quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Guiné 63/74 - P6869: O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande (26): Portugueses na Lapónia... sem distress (José Belo)

1. Foto e texto de José Belo (Mensagem enviada com data de ontem)


O VERÃO NA LAPÓNIA em....stress de calor! 

Caros Amigos e Camaradas:

Um Continente, mesmo de um extremo ao outro, é bem pequeno para a nossa Tabanca e os seus leitores. Nao é que me apareceram, literalmente, "à porta de casa",  em Abisko, bem já dentro do Círculo Polar Ártico, na Lapónia Sueca, 3 casais de portugueses, leitores do blogue de Luís Graça e Camaradas da Guiné?!! 

Interessados pelo norte da Escandinávia, seguiram a sugestão do nosso Camarada da Tabanca do Centro, Carlos Santos, de quem são amigos, deram uma olhadela ao blogue da Tabanca da Lapónia e... aqui apareceram, em viagem que os levou da Lapónia Finlandesa, à Sueca e Norueguesa. 

Sem os conhecer de lado nenhum,e sem saber "o que são" ou no que "acreditam", tivemos momentos inesquecíveis de convívio Lusitano. Mais uma vez, temos que concordar que o Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca é.....Grande! (*)

Um grande abraço amigo.

____________

6 comentários:

Manuel Reis disse...

Caro Zé Belo:

Espero que os meus amigos não te tenham conspurcado o teu reino em terras da Lapónia!
Um abraço amigo.
Manuel Reis

P.S. Julgo que o Carlos dos Santos a que referes no Blogue se trata do Manuel Reis.

Anónimo disse...

Parece-me que não. O Carlos Marques dos Santos, da minha 2339, já foi ver o sol da meia noite e enviou-me fotos. Passeio com uns anos. O Carlos é de Coimbra.

Ora por exclusão de partes...e como o tipo é um andarilho...talvez...

Abraço a todos do Torcato

Anónimo disse...

Caros Camaradas e Amigos.Isto das nossas idades já "Bíblicas" tem o que se lhe diga...pois creio ter confundido os nomes do Camarada Carlos dos Santos com o Manuel Reis.Peco sinceras desculpas a ambos.De qualquer modo,os 3 portugueses e as 3 portuguesas que aqui estiveram gostaram francamente da viagem que terminou com uma jantarada em Estocolmo onde só faltaram as "côbinhas" do COZIDO À PORTUGUESA! Os que pensarem vir até aqui,ou a Estocolmo,têm "moranca"(com cedilha) à inteira disposicao,e podem crer que dao uma grande e sincera alegria a este Lusitano/Lapao.(http://www.lapplandkeywest.com/) Um grande abraco.

Anónimo disse...

Caro José Belo,

Devem ter sido mesmo momentos inesquecíveis. Não só é grande a nossa Tabanca! É rica em amizade, solidariedade, companheirismo. Este exemplo é paradigmático.
Não seria possível termos uma "reportagem" mais desenvolvida do encontro? Valia bem a pena.
Um abraço,
Carlos Cordeiro

Anónimo disse...

Tás velho cum caraças...que raio de escrita é esta dirás tu Caro Amigo. Sou eu que estou com a paranóia do -Acordo Ortográfico. Não quero ir nessa como faz e bem o Miguel Sousa Tavares. Vou ter de ir...de facto vai a fato e o acto a ato e eu direi atar ou actuar? ... não, atuar que raio...não estás para aturar um jovem como eu, da tua idade...jovens!!!
Ainda bem que estás numa nice e bué de satisfeito com a maltosa que esteve nessa aí na Lapónia.

José Belo um abraço do Torcato
- se alguém ler isto abraço-o também e esta conversa é para desanuviar e desviar o calor...

Carlos Nery disse...

Semana passada, ali num daqueles restaurantes do Largo de Carnide, ao pé do coreto, ouço exclamar, "Luís Graça & Companheiros da Guiné"! Era comigo, um amigo que não via já há uns anos, o Duarte Silva. Estudioso das coisas da Guiné, com obra publicada, conhece e lê o blogue mas, ao que julgo, não participa nele. Tive então a sensação de que, para além das "caras conhecidas", somos acompanhados por uma "maioria silenciosa", (expressão que uso num sentido diferente daquele que é usado, muitas vezes, em política, para invocar apoios que não sabe se existem), maioria essa que devemos ter também em consideração. Não adivinho o futuro mas daqui a umas dezenas de anos, quando já não estiver cá nenhum de nós, toda esta amálgama de testemunhos vai continuar a ser objecto de consulta,imagino.(Certamente estão tomadas as necessárias medidas de segurança deste material).
Em conclusão, penso que nos estamos a dirigir a um auditório muito vasto, no espaço e no tempo, de que nós, os que trocamos idéias uns com os outros, somos apenas a parte visível de um vasto icebergue...
Um grande abraço, Belo! Também eu, um pouco mais velho do que tu, gostaria de experimentar esse convívio na Lapónia! Mas a gente gosta de tanta coisa! O pior é o síndroma do DNA ("data de nascimento antiga", expressão mais elegante do que o estafado PDI)...