Em 23 de Setembro de 2009 o nosso Camarada Luís Graça fez-me chegar a seguinte mensagem para publicação:
S e r s o l i d á r i o
O Zé Teixeira tem 840 € para comprar sementes... e não sabe como fazê-los chegar aos/às destinatárias...
Não tenho tido notícias do Zé Carioca... Estamos com problemas organizativos em matéria de solidariedade com os nossos amigos da Guiné...
Ideias, precisam-se...
A AD não quer a massa, mas podem chegar as sementes ao Cantanhez...
Mas haverá também outras regiões a apoiar...
Luís
Esta mensagem resultou de uma outra que foi enviada pelo José Teixeira, em 14JUN2009, para o Luís Graça, com o título: “Ser solidário”:
Luís e gestores desta grande Tabanca.
Há tempos, na sequência das fotografias que o Carlos Silva tirou em Cabedú e fez passar no Blogue de todos nós, tomei a iniciativa tentar dar continuidade ao trabalho iniciado, em boa hora, pelo Zé Carioca de arranjar fundos para aquisição de sementes para a Guiné.
O Zé, na altura muito ocupado com o teatro, pediu algum tempo e ficou de arranjar uma conta bancária para canalizarmos para lá as nossas dádivas.
Por mim, iniciei de imediato a recolha em Matosinhos e agora tenho 840.00€ para entregar ao ao Pepito, dado que o Zé Carioca não dá sinal de vida e custa-me "arrancar" de novo com um projecto que foi por ele iniciado.
Por favor digam-me como hei-de fazer chegar às vossas mãos o dinheiro.
Entretanto, na impossibilidade de ir ao Grande Encontro da Tabanca, por afazeres de voluntariado, gostava que fizesseis chegar a todos os presentes um abraço amigo.
José Teixeira,
A mensagem foi reenviada pelo Luís para o Pepito - “ad Bissau” - em 15JUN2009, com o título: “Ser solidário”, e recebeu do mesmo a seguinte resposta:
Luís,
Para a AD é claro que se trata de uma iniciativa excelente e cujos frutos, em termos de beneficiar as populações locais, já se vêm no entusiasmo das mulheres horticultoras.
Todavia, preferimos que a gestão desse fundo seja feita pelo grupo de colaboradores que está aí em Portugal, podendo eu (estarei aí na segunda metade de Julho) colaborar na identificação do melhor uso a dar.
Não tenho falado com o Zé Carioca por culpa minha. Fiquei de lhe enviar um documento para a colaboração entre a associação Convergência e o Grupo de teatro "Os Fidalgos" e ainda não o fiz. Dentro de 2 dias ele terá esse documento e aí terei força moral para lhe escrever sobre este assunto.
Abraço para ti Alice e teus filhos (a vinda do João em Dezembro, considero um dado adquirido).
Pepito
Imagens: © Wikipédia (2009). Direitos reservados.
__________
Nota de MR:
Vd. poste anterior desta série em:
1 comentário:
Tive oportunidade de falar com o Pepito sobre a forma de avançarmos com acções concretas de "mais que dar o peixe, dar a cana e ensinar a pescar".
Isto é, através de Investimento, criar condições junto dos autotenes para melhorarem as condições de vida.
Tal como em Cabedu, abrir furos artesianos, montar o sistema de energia solar, adquirir a bomba de água, para depois dar as sementes para a população semear e tirar proveito.
Acabo de receber uma mensagem do Pepito que segue abaixo.
Aguardo informações complementares para o arranque do projecto numa tabanca do interior da Guiné.
No que respeita a custos com a abertura do furo e primeiro local onde se vai fazer a experiência.
Depois pugnarei para que se abra uma conta bancária de modo a que quem quizer contribuir o possa fazer, com a garantia da AD e do Pepito de que os dinheiros angariados serão para o projecto.
Caro Amigo Zé Teixeira
Antes de sair de Lisboa tentei por variadíssimas vezes entrar em contacto contigo por telefona. sem sucesso. Calculei que estivesses de férias e tivesses desligado o telefone.
Era para me despedir e para te informar sobre os dados que me pediste para os poços de água:
» custo de 1 placa solar de 175 W: 455 euros
» custo de 1 bomba solar submersível: 950 euros
Pepito
Zé Teixeira
Enviar um comentário