terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Guiné 63/74 – P5595: Fichas de Unidade (6): COP 4 - Comando Operacional nº 4 (José Martins)


1. Quando necessitamos de apresentar o historial de alguma “Ficha de uma Unidade”, recorremos aos bons préstimos do nosso Camarada José Martins, ex-Fur Mil de Transmissões da CCaç 5 - Os Gatos Pretos -, Canjadude, 1968 a 1970, que se tem prontificado como eficaz e prestável “municiador” deste tipo de dados.

Agradecendo, desde já, a sua amigável e prestável colaboração, apresentamos a seguir os resultados da sua melhor pesquisa, devidamente adaptada e condensada do COP 4, elaborado em 04 de Janeiro de 2010:

Comando Operacional nº 4

O COP 4 foi constituído em 12 de Dezembro de 1972, formado por elementos requisitados a outras unidades, para criar as condições necessárias à execução dos trabalhos de reordenamentos a estabelecer nas zonas de Caboxanque, Cadique e Cafine assim como desenvolver actividade na região do Cantanhez, em área operacional do Batalhão de Caçadores nº 4510/72 e do Comando Chefe.

Teve como comandantes os Tenente-coronel Paraquedistas Jorge Rendeiro de Araújo e Sá e posteriormente o Major de Infantaria Carlos Graciano de Oliveira Gordalina.

À data da sua constituição, com a sede estabelecida em Cufar, integrou na sua área de acção o subsector de Bedanda e a área do destacamento de Cabedu, que foram transferidas do BCAÇ 4510/72. Foram atribuídas ao COP três companhias do exército, duas de Paraquedistas e dois destacamentos de fuzileiros especiais.

Com a instalação na área destas unidades, foram criados os subsectores de Cadique e Caboxanque em 12 de Dezembro de 1972; reforço de Cafal com dois grupos de combate da 2ª Companhia do BCaç 4610/72 em 23 de Janeiro de 1973; em Chugué e Cabumba em 7 de Abril de 1973; e Jubemrem criado em 20 de Abril de 1973.

Desenvolveu actividade operacional com patrulhamentos, emboscadas, batidas e acções sobre grupos inimigos, alem da protecção aos trabalhos de reordenamento, autodefesa e promoção socioeconómica das populações.

Na sua actividade destacam-se as operações “Gato Espantado”, “Dragão Bravo” e “Cavalo Alado”. Na acção “Tamurú” realizada em 1 de Janeiro de 1973, Na Região de Timbó, foi capturada uma rampa de lançamento de foguetões 122.

Em 2 de Julho de 1973, foi desactivado o Comando Operacional nº 4, passando a assumir a coordenação da área o Batalhão de Caçadores nº 4510/72.

Não tem história da Unidade no Arquivo Histórico Militar.

© José Marcelino Martins

_________
Notas de M.R.:

Vd. último poste desta série em:

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro José Martins.

O teu comentário sobre o Cop 4, levantou-me uma dúvida e caso o possas esclarecer desde já agradeço.
O Major Gordalina esteve em Cadique,não mais de que dois meses
(final de Dezembro/72 e principio de Fevereiro/73.

Foi durante este período o Comandante do Aquartelamento, tendo depois ido para outro local, que desconheço.

Quando saí de Cufar Maio/Junho? era ainda então Comandante o Ten Coronel Araújo e Sá (até irem para Gadamael)e pelos apontamentos que detenho, não foi substituido por ninguém.

Como a desativação do COP 4 é a 2 Julho/73 é possivel que o Major Gordalina tenha tomado o Comando na parte final.Foi isso que aconteceu?

Um Abraço
Eduardo Campos

manuel maia disse...

CARO ZÉ MARTINS,

GRAÇAS AO TEU TRABALHO DE PESQUISA EXTRAORDINÁRIO,PUDE CONSTATAR QUE A MINHA MEMÓRIA JÁ NÃO É O QUE ERA( TAL COM A TRADIÇÃO...)

É CURIOSO QUE ESTAVA CONVENCIDO DE TER CHEGADO A CAFAL AINDA EM DEZEMBRO AO INVÉS DE JANEIRO COMO REFERES.
MAS DOCUMENTOS SÃO DOCUMENTOS,E NÃO ESTÃO SUJEITOS A BRANCAS DE TEMPO...
COMO JÁ LÁ VÃO TANTOS ANOS...

UM ABRAÇO,E OBRIGADO PELA CORRECÇÃO.
MANUEL MAIA