Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
sexta-feira, 9 de abril de 2010
Guiné 63/74 - P6136: Agenda cultural (70): A banda portuguesa, de música klezmer, Melech Mechaya, em Lisboa, no Teatro Villaret, 12 de Abril, 2ª feira, às 21h30
Fonte: Melech Mechaya (2010).
1. Os Melech Mechaya [lê-se Melec Mecaia], banda portuguesa de música klezmer, a que pertence o João Graça (violino), membro da nossa Tabanca Grande desde Dezembro de 2009, têm encontro marcado dia 12 do corrente,às 21h30, no Teatro Villaret, com os seus fãs, amigos e admiradores. O concerto, que marca o seu regresso à capital portuguesa, terá como destaque o disco Budja Ba, mas também será pretexto para a apresentação de algumas faixas novas.
Fundado em 1964, por Raul Solnado, o Teatro Villaret reabre agora ao público, com a apresentação da banda que lotou o Santiago Alquimista, na noite de passagem de ano.
Teatro Villaret
Avenida Fontes Pereira de Melo, 30 A
1050-122 Lisboa
Telefone: 213 538 586
E-Mail: teatrovillaret.reservas@gmail.com
teatrovillaret@gmail.com
2. Próximos concertos dos Melech Mechaya
25 Abr 2010, 21:30 > Fórum Romeu Correia, Almada
1 Mai 2010, 22:00 > A anunciar
22 Mai 2010, 22:00 > Cine-Teatro [1ª parte: Old Blind Mole Orkestra (FR)], Estarreja
10 Jun 2010 22:00 > Festas de Abrantes, Abrantes
11 Jun 2010 21:30 > Ivanov, peça de teatro de Techov, pelo grupo Truta, Centro Cultural Vila Flor, Guimarães
12 Jun 2010 22:00 > Ciclo da Primavera, Montemor-O-Novo
24 Jul 2010 22:00 > Festa Privada, Mafra
20 Ago 2010 1:00 > Festival Bons Sons, Tomar
21 Ago 2010 22:00 > Festival Ecos da Terra, Celorico de Basto
3. Crítica de Eelco Schilder a Budja Ba, in FolkWorld Magazine
" (...) Very different is the approach of Portuguese band Melech Mechaya. This band exists out of five outstanding musicians and mixes the tradition of Klezmer and Yiddish music from several (European) regions with an occasional Arabic or Balkan vibe and also some Portuguese traditional influences now and then. They can be party animals but also play more melancholic songs like the beautiful Fado Tantz. Most material they play is known (yes, Hava Nagila is there as well). A nice album, well played and occasionally really catchy but also predictable at moments."
Tradução livre: Muito diferente é a abordagem de banda ortuguesa Melech Mechaya, onde se destacam cinco excelentes músicos, que mistura a tradição da música klezmer e yiddish de várias regiões (Europa) regiões com umas ocasionais sonaridades árabes ou balcãs e mas também com alguma influência da música tradicional portuguesa. Eles tanto podem ser animais de festa, mas tocar canções mais melancólicas como o belo Fado Tantz. A maioria ds temas que eles tocam é conhecido (sim, Hava Nagila lá está também). Um belo álbum, bem executado, com momentos realmente cativantes.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
Se estivesse em Lisboa não faltaria ao concerto. Parece que é mesmo tudo muito divertido (além da grande qualidade). Confiram a entrevista em
http://www.youtube.com/watch?v=3d6IDn4Sk0Y
Ouçam só esta música e vejam se não é mesmo de ir ao concerto:
http://www.youtube.com/watch?v=3AytdAacOm8
Pela entrevista percebe-se que todos têm outras profissões: professores, médicos, etc.
Investem, nos tempos livres, na boa música. E Fazem (-nos) muito bem!!!
Abraço,
Carlos Cordeiro
Eu lá estarei... Sou fã do grupo, e não é apenas por causa do meu filho... Tenho-os visto crescer...
Se alguém, dos camaradas e amigos da Guiné, quiser aparecer, que me dê um toque... Luís Grça
11 de Junho, Centro Cultural Vila Flor em Guimarães, lá estarei. Tenciono levar comigo um bom grupo.
Obrigada por terem escolhido a minha cidade.
Filomena
Enviar um comentário