quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Guiné 63/74 - P3766: Blogoterapia (85): Para que a História seja verídica (José Martins)

1. Mensagem de José Martins, ex-Fur Mil Trms, CCAÇ 5, Canjadude, 1968/70, com data de 16 de Janeiro de 2009

Boa tarde

Parece que estamos numa boa altura de fazer uma breve análise sobre aqueles que estiveram na Guiné e que pretendem que, antes de mais, a HISTÓRIA SEJA UM FACTO VERIDICO.

Se observarmos três números que se encontram no nosso blogue, temos:

Número de membros: 293
Número de visitas: 894.941
Período de tempo: 4 anos

Façamos a contabilidade:

Número de visitas, a dividir por 4 anos, a dividir por 365 dias, teremos 612,945 visitas diárias em média.

Número de visitas diárias a dividir pelo número de membros, resulta 2,09 visitas membro/dia.

Destes números se infere que somos uns fanáticos e visitamos duas vezes o blogue por dia, mas...

1. O número de membros tem vindo a crescer exponencialmente e, muitos deles não fazem visitas diárias. Eu, por exemplo, se num fim de semana não tiver que abrir o computador, aguardo por outro dia. Nas férias, estou mesmo de férias, nem tenho o PC próximo de mim.

2. O número de membros indicado não é um número médio, é o número actual.

3. Não acredito que um fanático esteja sempre a entrar na página para contar entradas. Se é fanático deixa a página aberta o dia todo, faz refrescamentos e vai lendo.

4. Resultado a que quero chegar: Não são só os membros que nos/se visitam. Mais alguém, como nós bem sabemos, visita estas páginas para consulta, curiosidade, estudo e mais não sei quantos motivos.

5. Prioridades: Que este blogue ou outras páginas, incluindo as dos jornais, reflitam, de facto, a verdade por mais crua que ela seja. Só desta forma podemos dignificar aqueles que, agora, já não nos podem ajudar a contar A VERDADE. Será que temos de organizar uma manifestação e, já agora, sessões de esclarecimento para que elucidemos todos aqueles que escrevem sobre a guerra, que tenham um pouco de pudor nos seus escritos, não fazendo das suas experiências FADOS DOS COITADINHOS e obter a comizeração de quem, também, não estando ao corrente de certos factos, deles faça heróis.

6. Por mim, já tive os meus 5 minutos de Glória ao servir o País. Por acaso, quem esteve na Guiné dois anos completos, teve 420.480 minutos de dor e sofrimento. Deixem de nos contar histórias, contemos é a verdade.

José Martins
__________

Notas de CV:

Vd. último poste de José Martins de 14 de Janeiro de 2009 > Guiné 63/74 - P3738: Recortes de Imprensa (13): A minha Guerra - José Paulo Pestana, Correio da Manhã, de 4/1/ 2009 (José Martins)

Vd. último poste da série de 22 de Dezembro de 2008 > Guiné 63/74 - P3661: Blogoterapia (84): Vai-te embora, tuga dum carago! (José Teixeira)

4 comentários:

Luís Graça disse...

Zé:

Tu que ainda dás no duro, como Técnico Oficial de Contas, mereces um destaque especial, neste dia em que o nosso blogue atinge as 900 mil páginas visitadas... Em 8 de Outubro últimos passámos os 800 mil. Escrevi aos meus queridos co-editores o seguinte, nesse dia:
__________


Devemos atingir esta semana a cifra das 800 mil páginas visionadas / visitadas. Estávamos em 400 mil em finais de Outubro de 2007. 600 mil em Abril. 700 mil em Julho de 2008. Tendo em conta a inevitável quebra, nas férias (Julho / Agosto= 1 mês), quer na produção, quer no consumo, tivémos, neste espaço de tempo, Outubro de 2007 a Outubro de 2008 (1 ano), um média de visitas mensais de 36 mil, ou seja, 1200 por dia, em números redondos... Em contrapartida, parece ter crescido menos o número de membros da Tabanca Grande Estamos agora com cerca de 270... Carlos, está-nos de facto a fazer falta a fotogaleria...

Gostaria que reflectissem sobre esta estatística... A vossa entrada para o blogue como editores e agora administradores foi decisiva. Já agora, foi quando ? Vocês lembram-se ? Não fora a minha e a vossa carolice (ou doidice, dirão as nossas mulheres as nossas mulheres), onde é que estaríamos ?

De Abril de 2005 a Outubro de 2008, já vão lá 42 meses, o equivale a duas comissões na Guiné... Mais uma que fizémos, lá, de carne e osso, chiça que já são três!!!

Vocês dois é que merecem, em primeiro lugar, os meus parabéns pelo trabalho, minucioso, laborioso, de formiguinha, de todos os dias. E depois naturalmente todos os demais amigos e camaradas da Guiné que nos escrevem... Sugestões, críticas e comentários a fazer ? Fico a aguardar. Vou produzir umas estatísticas e uns gráficos para posterior divulgação...Luís

_________

Zé: Tu, que ultimamenet tens andado mais próximo de nós, colaborando connosco, respondendo, sempre solícito aos meus pedidos de informação, também mereces um abraço especial. Aprecieo teu texto. Obrigado.

Luís Graça

Luís Graça disse...

Esqueci-me de acrescentar, Zé:

Hoje não faço mais nenhum...Fiz-te este comentário, e já chega. Hoje faz anos o meu puto mais novo, 25, médico.

Estou feliz, por mim e por ele e por todos nós. Pelo menos, os nossos filhos não tiveram que sofrer o nosso drama: faço 18 anos, vou dar o nome para as sortes, e daqui a dois ou três anos estou enterrado na merda, nas bolanhas da Guiné...

A melhor herança que eles podiam ter: a paz e a liberdade... Fizemos a guerra, somos hoje homens que amam a paz e a liberdade. Como ninguém...

Um bom dia para ti, amigo e camarada. Luís

Anónimo disse...

Parabéns ao Filho e
aos Pais.Ainda
bem que apostámos no Futuro..
Abraço
Jorge

Anónimo disse...

Fanático confesso deste EXCELENTE blog, tenho aqui a oportunidade de deixar o meu comentário. Não coloquei outros, porque com 41 anos penso que não me devo intrometer neste tipo de assuntos.

Ao ponto 3 do Sr. José Martins, acredite que tal como eu existem muitos fanáticos que entram duas, três vezes /dia e não fazem F5 (refresh). Sendo informático sei que a probabilidade de fazerem 'quase' todos, tal como eu, é muito elevada.

Ao ponto 4 do Sr. José Martins, porque sou fanático? Porque gosto do prazer que a leitura me oferece em geral, gosto da vertente histórica e autobiográfica em particular e das vossas vossas estórias, que contadas na primeira pessoa têm um 'sabor' extra muitíssimo interessante e particular.

Ao comentário do Sr. Luís Graça, com quem tive o prazer de falar longamente ao telefone num destes dias, parabéns ao seu filho, o meu faz 6 anos amanhã dia 22 de Janeiro.

Nota para o Sr. Luís Graça: Não se esqueça de implementar aquele esquema de comentários que falámos por telefone.

João Miguel Almeida