quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Guiné 63/74 - P2565: Tabanca Grande (57): José Zeferino, Alf Mil At Inf , 2.ª CCAÇ/BCAÇ 4616 (Xitole, 1973/74)


José Zeferino
ex-Alf Mil At Inf
2.ª CCAÇ/BCAÇ 4616
Xitole
1973/74



1. Em 19 de Fevereiro de 2008, José Zeferino dirigia-se ao Blogue com esta mensagem:

Caros Luís e camaradas da Tabanca Grande:

Há já vários meses que frequento as vossas páginas com a certeza de que seria inevitável propor-me para me juntar a todos vós nesta vossa e, espero que o possa dizer nossa, Tabanca.

Chamo-me José A.S. Zeferino, sou de 1952, e actualmente Técnico de Estatística, no Instituto Nacional.

Fui Alf Mil At Inf na Guiné, fazendo parte do 3.º Gr Comb, da 2ª CCAÇ (Xitole), do BCAÇ 4616/73 (Bambandinca)

O Batalhão começou a chegar a Bissau a 22 de Dezembro de 1973. Estava completo a 5 de Janeiro de 1974, no Cumeré.

Nesta minha primeira intervenção creio que tenho o dever de rectificar a afirmação, em documentário da RTP1 sobre a Guerra, de que o último combate na Guiné teria acontecido em 26 ou 27 de Abril de 1974.

Mas, no dia 15 de Maio de 1974, na zona do Rio Jagarajá, limite de actuação das forças do Xitole, fomos alvo de uma violenta emboscada que nos causou dois mortos (um alferes e um cabo de transmissões), um ferido grave (o Comandante da Milícia de Cambessé) e uns, poucos, feridos ligeiros.

Procedia-se à segurança de uma minicoluna com materiais de construção para Cambessé.

No dia 30 de Maio de 1974 são detectadas e levantadas minas antipessoal e anticarro reforçadas com granadas de RPG. Foram colocadas depois da emboscada de 15 de Maio

Na noite de 5 para 6 de Junho, o quartel do Xitole foi alvo de tentativas de infiltração. Detectadas pelas sentinelas. Foi morto um elemento atacante.
Se tiver oportunidade voltarei a este incidente.

Por fim, no dia 15 de Junho de 1974 e na sequência de um patrulhamento para além da ponte dos Fulas [, sovre o Rio Pulom,] foi avistada, pendente de uma árvore, uma carta com um maço de tabaco Nõ Pintcha e um isqueiro.
Convidava o Capitão a reunir-se, nesse mesmo dia, nessa mesma picada, com os Comandantes e Comissário Político do PAIGC na zona.

E acabaram, assim, as operações militares no Xitole, nesse mesmo dia.

Por agora envio-lhes, além das minhas fotos de ontem e de hoje, uma da festa da entrega do quartel do Xitole feita à noite na povoação. Estou com dois jovens comandantes do PAIGC


Guiné > Zona Leste > Sector L1 > 15 de Junho de 1974 > Xitole> José Zeferino no dia da festa da entrega do aquartelamento, com dois Comandantes do PAIGC

Foto : © José Zeferino (2008). Direitos reservados.


As melhores saudações para todos que combateram, de ambos os lados, na Guiné.

As maiores felicitações e admiração para o Luís e camaradas por terem levado e continuarem a levar para a frente esta tertúlia luso-guineense.

José António dos Santos Zeferino

e-mail: josezeferino@netcabo.pt

2. Em 20 de Fevereiro foi enviada mensagem ao Zeferino nos seguintes moldes:

Caro José Zeferino:

Os meus cumprimentos e votos de boa saúde.

Podes considerar-te desde já e enquanto quiseres, membro da nossa Tabanca Grande.
É com muito prazer que te recebemos. Fizeste muito bem em vir até nós.

Fizeste parte da geração de combatentes que fechou a guerra. Pena foi que tenham morrido camaradas já depois do 25 de Abril, como nos dás conta. É inglório que um Batalhão com tão pouco tempo de comissão tenha a lamentar baixas. Ainda bem que tudo acabou.

Esperamos de ti algumas resenhas das tuas experiências na Guiné, se possível acompanhadas de fotos ilustrativas.

Parece que ainda estás profissionalmente no activo, mas deixo-te o convite, caso tenhas disponibilidade, para apareceres no dia 6 de Março pelas 14,30 horas, na Sociedade de Geografia (julgo que moras em Lisboa) onde poderás conhecer alguns elementos da nossa Tertúlia.

Recebe um abraço de boas vindas de todos os camaradas e amigos do Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné.

Carlos Vinhal

3 comentários:

Anónimo disse...

Caro José Zeferino

Sê bem vindo!!!

Há muito tempo que estva desejoso que entrasse alguém no blogue da companhia que substuiu a Cart 3492 a que eu pertenci, embora depois tivesse ido para as "africanas".
Tens de visitar também o blogue "Xitole" - www.pontedosfulas.blogspot.com
depois perceberás porquê.

Grande abraço
joaquim mexia alves

Anónimo disse...

– «(...) no dia 15 de Maio de 1974 (...) fomos alvo de uma violenta emboscada que nos causou dois mortos (um alferes e um cabo de transmissões), um ferido grave (o Comandante da Milícia de Cambessé) e uns, poucos, feridos ligeiros.»

1974 – Maio.15 (4ª feira)
Por essa ocasião no palácio do governo provincial em Bissau, o delegado da JSN e comandante-chefe tenente-coronel Carlos Fabião preside a uma reunião com 1400-1500 militares, durante a qual é decidida «a reestruturação democrática do MFA, seu alargamento a todos os elementos das Forças Armadas em serviço na Guiné e definição da missão das Forças Armadas como "garante da execução séria e integral do Programa do MFA em consonância com as aspirações populares"».
Entretanto no centro-sudeste da Guiné uma patrulha motorizada do BCac4616, desde há cerca de 4 meses estacionado em Bambadinca sob comando do tenente-coronel do MFA Luís Ataíde Banazol, procura contactos com o PAIGC para conversações sobre o cessar-fogo: em deslocação para sul, a coluna é alvejada na picada Mansambo-Xitole por disparos longínquos e os militares saltam apressadamente das viaturas, provocando a deflagração de minas que causam 2 mortos, 4 feridos graves e 14 feridos ligeiros.

> 2 Mortos, imediatos: JOAQUIM DOS SANTOS PINHO (Soldado da 1ª/BCac4616/73 colocada em Mansambo) e DOMINGOS DA SILVA RIBEIRO (Soldado da 2ª/BCac4616/73 colocada no Xitole). Mais 4 Feridos, graves (entre eles o oficial comandante de pelotão da 2ª/BCac4616/73, e um primeiro-cabo, ambos com as pernas destroçadas); e ainda 14 Feridos, ligeiros. De entre os "azuis" evacuados para o HM241, vieram em 20Mai74 a falecer: LUÍS GABRIEL DO REGO AGUIAR (Alferes miliciano da 2ª/BCac4616/73); e ESMERALDINO ANTÓNIO ESPANHOL CATAMBAS (1º Cabo da 3ª/BCac4616/73).

Foram estas, de facto, as 4 derradeiras baixas mortais "em combate", registadas no território da Guiné.

[Abreu dos Santos]

Anónimo disse...

Renato Adriao
Ex-Alf Mil Op Esp

Peco desculpa mas e preciso algumas correccoes ao sr Abreu dos Santos que parece ter uma boa fonte de informacao (a que eu gostaria de ter accesso)


Entretanto no centro-sudeste da Guiné uma patrulha motorizada do BCac4616, desde há cerca de 4 meses estacionado em Bambadinca sob comando do tenente-coronel do MFA Luís Ataíde Banazol,

(composta por forcas da 1ª/BCac4616/73 colocada em Mansambo, deslocando-se para Sul e forcas da 2ª/BCac4616/73 colocada no Xitole deslocando-se para Norte )

procura contactos com o PAIGC para conversações sobre o cessar-fogo

(se isso e verdade nao era essa a razao da missao do Xitole, talvez fosse um dos objectivos da 1ª/BCac, possivelmente so o comandante da 1ª/BCac nos poderia dizer):em deslocação para sul, a coluna é alvejada

(quando as duas forcas se encontraram no limite das suas zonas )

na picada Mansambo-Xitole por disparos

(de armas ligeiras e de RPG) longínquos(longínquos?? concerteza suficientemente perto para atingir o soldade oom um RPG no peito)

e os militares saltam apressadamente

(apressadamente??,queria que ficassem a espera que fizessem tiro ao alvo)

das viaturas, provocando a deflagração de minas que causam 2 mortos, 4 feridos graves e 14 feridos ligeiros.

(Note-se que esta area tinha sido armadilhada e minada recentemente)


Foram mortes em combate por muito estupido que tenha sido . Nao interessa; negar,esquecer ou responssabilizar quem quer que seja


Um grande abraco da AUSTRALIA para ti Zeferino e todos os camaradas que leiam