quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Guiné 63/74 – P5000: Filatelia(s) (3): Selos emitidos pelo novo Estado da GUINÉ-BISSAU Após a Proclamação da Independência (Jorge Picado)


1. Mensagem de Jorge Picado (*), ex-Cap Mil da CCAÇ 2589/BCAÇ 2885, Mansoa, CART 2732, Mansabá e CAOP 1, Teixeira Pinto, 1970/72, com data de 12 de Julho de 2009:

Camaradas,

Dando andamento à sugestão do nosso Editor Chefe, sobre selos da Guiné-Bissau, após a publicação da 1.ª emissão, que o nosso caríssimo pira da minha saudosa MANSOA, adquiriu in loco, como possuo algumas das emissões deste Estado, bem como de Cabo Verde, Angola, Moçambique e até S. Tomé e Príncipe, vou enviar digitalizações das minhas folhas (Guiné-Bissau), ainda que não por ordem de emissão.

Após a Proclamação da Independência, foram emitidos os seguintes selos pelo novo Estado da GUINÉ-BISSAU:

1.º - 1974 - Proclamação do Estado. Efígie de Amílcar Cabral. São os que já foram publicados.
2.º - 1975 – Selo da República Portuguesa de 1973, comemorativo do Centenário da OMI-OMM, com sobrecarga, impressa a preto. (Ainda não o digitalizei).
3.º - 1975 – O 1.º, com fundo azul e a data “24 de Setembro de 1973”, mas também existe a mesma série com a data “21 de Setembro de 1973” ??? (Não possuo).
4.º - 1976 – Fundação do Partido. “19 de Setembro de 1956”.
5.º - 1976 – Aniversário de Amílcar Cabral.
6.º - 1976 – Proclamação da Independência.

Destes 3 últimos, cuja taxa é em pesos, também há as séries com a taxa em escudos, mas não as tenho.

7.º - 1976 - Trasladação dos Restos Mortais de Amílcar Cabral.
8.º - 1976 - XX Aniversário do PAIGC.
9.º - 1976 – Máscaras e Folclore, correio normal e correio aéreo.
11.º - 1977 – III Congresso do PAIGC.

Na folha onde tenho as emissões indicadas em 4.º; 5.º, 6.º e 7.º lugar, há também um selo da emissão de Cabo Verde referente ao 3.º Aniversário do assassinato de Amílcar Cabral.


Por sua vez na folha onde se encontram as séries indicadas em 8.º e 11.º lugar, estão também os selos emitidos em Cabo Verde e relativos a esses eventos.

Entretanto posso ir mandando outros desde que julguem ser de publicar.

Abraços para toda a equipa editorial que torno extensivos a todos os caríssimos camaradas.

Um abraço Amigo,
Jorge Picado
Cap Mil da CCAÇ 2589/BCAÇ 2885 e CART 2732

Documentos: © Jorge Picado (2009). Direitos reservados.
___________
Notas de M.R.:

Vd. postes anteriores desta série em:

15 de Setembro de 2009 > Guiné 63/74 - P4952: Filatelia(s) (2): Envelopes e selos comemorativos da Proclamação do Estado da Guiné-Bissau - 1974 (Magalhães Ribeiro)

3 comentários:

José Marcelino Martins disse...

Caro filatelista Jorge Picado

É com prazer que te volto a ler, e na faceta de filatelista, que não conhecia, mas que conheço a "arte", que no meu caso e muito rudimentar, da lavagem, secagem, etc, dos selos.

Era uma das paixões do meu pai, que infelizmente (só anos mais tarde os filhos dão conta disso) já não está entre nós há 33 anos.

Incentiva os teus filhos e netos a continuar nessa prática, para que não aconteça à tua colecção o que aconteceu à do meu pai: estagnou em Fevereiro de 1976.

Um abraço

José Martins

Anónimo disse...

Caro José Martins
Obrigado por me teres catapultado para a categoria de filatelista, mas apenas fui um simples coleccionador de determinado grupo de selos, nunca tendo passado disso.
Pelos mesmos motivos que apresentas, relativamente ao teu falecido pai, desde janeiro de 1978dei por terminada essa minha paixão.
Não via qualquer interesse por parte dos descendentes, e olha que tenho 4 filhos e 8 netos, de modo que lhes deixo quase 2 dezenas de pastas cheias de folhas com emissões não oblitoradas, sem contar com as muitas séries completas de emissões oblitoradas e outros produtos filatélicos.
Não sou capaz de me desfazer delas, colocando-as à venda.
Os descendentes que lhes dêem o destino que quizerem.
Um AB
Jorge Picado

Anónimo disse...

Correcções ao meu comentário.
Obliterados em lugar dum impertinente "oblitorados" e quiserem em vez dum indecente "quizerem".
Jorge Picado