6 de Janeiro, Dia de Reis, é também dia de aniversário do nosso rei dos desportos radicais. Por acaso sei a idade que o nosso camarada Paulo Santiago* tem, mas não digo, porque neste caso não tem a menor importância.
Desta vez, não são os editores que estão a prestar a singela homenagem de aniversário, não senhor; desta feite é um camarada da tertúlia que mandou o trabalho que abaixo se publica.
Eu, pessoalmente, apenas passei a tarde toda até agora (23h35m) a tentar localizar todos os postes que o Paulo com o seu trabalho, originou no nosso Blogue. Desculpa Paulo, mas desisti ao 57.º e após ver letras e algarismos aos saltos. Prometo continuar por estes dias a árdua tarefa a que me propus, porque tu mereces. Tens um manancial de intervenções, a todos os níveis notável. Parabéns.
Para ti e sobre ti, diz assim o Mário Migueis da Silva:
O PAI DO RUGBY EM ÁFRICA
Paulo Santiago, o "Pai do Rugby em África"
Caricatura de: © Mário Migueis da Silva (2009). Direitos reservados
Ao contrário do que legitimamente pensaram, não vamos relatar a visita do Pai do Rugby a África, mas tão só, e com igual grau de legitimidade, dar a conhecer aos menos informados que o Pai do Rugby em África tem nome e é português. Chama-se Santiago - Paulo Santiago - e nasceu para os lados de Águeda, Aguada de Cima, onde ainda reside.
Frequentou a Escola Superior de Agronomia, em Coimbra, que testemunhou os seus primeiros ensaios e conversões. Mas eu, simples narrador da história, só uns anitos mais tarde o conheci, lá para os lados do Saltinho, na Guiné, onde então ondulava pavilhão português.
Estávamos em 1971, talvez meados. Tinha (ele, o alferes Santiago) chegado na véspera da metrópole, onde gozara férias – duvido que merecidas - na santa terrinha de deliciosos comes e bebes. Cruzámo-nos na parada, ele vindo do abrigo do célebre Pelotão de Nativos 53, que comandava com um orgulho maluco, e eu de um lado qualquer, de que me não lembro nem interessa ao caso.
- Que é isso, Santiago?!...
- É uma bola de rugby, que trouxe ontem da metrópole, - respondeu com um largo sorriso, exibindo-me a alva bola com cara de melão..
- De rugby?!...
- Pois… Logo à tarde vamos fazer o primeiro treino no campo de lançamento dos frescos.
Ah, granda maluco!..., pensei eu sem dizer nada, que o homem podia levar a mal.
Só no dia seguinte soube – eu, o narrador – do que se passara na clareira a norte do Saltinho, onde, à falta de colunas de reabastecimento, os Nord Atlas lançavam pára-quedas com frescos e coisas assim.
- Com pernas fracturadas foram só dois, mas há mais estropiados com cabeças rachadas e dentes partidos, entorses e luxações. Ui, meu furriel, a coxear eram mais que muitos!..., - contava-me, tim-tim por tim-tim, o Cruz das Transmissões.
É claro que os senhores comandantes dos pelotões da Companhia ficaram assaz furiosos com o extenso rol de baixas, tal como o pacato Alferes Médico da Unidade – o Dr. Faria, oriundo da cidade-berço, que Deus tenha! – com tantos trabalhos e canseiras, para além da razia verificada nos stocks de álcool, tinturas, massagins, ligaduras e adesivos.
- Isto, assim, não pode ser, meu capitão!, - queixava-se alguém ao Comandante, que, não sendo homem de atitudes precipitadas, ouvia, ouvia, e ia registando tudo mentalmente, como poderia depreender-se dos seus ligeiros e concordantes acenares de cabeça.
- Ó Santiago!, - chamou o Capitão discretamente, à porta da messe, já no final do dia, antes do jantar.
- Sim, meu Capitão?... – respondeu prontamente o nosso herói, com um sorrisinho inocente.
O Capitão Clemente, com o seu olhar verde metalizado a brilhar por sobre aquela pêra de azeviche, varreu o Santiago de cima para baixo e, em seguida, de baixo para cima, enquanto tentava encontrar as palavras adequadas para lhe transmitir a mensagem que se impunha. Finalmente, chupou profundamente a ponta já nos iscos do indispensável SG Ventil e, com aquela voz cavernosa como só a dele, sentenciou por entre uma baforada meia de alívio, meia de desalento:
- Vá-se f....!
Esposende, 06/01/2010
Mário Migueis
Nota: O texto acima não passa de mera ficção, nada tendo os diálogos constantes a ver com a realidade e, muito menos, com a personalidade e brio moral dos intervenientes, antes traduzindo a suposta reacção do autor que, no lugar do Capitão Clemente, teria realmente dado igual sentença, mas sem pontinhos e com todas as letras.
Moita, Bairrada > CDUP > 9 de Junho de 2007 > Partida de râguebi, entre duas equipas de séniores, durante a qual se conheceram os nossos tertulianos Paulo Santiago (ex-Alf Mil, Pel Caç Nat 53, 1970/72) e Miguel Vareta (ex-Fur Mil, 38.ª CCmds, 1972/74)
Palavras para quê? É o Paulo Santiago em acção.
Guiné > Saltinho > Outubro de 1971 > Equipa de futebol: de pé, da esquerda para a direita: 1ºcabo Cosme(Pel Caç Nat 53, Fur Mil Bernardes(CCAÇ 2701) Fur Mil Moreira (CCAÇ 2701), Alf Mil Santiago(Pel Caç Nat 53), Alf Mil Julião e Cap Clemente (CCAÇ 2701); de joelhos, Alf Mil Mota (CCAÇ 2701), soldado Bobo(Pel Caç Nat 53), Alf Mil Oliveira, Rocha e Martins Faria (médico), todos da CCAÇ 2701.
Foto do Pel Caç Nat 53, comandada pelo ex-Alf Mil Paulo Santiago
__________
Notas de CV:
Paulo Santiago foi Alf Mil e Comandante do Pel Caç Nat 53, Saltinho, 1970/72,
(*) Para ver todos os postes do Paulo Santiago, clicar no marcador com o seu nome, inscrito no lado esquerdo da nossa Página.
Vd. último poste da série de 5 de Janeiro de 2010 > Guiné 63/74 - P5590: Parabéns a você (62): Valentim Oliveira, ex-Soldado Condutor Auto da CCAV 489/BCAV 490 (Editores)
Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
25 comentários:
Camarada, Paulo Santiago!
Feliz aniversário, com muita saúde.
Parabéns pelas tuas 63 risonhas primaveras.
Forte abraço do tamanho do Corubal.
Artur Soares
(Cart. 3492, Xitole)
Caro Paulo Santiago
Muitos parabéns!
Continua com a tua 'pedalada' para nos dares o exemplo.
Um abraço
Hélder S.
Um abração, Paulo, dez mil parabéns pelos teus 63 anos.
Estás quase igual a mim que faço 63 em Março.
Ainda faltam 6 para os 69, de idade. Porque há muitos outros 69s a fazer,contas reviradas de um homem e uma mulher, 69s para gente de todas as idades, como há tempos recordou o nosso Jorge Félix ao recomendar na TV um bom 69 a todos os portugueses, no ano de 1969.
Como és um homem radical, (vais à raiz de tudo!), chegarás aos 79, aos 89 e quase aposto, aos 99.
Hoje recebi carta tua, com um cheque de 17 para pagamento do meu Diário da Guiné que já recebeste e leste.
Obrigado por teres gostado do meu livrinho.
Duplo abração,
António Graça de Abreu
Obrigado
Caro Paulo,
Parabéns pelo teu aniversário,idade,pessoa e escritos -58- que acabei de ler!
Saúde para ti e teus familiares.
Um abraço de parabéns e um dia muitíssimo bem passado!
António Tavares
Caro Paulo
Que contes muitos junto dos teus e com muita saúde.
Vitalidade parece não te faltar.
Parabéns
Juvenal Amado
Bem vindo aos grupo dos 63.
Queria colocar-te uma COROA na cabeça (em dia de Reis), mas como já tens um penteado igual ao meu, não sei se a mesma vai escorregar.
No entanto aqui deixo o meu abraço fraterno e que continues a "perseguir-me" na idade, porque a tua amizade já não me persegue: JÁ A TENHO GARANTIDA!
José Martins
Oh meu camarigo Paulo Santiago
Então tu fazes anos no dia de Reis!
Só podia ser, homem!
Como a um Rei que tu és, da amizade e da camaradagem, ou melhor dizendo da camarigagem, inclino-me numa vénia respeitosa, e tirando o chapéu, (que não uso), atiro com ele ao ar e grito a plenos pulmões:
Parabéns ao Rei Paulo, que hoje faz uma "porradaria" de anos!
E agora a sério, um abraço forte e camarigo de parabéns e que passes este dia no gozo dos anos que fazes.
Caro Paulo Santiago
Um Feliz dia de anos e muitos parabens pelo teu aniversário são os meus votos para um camarada que nasce em dia de REIS.
Um abraço
Mário Pinto
Caro Paulo Santiago,
A um rei presta-se vassalagem.
Aos amigos prestam-se homenagens.
Aos "CAMARIGOS" como diz o MEXIA ALVES E MUITO BEM,presta-se tudo ao mesmo tempo até porque todos
fomos um bocadinho Reis naquelas terras da GUINÉ.
Parabens e um óptimo dia de aniversário e muita saúde.
Um grande abraço do camarigo
ADRIANO MOREIRA-EX-FUR.ENF.CART.2412 - BIGENE,BINTA,GUIDAGE E BARRO
1968/70. "SEMPRE DIFERENTES"
AMIGO E CAMARADA DE GUINÉ, PAULO SANTIAGO MAIS UM ANO.
PARABÉNS A VOCÊ
NESTA DATA QUERIDA
MUITAS FELICIDADES
MUITOS ANOS DE VIDA
HOJE É DIA DE FESTA
CANTAM AS NOSSAS ALMAS
PARA O AMIGO PAULO SANTIAGO
UMA SALVA DE PALMAS.
PAULO E QUE DAQUI A UM ANO EU TE ESTEJA CANTANDO MAIS UM TEU ANIVERSÁRIO.
UM ABRAÇO DO TAMANHO DO MUNDO PARA TI E TUA FAMÍLIA.
SANTIAGO :
NÃO É QUE 63 SE CONFUNDE COM G3...DASSSSSSE.
PARABÉNS E MANTEM A TUA IRREQUIETUDE PROPRIA DA TUA JUVENTUDE.
UM ABRAÇÃO DO
JOSE CARVALHO
EX FUR MIL OP/ESP/GUILEJE)
EX BT/GNR
Parabéns e felicidades por mais um aniversário, aproveito para te dizer que leio com bastante estímulo as tuas prosas.
Um abraço Colaço.
Caro Grande Paulo,
Se à internet tenho alguma coisa a agradecer, e tenho, nessa conta, está, e na linha da frente, poder-te contar como amigo, o que, diga-se, só foi possível pelo conhecimento pessoal que resultou da partilha nesta tertúlia da Guiné (dos que andaram na tal "guerra de África", a consagrada expressão lavada com lexívia revisionista a caminho do negacionismo e porque dizer-se "guerra colonial" é hoje um interdito semântico decretado pelos direitinhas aprumados da neo-saudade colonial de matriz castrense, a dos "chicos") e pelo teu amor ao ragueby que te trouxe a Lisboa. Desse encontro, aboletados numa mesa gastronómica em Carnide, com a companhia simpática de uma tua filha, registo um marcante momento de conhecimento com estima e consideração, só deslustrado pela "baixa" irreparável do teu magnífico barrete fula (ou mandinga?) que antes te agasalhava a farta cabeleira e que deixaste que o acaso o desenfiasse na esperança provável de teimar em voar de regresso às suas origens, as naturais.
Em idade, comparando-te comigo em BI, és um puto. Apesar de, na Guiné, termos sido contemporâneos sem nos cruzarmos em bolanha alguma. Portanto, e se a antiguidade ainda é um posto, baixa lá esse corpanzil de homem grande e bom para te dar um abraço forte e fraternal, desejando-te o máximo de vida com o pleno das felicidades possíveis que a idade permite.
João Tunes
PS - Só um grande homem tem direito a uma grande evocação. Parabéns por teres merecido o magnífico texto, do melhor que li aqui, da autoria do Mário Migueis.
Miguéis:
Adorei o teu texto e o cartoon... É de génio, essa, de pôr o nosso Paulo a transformara a pista do Saltinho em campo de rugby.. Só não sei se ele te perdoa o facto de o teres posto a nascer... na Mealhada.
Não estou certo desse pormenor biográfico, mas cà o nosso façanhudo Santiago não vai gostar mesmo nada: se não me engano, ele é nado e criado em Aguada (não sei se a de Baixo ou se a de Cima), concelho de Àgueda, a terra do melhor leitão do mundo ... Ainda me arranjas uma guerra entre vizinhos...Parabéns, mais uma vez, pelo teu talento e sentido de humor...
Quanto ao Paulo, que poderei, que poderemos nós dizer mais ? É um homem cheio de predicados, agora muito menos façanhudo do que quando era "el comandante"...
É um histórico do nosso blogue, trouxe com ele emoções a rodo (o seu regresso à Guiné, em 2006, com o filho João, chamei-lhe eu "a viagem de todas as emoções")...
O Quirafo, o massacre do Quirafo, bateu forte, e alimentou o blogue durante semanas e semanas... E depois o caso do morto-vivo do Quirafo, o Baptista, que ele, Paulo, tanto tem acarinhado... Um por cento dos postes desta II série do blogue devem ser dele... Mas ele já vem de trás, do I, e vai trazendo sempre novos amigos e camaradas... Com ele, é assim: Venham mais cinco!
Paulo: pelo ser humano excepcional que tu és, mereces comemorar o centenário! Nessa altura, faremos uam festa de caixão à cova!... Bebo um copo à sua saúde e longevidade! Luís
Para o Paulo...
E por que hoje é Dia de Reis, o teu dia, aqui vai um enigma na língua de Cervantes e de Garcia Lorca:
Qué hubiera sucedido si en lugar de 3 Reyes Magos, hubieran sido 3 Reinas Magas?
- Ellas habrían pedido ayuda para llegar.
- Habrían llegado a tiempo.
- Habrían ayudado en el parto.
- Habrían hecho una limpieza en el establo.
- Habrían llevado regalos útiles.
- Habrían llevado una comidita...
Pero... ¿qué hubieran dicho al salir de allí? Tan pronto hubieran salido dirían...
- ¿Vieron las sandalias que María estaba usando con aquella túnica?
- El niño no se parece a José.
- ¿Cómo es que ella puede dejar todos aquellos animales dentro de la casa?
- Y el burro que ellos tienen está bastante acabado...
- Yo sólo quiero ver, cuándo ella te va a devolver la cazuela, que le llevaste con el macarrón.
- Me dijeron que José está desempleado...
- Virgen que caramba! Yo me acuerdo muy bien de ella, en la época del colegio.
Parabéns!
Abraço Grande!
Jorge Cabral
Caro Paulo
Parabéns!
Muitos e bons a virem com saúde e alegria.
A propósito desta, conheço um "sítio" e, lá para a Primavera te direi. Caramba só de ver a descida os ditos até se encolheram...ih pá.
Um abraço e que muitos dias seis de Janeiro aí venham para os comemorares com Família e Amigos.
Abraços do Torcato
CAMARADÃO:
Nãopreciso de dizer mais nada doque outros disseram.
Continua a "escalar".
Até para o ano ( em termos de aniversário ), porque antes devemos encontrarmos no ENCONTRO NACIONAL ( que já tarda ).
UM ABRAÇO
CMSANTOS - CART 2339 MANSAMBO 68/ 69.
Caro Paulo Santiago
Sinceros desejos de um feliz aniversário e da continuidade intemporal dessas força e disposição para as actividades ditas radicais, sejam elas: o "Rugby", o "Rafting", o "Rappel", quiçá (porque não) o "Parapente" ou o "Bubble Jumping".
Já agora deixa-me aproveitar para comentar, um pouco tardiamente, pois na altura aunda não andava por esta Tabanca, um Post teu (penso que de 2006), relativo à tua revisita ao sitio onde te puseram a fazer a guerra.
A alegria, o entusiasmo, a emoção, e mesmo a comoção que sentiste e tão bem conseguiste transmitir desse reencontro com os lugares e as gentes, mostram (mesmo sem te conhecer pessoalmente) a tua profunda humanidade.
E diga-se, uma também apurado sentido estético, o Saltinho é (pelo menos era) talvez o sitio mais bonito da Guiné Continental e afirma-o quem a conheceu "aereamente de lés a lés"
Viva a verdadeira juventude, estado e condição completamente independentes da idade.
Recebe um forte abraço
Jorge Narciso
FAP
Caro Paulo:
Parabéns!
Que seja por muitos e bons anos.
Um abraço.
Manuel Reis
CARO SANTIAGO,
ESPERO QUE GOZES ESTE DIA DE ANIVERSÁRIO RESPIRANDO SAÚDE POR TODOS OS POROS,NA MAIS COMPLETA ALEGRIA JUNTO DOS TEUS.
QUE OS PROXIMOS TRINTA E SETE,PELO MENOS,POSSAM DE IGUAL FORMA SER GOZADOS.
UM ABRAÇO
MANUEL MAIA
É bonito de se ver este encadeado de felicitações ao Paulo Santiago - a que evidentemente me associo!
Andaram vocês a esmerar-se,
a esfoçar,
a esforçar-se,
a inspirar e a expirar,
a forçar a marcha,
a correr contra o tempo,
a arrancar as folhas do calendário e os cabelos,
a rir, a chorar, a clamar, a gritar,
a escalar o Evarest,
a pôr a mão na boca para não gritar,
a conter-se,
a não querer chamar o 112 a não ser em caso de perigo grave iminente que não possa ser evitado,
... e o sacana do aniversariante, do homenageado,
do sexa radical,
do comandante do pelotão de caçadores nativos 53
fui apanhá-lo numa boa,
já perto da Mealhada,
a acaminho de casa,
que é na Aguada,
a desoras,
eram p'raí onze e picos,
meia-noite coisa e tal...
Imaginem: estava de folga,
o gajinho,
ia a conduzir,
quando lhe telefonei,
estava bem disposto,
fazia anos,
duplos,
60 e tal de nado e criado,
e sobretudo 40, de EPI...
Imaginem,
estava a comemorar os 40 anos de EPI...
Eh!, pá, faço hoje 40 anos de EPI. Fui lá,com o Victor Junqueiro, deram-me um mapa
para não me perder
naquele conventão de mil e um assoalhadas,
foram porreiros comigo,
adorei,
tirei fotos,
vou escrever um texto para o blogue...
Obrigadinho, até logo,
ainda nem abri o computador... Eh!, pá, tou a conduzir, tás a ver, foi um dia em cheio...
E do outro lado, eu respondi:
- Parabéns, meu,
bebe os copos todos por nós,
que a gente não tem a tua pedalada!
Amigo Paulo
Não podia deixar passar em branco esta data...
Espero que perdure por muitos e bons anos assim como a nossa amizade. Sei que sabe o grande respeito e carinho que tenho por si.
Beijinhos da "pequena" amiga
Cátia
Camaradas, Amigos
Ao Migueis já agradeci com msg mais
longa, ele deu-me uma prenda que não vou esquecer.Agora agradeço a todos que"meteram"msg's nesta caixa
de comentários, e vou começar pelo
Maia com quem,tempos atrás, troquei
uns "mimos"...obrigado Maia!Seguem-
se os restantes,uns conheço pessoalmente, outros ainda não,ao
Soares,Valério,G.Abreu,Tavares,Juvenal,J.Martins, o meu abraço sincero,ao Mexia que me acompanhou
numa ida para a vala,lá no Xitole,
na minha última noite de mato,ao
Mário Pinto,ao Moreira,ao Amilcar
Ventura,ao O.E. Casimiro de Carvalho,ao Colaço,também o meu
grande abraço,ao J. Tunes,que
conheci em Fev/07,em dia de Portugal-Uruguai,dia em que perdi,
como ele diz,o meu"sumbea"de estimação,abraço João, ao Luís,o
comandante,que ontem me encheu de
poemas,tendo o último sido escrito
entre um telefonema,recebido na A1,
na zona Coimbra/Mealhada e a minha
chegada a casa, abraço Luís,o meu
abraço também ao Cabral,Torcato,CM
Santos,ao FAP Jorge Narciso,ao
Manuel Reis,não sei se sabes,eu soube há pouco tempo,andámos juntos
no Colégio de Anadia.
O meu Obrigado também aos meus amigos"civis",abraço ao António
Teixeira e um beijinho para a Cátia
Felix
Bem Hajam
Enviar um comentário