terça-feira, 22 de setembro de 2009

Guiné 63/74 - P4990: Agenda Cultural (28): 20 de Outubro de 2009 - Dia do Veterano de Guerra em Aljubarrota/Alcobaça (José Eduardo Oliveira)



1. O nosso Camarada José Eduardo Reis de Oliveira (JERO), foi Fur Mil da CCAÇ 675 (Binta, 1964/65), enviou-nos o programa e um convite para o Dia do Veterano de Guerra em Aljubarrota/Alcobaça, que vai decorrer em Aljubarrota e Alcobaça em 20 de Outubro de 2009:






CONVITE

A.P.V.G. - Uma pouca de história da Delegação de Alcobaça

A APPVG está representada na região de Alcobaça desde 23 de Novembro de 2007.

Nestes dois anos tem feito um trabalho paciente e regular no sentido de se dar a conhecer aos ex-combatentes deste populoso concelho, com 18 freguesias.

Estima-se em cerca de 700 os ex-combatentes da região, a quem temos tentado chegar com a ajuda da maior parte dos Presidentes das Juntas de Freguesia.

Em Alcobaça, sede do concelho, já fizemos diversas acções de sensibilização, nomeadamente no que diz respeito à informação sobre cancro na próstata e diabetes,
conseguindo trazer à cidade especialistas médicos reputados, que fizeram as suas comunicações no Auditório Adâes Bermudes.

Fizemos o acompanhamento de ex-combatentes a Consultas de Psiquiatria e Psicologia no Hospital de Coimbra.

Temos também ajudado diversos ex-combatentes com problemas de stress pós traumático junto de diversos Centros de Saúde da região no preenchimento do “Modelo 1” que, embora existindo às centenas nas estantes dessas instituições, eram praticamente desconhecidos.

Desde há dois anos a esta parte que temos tido um stand de informação durante a Feira de S.Bernardo, que decorre durante uma semana em Agosto (de 20 a 27), e que é visitada por milhares de pessoas."

Já visitámos escolas onde fizemos comunicações sobre a Guerra do Ultramar.

Temos tido o apoio da C.M. de Alcobaça e contamos dentro em breve ter uma sede para a Delegação de Alcobaça.

Actualmente estamos presentes uma vez por semana para atendimento de ex-combatentes na Sede da Junta de Freguesia de Alcobaça.

Embora tentando estar presentes no maior número de convívios pretendemos como principal prioridade ajudar no terreno os que têm problemas e precisam de ajuda enquanto estão vivos.

Valorizamos as lápides de homenagem àqueles que já morreram mas privilegiamos a ajuda enquanto em vida.

Alguns elementos da actual Direcção-
Ø PRESIDENTE: José António Lopes Fialho, associado n.º 10015
Ø VICE-PRESIDENTE: Jorge Conceição Feliciano, associado n.º 44846
Ø SECRETÁRIO: António Damásio de Campos, associado n.º 44847
Ø TESOUREIRO: José Luís dos Santos, associado n.º 44849
Ø VOGAL: José Coelho Marques Maria, associado n.º 44848
Ø SUPLENTE: José Eduardo Reis de Oliveira, associado n.º 44845
Ø SUPLENTE: João Gomes Cordeiro Marques, associado n.º 45207.

Aljubarrota

Vila antiquíssima, o seu nome está ligado à célebre Batalha que deu a vitória ao rei D. João I, em 14 de Agosto de 1385, contra o invasor castelhano. Tornou-se um dos mais fortes símbolos de independência, coesão e orgulho nacional.

A povoação conserva a traça antiga de natureza histórico-medieval, com prédios caracterizados pelo uso de cantarias, colunas, janelas de geometria vária, cor branca nas paredes e volumetria que não ultrapassa o primeiro andar.

A vila é rica em motivos arquitectónicos, memórias históricas e pedras ancestrais, que constituem um museu vivo da História portuguesa.

Ex-libris de Aljubarrota, o Largo do Pelourinho, verdadeira sala de visitas da Vila, conjuga a harmonia da sua dimensão e equilíbrio com a notoriedade dos monumentos que a preenchem.

O conjunto constituído pelo pelourinho, torre sineira isolada e casas das Juntas, é um dos mais belos exemplares arquitectónicos, no seu género, existentes no País.

A Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres constitui o mais antigo monumento de Aljubarrota e o de maior relevo histórico. A Casa dos Capitães, situada junto ao Largo de Nossa Senhora dos Prazeres, é um belo edifício do século XVIII com belíssimas janelas aventaladas, cuja reconstrução, constante de uma lápide é de 1779.

Situada na Rua Direita fica a Casa dos Carvalhos, edifício do século XVIII, de acordo com a data de 1778 que encima uma das portas.

Na praça Brites de Almeida, enquadrada pelo conjunto constituído pela Casa do Celeiro e ruínas da Casa da Padeira, fica a estátua de Brites de Almeida ("a estátua da Padeira").

Sobre a parede do Celeiro, motivos de azulejaria lembram os oragos e vários motivos de Aljubarrota.

O povo de Aljubarrota guarda religiosamente a sua pá em ferro martelado coevo. Pode ser vista na casa solarenga da família Carreira, descendente dos Capitães de Aljubarrota, na Rua Direita.

Um abraço,
JERO
Fur Mil Enf da CCAÇ 675

Fotos: José Eduardo Oliveira (2009). Direitos reservados.
___________
Nota de M.R.:

Vd. último poste desta série em:

Sem comentários: