segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Guiné 63/74 - P3761: Efemérides (14): 19 de Janeiro de 1971, estrada Bula-S. Vicente...(António Matos)

38 Anos de saudade, meus caros!

Mensagem de António Matos
, de 19 de Janeiro de 2009

Há precisamente 38 anos (19/01/1971), o dia começava como muitos outros, soalheiro, bonito demais para ser carrasco dum grupo de jovens que se viram envolvidos numa guerra que não compreendiam, que não alimentaram, e na qual se envolveram por determinação nacional.
Não se lhes perguntou se queriam defender algo que não conheciam e nem sequer sabiam os fundamentos que justificavam aquela guerra.
Eram jovens meninos, "teenagers" numa grande maioria, com sonhos de quem tem uma vida pela frente de projectos concebidos a solo ou a dois ou a muitos...

Fazem hoje 38 anos que os nossos camaradas José Maria Cabral Tavares (furriel), Diniz Pimentel Carvalho e César Vieira Andrade (soldados) viram as suas vidas ceifadas numa brutal emboscada na estrada Bula – S. Vicente.

Eu era o alferes daquele pelotão e quis o destino que nesse dia estivesse hospitalizado em Bissau por via duma duodenite que ameaçava degenerar em úlcera e passei incólume àquele tiroteio.
Já o mencionei neste blogue e volto a fazê-lo ser minha convicção que tal acidente teve a dimensão que teve porque, desgraçadamente, eu não estava presente.
Sinto que as mais elementares regras de segurança que eram apanágio daquele grupo de combate não foram seguidas por vicissitudes várias, o que deu de mão beijada aos emboscados as condições ideais de flagelarem e massacrarem aqueles homens.
Não me sinto possuído pelo síndroma pós-traumático da guerra mas convivo mal com o acaso daquele dia.

Passa hoje mais um aniversário de saudade daqueles que partilharam connosco uma agradável companhia desde os Açores até à Guiné e que tiveram na CCaç 2790 a sua casa, o seu ombro amigo, o conforto ou a advertência que o dia-a-dia ditava.
Estejam onde estiverem, estejam bem! Sereis sempre uma referência e uma bandeira que não nos deixará esquecer aqueles tempos!

Nem só de Guileje viveu a guerra da Guiné! E heróis houve-os nas mais insignificantes situações!
Nos mais miseráveis e recônditos buracos desabrocham estórias dum dramatismo incomensurável que a morte, só por si, deveria fazer erguer monumentos individualizados a cada uma das vítimas! Mesmo que nesses sítios não tivessem emergido escritores que transpusessem para livro tais epopeias!

Camaradas ex combatentes da Guiné,
Camaradas da CCaç. 2790,

Um grande abraço e votos de bom 2009 a todos!

António Matos
__________

Notas de vb:

1. António Matos, ex-Alf Mil da CCaç 2790/BCaç 2928

2. Último artigo da série em

3 comentários:

Anónimo disse...

Algumas das datas dos dias passados na Guiné, por motivos vários, já foram esquecidas ..mas o 19/1/71 jamais se apagará da minha memória.
O Tavares, o Andrade e o Carvalho deixaram-nos fisicamente naquele dia, mas sempre que haja 19 de janeiro, lembrar-me-ei deles e prestra-lhes-ei assim a minha humilde homenagem.
Salvador
Ex furriel Enfermeiro da CCaç 2790

Anónimo disse...

Desculpai só agora ter disposição para escrever este pequeno comentário. Cheguei a Bula em 05 de DEZ: 1970, em rendição individual. Foi o primeiro choque que me fez ficar a saber, onde realmente me encontrava. Tenho registado com alguma precisão, tudo quanto verifiquei quando lá chegamos. Auxilio demasiado tarde para estes camaradas. Guardo religiosamente uma foto do Tavares, que recordo com saudade sempre que folhei-o o albúm fotográfico.Luis Fernando G. Moreira, Ex. Fur. Mil. Trms. da C. Caç. 2789. Um abraço.

Anónimo disse...

Neste momento todos são herois, e cada vez vai aparecer mais. contam historias do que passaram e não passaram eu proprio chego a pensar onde há tanta imaginação na cabeça de pessoas que nada fizeram e agora querem passar por herois.Contam historias conforme o seu interesse. O Tavares era um bom rapaz, e um bom amigo ,assim como todos os soldados do 3º pelotão, eramos uma familia Lembro-me desse dia 19/01/1970,nunca o poderei esquecer. Aquele pelotão passou a maior parte da comissão a ser comandado por furrieis. O dia 19 foi para mim o recomeço da minha nova vida. O Carvalho foi morto ao lado do condutor onde era normalmente eu ir sentado.Por me encontrar em Augusto Barros,pois ia ser o responsavel pelo reordenamento.
Ex Furriel "ranger" Vaz Guedes
Lembro-me sempre do Tavares, Carvalho,Andrade, assim como de alguns que a minha memoria não me atraiçoa . Mas mais desses três, que foram e não vieram "paz as suas almas" estão e estaram sempre comigo, nesse dia 19/de cada ano.