terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Guiné 63/74 - P5594: Convívios (180): 1.º Encontro da Tertúlia do Centro, dia 27 de Janeiro de 2010 em Monte Real (Joaquim Mexia Alves)

1. Caros camaradas e amigos tertulianos

Pertencer ao nosso Blogue é um privilégio ao alcance de todos os ex-combatentes da Guiné e de alguns amigos que se juntaram à nossa causa de criar um espólio histórico sobre a guerra naquele território, alimentado com as experiências vividas pelos intervenientes naquele conflito.

Criado aquele espírito de camaradagem, surgem laços de amizade tão profundos que quase nos sentimos como uma família. Assim, não é de estranhar que surjam espontaneamente grupos de camaradas que ao fim de algum tempo acabam por se organizar em associações. É um exemplo, exemplar, (esta foi de propósito) o que se passa na Tabanca de Matosinhos (que teima em chamar-se pequena, quando já não o é), que é agora um Grupo de Amigos da Guiné-Bissau.

Isto a propósito de quê? Já vamos saber.
CV


1.º ENCONTRO DA TERTÚLIA DO CENTRO

Mensagem de Joaquim Mexia Alves* (ex-Alf Mil Op Esp/RANGER da CART 3492, (Xitole/Ponte dos Fulas); Pel Caç Nat 52, (Ponte Rio Udunduma, Mato Cão) e CCAÇ 15 (Mansoa), 1971/73), com data de 4 de Janeiro de 2010:

AVISO IMPORTANTE

Caros camarigos editores

Na viagem que fiz com os camarigos Juvenal Amado, Vasco da Gama e Manuel Reis, lancei esta ideia de uma pequena Tertúlia do Centro, à imitação da Tabanca Pequena de Matosinhos, feita à volta de um famoso “Cozido à Portuguesa”, que é colocado à mesa todas as quartas-feiras nesta localidade de Monte Real.

Entusiasticamente, (estou a exagerar um pouco), todos aplaudiram a ideia, e mais alguns camarigos aqui desta Região Centro, que se estende do Minho ao Algarve, afirmaram a sua vontade em participar na coisa.

Ora como o que nos une em termos informativos é a Tabanca Grande, julguei, (pelo menos para dar inicio à completação da ideia), que este seria o melhor espaço para divulgar o evento e assim abrir as portas aos camarigos que se queiram juntar à volta do Cozido à Portuguesa, sejam eles, da Região Centro ou de qualquer outra Região do nosso Portugal.

Como isto de tentar encontrar datas consensuais é coisa muito complicada, e visto que tem de ser forçosamente à Quarta-Feira, eu decidi marcar, democraticamente, depois de me consultar, o dia 27 de Janeiro para a realização do feliz evento, que, se for do agrado e concordância de outros, se repetirá alegremente uma vez por mês, sempre à Quarta-Feira.

O repasto será servido na Pensão Montanha, sita na Rua Principal de Monte Real, também conhecida por Rua de Leiria, e terá lugar às 13 horas e 30 minutos, salvo se algum dos camarigos tiver argumentos para me convencer de outro horário e até, vá lá, data.

Muito importante é eu saber com antecedência, ou seja até dia 25 de Janeiro, impreterivelmente, o número de camarigos que se vão banquetear, porque a sala está normalmente cheia e preciso de fazer a marcação.

O valor do almoço é um pouco alto, (mas com um esforço tudo é possível), pois ascende ao elevado montante de 8,50 euros, é verdade, 8,50 euros!

Ora então para reservas temos o meu mail, que é: joquim.alves@gmail.com, (atenção que não é Joaquim, mas joquim), porque há um Joaquim Alves que está farto de ouvir falar da Guiné e não está mais para isso!!!

E julgo que é tudo, mas claro que fico disponível para esclarecimentos.

Peço assim aos camarigos editores o favor de publicarem este importante aviso, para conhecimento dos interessados.

Abraço camarigo para todos do
Joaquim Mexia Alves
__________

(*) Vd. poste de 17 de Dezembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5484: Votos de Feliz Natal 2009 e Bom Novo Ano 2010 (6): Guerra à guerra... (Joaquim Mexia Alves)

Vd. último poste de 27 de Dezembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5550: Convívios (175): Convívio espontâneo da CCav 2749/BCav 2922 (Hélder Sousa)

13 comentários:

zé teixeira disse...

Ó Camarigo Joquim excelente ideia. Assim não nos sentimos tão sozinhos. A propósito não queres arredondar o preço do repasto para 10.00 (por causa dos trocos) e engrossar a conta do projecto das Sementes para a Guiné?

Abraço fraterno
Zé Teixeira

Anónimo disse...

"Sejam eles da Regiao Centro ou de qualquer outra Regiao do nosso Portugal"....fim do citado. Olha lá Camarada e AMIGO! Eu sei que de tao NORTENHO arranjo complexos a alguns dos que,por aí,se julgam "nortenhos",mas é grande a tentacao do COZIDO Á PORTUGUESA,e nao menos da vossa companhia para um,literalmente,Lusitano-CONGELADO,no extremo Norte da Suécia! Um grande abraco.

Carlos Vinhal disse...

Caros camarigos do Centro, bons convívios e bons cozidos à portuguesa.

Só falta o Sul dar o primeiro passo, já que camaradas na Grande Lisboa não faltam.

Para todos, um abraço
Vinhal

Anónimo disse...

Caro Vizinho Joquim
Já está na minha Agenda.Dia 27 em Monte Real.Vou finalmente conhecer (ao vivo) alguns dos camaradas do blogue.E alguns aqui tão perto.No que respeita a preços cuidado contigo!Um cozido por € 8,50 ???!!!
É com IVA incluído? E também leva enchidos? Lá estarei para ver...Em relação à proposta do Zé Teixeira - alguns euros para o projecto das sementes para a Guiné - vou nessa.
Entretanto vou começar a fazer dieta...
Haverá rações de combate na zona de Monte Real?
Parabéns pela ideia e Até breve .
JERO

Luís Graça disse...

Regresso à ideia (original) de tertúlia ? Segundo o dicionári, é uma de três coisas:

(i) reunião familiar;
(ii) agrupamento de amigos;
(iii) assembleia literária...

Acho que o termo caiu um pouco desuso com o aumento do gripo original do blogue... Já eramos tantos que às tantas tivemos que nos acolher na Tabanca Grande...

Mas não fica mal, Tertúlia do Centro... A mantermos a terminologia actual, devia ser Tabanca do Centro, ou Tabanca de Monte Real...

Em Lisboa, o Carlos Silva anda desejoso de criarmos também um almoço mensal (para já...), rotativo: Lisboa, Queluz, Alfragide... Enfim poderia ser a Tabanca de Lisboa...

Juvenal Amado disse...

O Cozido à Portuguesa tem uma beleza especial;
A diversidade de sabores.
O colorido do prato.
A união de tudo o que é mais Português, num único prato.
Enfim.... já me está a crescer água na boca.
Dia 27.01.2010 será um belo dia para o arranque.
Lá estarei.
Para além da degustação estará a alegria, amizade dos que forem e a pena, dos que não poderem ir.

Um abraço

Juvenal Amado

Manuel Reis disse...

GRANDE CAMARIGO

Foi dito e feito.

Lá estarei.

Um abraço

Manuel Reis

Anónimo disse...

Camarigo Mexia :
aqui está o Carvalho (OP/ESP)
"Bou enbidar" todos os esforços.
10 € é que é
Tabanca de Montreal também.
Um abraço "daqueles de Lamego".

Jose Carvalho - Guileje

Luís Graça disse...

Tabanca de Monte Real... No meio de jacobinos e republicanos, até que fica bem o nome... Dá um toque aristocrático aos tabanqueiros (termo que, hoje, em Bissau, é depreciativo, imnaginem!).

Também os coentros e os rabanetes não iam à mesa do rei, parafraseando a letra do conhecido fado do Rodrigo... Em contrapartida, o pobre do rei morreu sem nunca ter provado as melhores ameijoas do mundo, que são as feitas à moda do Bolhão Pato... "The Portuguese small female clams with garlic oil and coriander"...

É um dos meus dez pratos favoritos, que pus no meu testamentio, par ser servido antes de morrer... E, já agora, lembrem-se que no céu também não há coentros... Levei-os para o Norte e ensinei aquela gente a comê-los e a chorar por mais... Ao princípio, "sabiam a fedelho", queixavam-se...

Tudo isto, para desejar Bons augúrios para a Tabanca de Monte Real... e "parabenizar" o nosso Joquim...

Vou ficar com pena de não poder ir ao 1º cozinho à Portuguesa dos Quatro Costados... Que seja o 1º do resto dos muitos cozidos e das muitas vidas dos tabanqueiros (do Norte, Centro, Sul, Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores, Cabo Verde, Guiné-Bissau, e por aí fora até ao hemisfério sul, em toda a parte, ou onde quer que haja amigos e camaradas da nosso blogue)...

Luís

Anónimo disse...

Amigo Mexia Alves!

Em princípio, conta comigo. Depois , confirmo.
Também concordo com a ideia do Zé Teixeira.

Forte abraço do camarigo

Artur Soares

Anónimo disse...

Procurarei marcar presença nesse repasto que sei não ser crú mas sim cozido.

Coentros, diz o Luis Graça, qual o Alentejano (com maiúscula sim)que se rpeza que os não adora, não só na açorda, que também pode ser com poejo...

Não concordo que se altere já o valor proposto pelo Joquim. Cada Tabanca no seu lugar e esta até pode bem ser uma Tertúlia, concordo com o Luis Graça. As decisões devem ser tomadas só na altura depois de ouvido o Mexia Alves.
Um abraço,
Belarmino Sardinha

Anónimo disse...

Cozido (com camarigos) à portuguesa?
isso é comigo, aliás, como me dizia um dia Vitorino (o das cantigas) "não pode ser grande povo o que não gosta de bom comer"
contem comigo, salvo se ocorrer força maior (mesmo grande).
concordo com tudo menos com coentros e rabanetes (como se alguém tivesse sugerido tal)no dito
Abraços
josé Brás

Joaquim Mexia Alves disse...

Caros camarigos

Obrigado pelas palavras, pelo incentivo e pela adesão!

Vamos construindo laços de amizade, que podem transformar-se em pontes para ajudarem os nossos camaradas que mais precisam e também o Povo da Guiné.

Abraço camarigo para todos.