quinta-feira, 7 de maio de 2009

Guiné 63/74 - P4300: Ser solidário (35): Criação da Associação Portuguesa de Apoio Cultural e Económico à Guiné-Bissau (Zé Carioca)

1. Mensagem de José António Carioca, ex-Fur Mil da CCAÇ 3477, Guileje, Nov 1971/Dez 1972, com data de 7 de Maio de 2009: 

Caro Luis 
Tenho contactado com o Zé Teixeira sobre o assunto em referência. Antigamente usava o meu número de conta para a recolha de verbas enquanto a Associação (APAG) não estava devidamente regularizada. Entretanto fui dando mais importância ao trabalho de desenvolvimento dos projectos que tinha em mente, por vezes havia dificuldade em juntar as pessoas no mesmo dia para registar a dita Associação, até os documentos já tratados, por serem provisórios, perdiam a validade. Agora sim, isto está no rumo certo e, mais uns dias, já te posso enviar o número de conta da Associação que se passa a chamar APACEG (Associação Portuguesa de Apoio Cultural e Económico à Guiné-Bissau). 

Obviamente que agradeço àqueles que depositaram confiança em mim quando no ano passado depositaram dinheiro na minha conta particular para que pudesse comprar as sementes (*). Com a APACEG toda a gente pode contribuir com uma cota mensal ou de qualquer outra maneira, e a responsabilidade é de várias pessoas. 

Estou neste momento também a desenvolver um peditório de livros pelas escolas da minha zona, roupas e outros artigos que possam ser úteis para ajudar o povo da Guiné, brevemente te darei mais notícias e todos os dados para que se quiseres divulgar no blogue. 

Um abraço 
José Carioca

  Guiné-Bissau > Região de Tombali > Iemberém > Simpósio Internacional de Guileje > Visita ao sul > 2 de Março de 2008 > Três homens com um ar de felicidade... Ei-los aqui fotografados com um tesouro, a estatueta, em metal, da santa protectora dos Gringos de Guileje, encontrada nas escavações arqueológicas do antigo aquartelamento de Guileje... Da esquerda para a direita os valorosos representantes da penúltima unidade quadrícula de Guileje, a CCAÇ 3477 (Nov 1971 / Dez 1972): José Carioca, Abílio Delgado e Sérgio Sousa... O Zé Carioca é actor de teatro (amador?) e sei que vive em Cascais.
 __________ 

Notas de CV: (*) 

1 comentário:

Carlos Vinhal disse...

A pedido do camarada José Marcelino Martins, deixo este seu comentário.

Caro Zé Carioca
Caros camaradas e amigos da APAG

Neste post podem ter nas mãos um precioso auxiliar para a vossa missão:

A imagem de NOSSA SENHORA DE GUILEJE

Porque não fazer cópias da imagem e comercializa-las, como forma de obter financiamento spara a vossa/nossa causa?
Creio que qualquer elemento que tenha estado na nossa Guiné, mesmo não crente, gostará de ter em sua casa, não o original, mas uma cópia dum ícone que protegeu os nossos camaradas em Guilege e, como que por milagre, muitos anos depois, aparece a quem estava a preparar o terreno para o simpósio.

Um abraço do

José Martins