1. Mensagem de António Faneco, ex-1.º Cabo da 1.ª CART/BART 6521/72, com data de 2 de Janeiro de 2010:
Camarada Luís Graça,
Resposta ao Vosso poste de 9 de Março de 2008: Guiné 63/74 P2695 – Uma semana inolvidável na pátria de Cabral (29/2 a 7/3/2008) (11): Iemberém, uma luz ao fundo do túnel)*
Depois de ter lido algo cuja existência desconhecia, pensei enviar uma pequena história acerca de Jemberém…
Finalmente chegou alguém que conhece o célebre monumento de Jemberém…
Sou António Faneco, ou o "Massamá", ex-1.º Cabo da 1.ª Companhia do Batalhão de Artilharia 6521/72, situado no Pelundo, com a 2.ª Companhia em Có e a 3.ª Companhia em Jolmete.
A minha Companhia saiu de Cadique no dia 20 de Abril de 1973 pelas 8 horas da manhã tendo chegado a Jemberém pelas 12 horas, sensivelmente, onde permanecemos até dia 9 de Setembro de 1973, altura em que regressámos ao Pelundo.
Poderei voltar a entrar em contacto para falar acerca da nossa passagem por terras da Guiné!
Junto envio uma foto do monumento que se encontra em Jemberém (este sim, é tal e qual como o deixámos), assim como o monumento em homenagem aos falecidos em combate… Paz à sua alma.
Hoje vejo algo por cima do monumento… não percebo de que símbolo se trata.
Sobre os pioneiros, não há dúvida alguma, fomos nós os primeiros a pisar Jemberém e a ficar ainda uns dias sós.
Foto 1> 1.º Grupo "Os Águias Negras"
Foto 2 > 2.º Grupo "Os Bravos do Cantanhez"
Foto 3 > 3.º Grupo "Os Leões de Jemberem"
Foto 4 > 4.º Grupo "Aguenta-te Sempre"
Foto 5 > António Faneco com o crachá d'Os Nómadas
Foto 6 > António Faneco em dia de repouso
Foto 7 > Numa saída para o mato. De cima para baixo, e da esquerda para a direita: Eu – Massamá, O Batalha, O Tareco e o Augusto.
Foto 8 > Monumento que se encontra em Jemberém (este sim, é tal e qual como o deixámos), assim como o monumento em homenagem aos falecidos em combate… Paz à sua alma… Hoje vejo algo por cima do monumento… não percebo de que símbolo se trata…
Para qualquer contacto: António Faneco – antoniofaneco@sapo.pt ou
patriciaaesantos@gmail.com, (minha filha) e
telemóvel: 917 620 722.
Um abraço e até à próxima!
2. Comentário de CV:
Caro Camarada Faneco, muito obrigado por vires até nós com os pormenores dos locais onde estiveram instaladas as Companhias do teu Batalhão, especialmente no que respeita à tua Companhia e à localidade de Jemberém. As tuas fotos são um documento importante da nossa passagem por aqueles lugares.
Em nome da Tertúlia, quero convidar-te a aderires à nossa Tabanca Grande, onde poderás continuar a falar de ti, do teu Batalhão e de uma forma geral, da Guiné.
Envia uma foto actual e mais uma história para fazermos a tua apresentação formal à Tertúlia.
Para já recebe um abraço dos camaradas deste Blogue.
CV
__________
Nota de CV:
(*) Vd. poste de 29 de Março de 2008 > Guiné 63/74 - P2695: Uma semana inolvidável na pátria de Cabral (29/2 a 7/3/2008) (11): Iemberém, uma luz ao fundo do túnel
Vd. último poste da série de 19 de Dezembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5498: O Nosso Livro de Visitas (77): Angola: Procura de camaradas BCAV 8322, 1973/75 (Narciso Goulão Paulo)
Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário