Um grande abraço para os três, incluindo claro o Carlos. Que os ventos com que os Deuses do Olimpo fazem recair sobre os eleitos, soprem para o vosso lado.

Sempre fixe
Rui Alexandrino Ferreira


2. Comentário de L.G.:

O meu muito obrigado pelas (imerecidas) referências elogiosas que fazes à minha pessoa, e às minhas qualidades de liderança. O que se passa é que este passeio na blogosfera acabou por ultrapassar-me em grande parte: já não se trata de dar meia dúzias de passos à volta do meu quintal, de modo a poder cultivar as minhas blogarias de luxo - como eu desejava e imaginava - mas sim de uma verdadeira operação a nível de... batalhão.

E aí a coisa pia mais fino: há demasiada gente a levar isto a sério e a pôr até expectativas muito altas neste projecto... Em suma, isto tem que ser mesmo um blogue colectivo, um projecto colectivo...

A minha escolha, primeiro do Carlos Vinhal, e depois do Virgínio Briote, como co-editores, naturalmente que foi ditada pelo conhecimento (pessoal) das suas qualidades pessoais e profissionais e pela percepção da sua disponibilidade: como grandes camaradas que são, aceitaram de imediato partilhar comigo esta tarefa (que já é pesada) de pôr o blogue em dia, dia a dia... Fico muito honrado por eles terem aceite o meu pedido e o meu desafio.

Não penses, entretanto, meu caro Rui, que podes ficar descansado, que a gente não vai mesmo deixar-te descansar... A tua valiosa participação será sempre bem vinda e desejada. Obrigado, sobretudo por eles, o Carlos e o Briote, que estão a sair-se lindamente das agruras da missão...

Mas o teste ainda está por fazer: como eu gosto de lembrar - citando Hersey e Blanchard, dois autores americanos de modelo de liderança popular tanto no mundo dos negócios como das academias militares dos States- , "quando o trabalho do melhor líder fica feito, as pessoas dizem: Fomos nós que o fizémos"... Ou seja: a liderança não é um fim, em si, nem nenhuma qualidade pessoal, especial, dos líderes, mas o trabalho que alguém - que se assume como líder, se comporta como tal e é reconhecido como tal - faz com uma equipa para atingir os objectivos da equipa... É sobretudo trabalhar com e através das pessoas (e às vezes contra algumas pessoas)... Como tu bem sabes, já passaste a tua vida a comandar, a mandar com...

Boa sorte ao nosso projecto comum... Oxalá tenhamos tempo, saúde e vontade para poder prosseguir... Até onde quisermos e pudermos, com o apoio de grandes homens e camaradas como tu e os demais memros da nossa tertúlia, actuais e futuros... E venham mais cinco! LG
___________

Nota de L.G.:

(1) Vd. post de 11 de Julho de 2007 > Guiné 63/74 - P1943: Virgínio Briote, novo co-editor do blogue

Sem comentários: