domingo, 26 de outubro de 2008

Guiné 63/74 - P3357: Os nossos camaradas guineenses (2): Foram votados ao esquecimento e abandono (Jorge Picado, ex-Cap Mil, CCAÇ 2589, 1970/72)

1. Mensagem do nosso camarada Jorge Picado, ex-Cap Mil da CCAÇ 2589/BCAÇ 2885, Mansoa, com data de 23 de Outubro de 2008:

Amigos

Ao visitar hoje a nossa Tabanca Grande depois de 3 dias de ausência, para colocar a leitura em dia, deparo com o P3340 do nosso camarada José Martins, que tem desenvolvido um grande e valioso trabalho na pesquisa e transcrição para os Tertulianos, e não só, da vasta documentação existente nos Arquivos Histórico-Militares.

De facto, e ideologias à parte, Os Nossos Camaradas Guineenses que combateram no Exército Português, não têm culpa de terem acabado do lado errado da refrega.

Conheci muitos, pois em Mansoa tinha, pelo menos, 2 Pel Caç Nat [58 e 61] adstritos à minha Companhia, da CCaç 15 (Balanta) à ordem do BCaç, naquela altura comandada pelo Cap Manuel José Nascimento [evacuado para o HM 241 de Bissau, e posteriormente para o HMP, juntamente com o Alf Mil Massano em 14 de Julho de 1970] e depois pelo Cap Inf QP Luís da Piedade Faria que transitou da CCaç 2588 (chegado a Mansoa depois de mim, em Maio de 1970) e tantos outro Milícias e guias.

Posso, portanto, também com conhecimento de causa, corroborar que foram exemplares na sua entrega à causa, dando-se de alma e coração pelo que julgavam ser o melhor para eles. E como protegeram tão bem as nossas costas? Tantas vezes à custa da própria vida? Quem é que não pode ter, pelo menos, gratidão por tal apego?

Mas afinal estas palavras não refletem mais do que sinceros lamentos chorados no muro das lamentações de todos os que sobreviveram às Guerras. Sim, porque queiramos ou não, o esquecimento e o abandono a que foram votados - eles e igualmente os Metropolitanos mais desfavorecidos - pelos Responsáveis, não acontece só em Portugal. Se analisarmos a História Mundial (e mesmo a mais recente em Países tão importantes) os exemplos são iguais. Depois de usados pelos Responsáveis, são descartados, como meros lenços de papel...

É TRISTE, MAS É ESTE O HUMANISMO QUE NOS PREGAM.

Desculpem esta catarse... e hoje até nem estou com azia, porque o Sporting lá ganhou.

Abraços camarigos (desculpas ao Mexia Alves também da CCaç 15, mas já depois do meu regresso, por roubar a sua marca)

Jorge Picado

P.S. Um obrigado ao Mansabanho (ou será Mansabense?) Carlos, por me ter embelezado a desenxabida escrita com umas boas fotos, não faltando o seu Porto de Leixões que , visto assim do ar, é bem bonito [mas não se compara com o de Aveiro!]. Julgo que a foto da Zona Portuária de Bissau é posterior à nossa estadia naquelas terras, pois tenho uma ideia diferente, para pior, daquele cais.
_______________

Notas de CV

Uma pequena resposta à provocação do Jorge Picado.

i - Caro Jorge, a tua escrita não é de modo nenhum desenxabida nem precisa de floreados.

ii - O Porto de Aveiro será mais bonito que o de Leixões, mas como neste caso, o tamanho conta, Leixões é muito mais importante para a economia Nacional.

Vd. último poste da série de 21 de Outubro de 2008 > Guiné 63/74 - P3340: Os nossos camaradas guineenses (1): O meu tributo (José Martins, ex-Fur Trms, Nova Lamego e Canjadude, CCAÇ 5, 1968/70)

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro Picado,
Esta era a catarse que todos deveria-mos fazer. Porque as tuas palavras,verdades nuas e cruas de uma vivência real. São espinhos cravados na sencibilidade de quem foi e é amigo daquelas terras e gentes.

Obrigado Jorge!

Um abraço do tamanho do Cumbijã,

Mário Fitas