quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Guiné 63/74 - P3770: O meu Natal no mato (22): A RTP na Guiné, no Natal de 1969 (João Bonifácio)

1. O nosso camarada João G. Bonifácio, ex-Fur Mil da CCaç 2402/BCaç 2851, Guiné 1968/70, deixou, em 11 de Janeiro de 2009, este comentário no poste Guiné 63/74 - P3450: Blogoterapia (72): Comentário ao P3402 (Raúl Albino) :

Olá Amigos visitantes desta tabanca tão grande e onde a CCAÇ 2402 tem um pequeno espaço, alegria e saúde.

É bom ver que o meu amigo Raúl Albino tem tanta gente a ler estas coisas que todos nós por lá vivemos. Eu sei que o segredo do Raúl, para estar sempre em forma, era descansar o máximo. Ele gostava de ver, mas para dentro. Depois o calor ajudava. Eu, pelo contrário, só dormi dois dias seguidos, quando o furriel miliciano Machado, que era um açoriano, me drogou fortemente para resolver o meu paludismo. Aquele rapaz era tão corisco, mas curava todos. Era tão bom, tão bom, que até sabia mais que o médico da Companhia.

Bem, eu ia dizer que não tive essa sorte. Dormia pouco. Era uma questão diferente de vencer o tempo. Eu desde que cheguei à Guiné em 1968, decidi ocupar as 24 horas do dia. Assim e para além da supervisão do Rancho e cozinha, da messe de Oficiais e Sargentos e cozinha, do Armazém de géneros, da horta, dos animais, da padaria, da Cantina do Soldado e do Bar de Oficiais e Sargentos, ainda fazia trabalhos na Secretaria, dei aulas da 1.ª e 2.ª classes a miúdos locais, supervisava as duas bibliotecas, e ainda dava uns passeios pela tabanca à procura de qualquer pormenor estranho.

Às vezes dá para ver e o meu amigo Furriel Lopes, o tipo da ferrugem, e eu encontrámos uma criança tão mal, que a levámos e à mãe para o quartel de onde foi mais tarde evacuada para Bissau. Ah, e ainda fazia rondas, o que me permitia abastecer os militares que saíam cedo para operações, mas mais porque o Cap Vargas tinha um problema com os confidenciais. Assim, cabia-me a mim ir acordar os oficiais e sargentos, que depois acordavam os soldados. Era mesmo confidencial. Eu digo tudo isto, porque dormia pouco, e portanto tenho mil uma histórias para contar. Eu decidi que ocupando o tempo, iria ser melhor. Mas não quero, de forma alguma, dizer que todos os que pensaram em desligar o sistema todo por dois anos, fizeram mal.

Este Blogue tem-nos permitido a aproximação entre todos nos.

Muito em especial para o Raúl, eu quero adiantar mais um pouco sobre as mensagens de 1969 para a RTP. Quando nos foi comunicado que a RTP nos ia visitar para as gravações, o Comandante Vargas me chamou e me deu instruções para eu programar como iriam ser os locais e como iriam ser mostrados os militares e quem iria falar, já que todos seria impossível. Um dia eu mandarei as fotos que eu tenho deste episódio. No dia das gravações, ele decidiu tornar-se o actor, e decidiu ignorar tudo o que tinha combinado comigo. Fiquei de tal modo perturbado que decidi rasgar tudo quanto era o programa pré-estabelecido e fui deitar-me para o meu quarto. Passada uma meia hora, batem à minha porta e quando abri, deparei com um Major de Bissau que me disse saber o que tinha acontecido, e porque achou ser injusto, me convidava a deixar a gravação como eu entendesse, pois dava-me 5 minutos só para mim. Eu declinei educadamente, mas acho que não gostou, pois a resposta foi simples.
- Nosso Furriel, é uma Ordem.

Pronto, lá fui eu. Se o Raúl se lembra e onde eu e uns soldados e o miúdo Godinho aparecemos a gravar a nossa mensagem de Natal, mesmo ao lado do presépio, que na altura estava feito junto a Enfermaria, no Olossato. Como podem ver, meus amigos, cada um de nos passou o tempo como entendeu, e felizmente, ainda estamos com saúde para podermos falar destes episódios.

Eu adoro ler tudo o que por aqui escrevem. Apenas lamento que mais não apareçam e deixem um ar da sua imaginação. Os erros são mesmos próprios, e para isso eu mesmo tenho esse defeito, nunca leio o que escrevo até que já saiu do meu monitor. Sabem, o Raúl faz esse favor, e já agora, com toda a justiça, o Luís, o Carlos e o Virginio. Eu não tenho acentos nem sinais, os ingleses são muito simples!!! Não usam isso.

São 19.38 em Toronto, Canada, ou 02.38 em Lisboa. Vocês já estão a fazer o que faziam na guerra... a descansar, e eu ainda tenho que esperar. Estão a ver? Fiquem bem.

Um grande abraço para todos.
João G Bonifácio
Ex-Fur Mil do SAM CCAÇ 2402
Guiné 1968/70
__________

Notas de CV:

Vd. último poste da série de 2 de Janeiro de 2009 > Guiné 63/74 - P3690: O meu Natal no mato (21): CCAÇ 2402, Có, 1968, e Olossato, 1969 (Raúl Albino)

Vd. último poste de João Bonifácio de 12 de Outubro de 2008 > Guiné 63/74 - P3301: História da CCAÇ 2402: Em Mansabá não se passava nada...(João Bonifácio)

Sem comentários: