1. Mensagem do nosso tertuliano António Rosinha para Cherno Baldé, com data de 2 de Setembro de 2010, com conhecimento a Luís Graça:
Amigo Cherno,
Não sei se leste o poste 6916 em que digo que vou recorrer à tua boa vontade dentro da tua disponibilidade, para me localizares uns amigos guineenses com quem trabalhei na Guiné. Inclusive o amigo Balanta de Quiev.
Não sei se te lembras de ler algo meu em que digo que o meu amigo de Kiev me disse que os guineenses é que fizeram a guerra, que os angolanos não valem nada (cá vali).
Bem, já passaram tantos anos que talvez alguns amigos meus e colegas já não trabalhem no mesmo lugar, assim como sei que alguns têm ido para o estrangeiro.
Mas talvez algum, com calma e com tempo os localizes, e lhe digas que lhe mando um abraço, e ao fim de tantos anos me lembro muito bem deles, até porque tivemos uma colaboração muito boa.
Em primeiro lugar referencio-te o topógrafo SEBASTIÃO, que em 1994 estava no Ministério das Obras Públicas (O.P.), o tal balanta de Kiev, onde estudou, e que além de me explicar a Guiné, me explicou o que era Kiev. Muito corremos as estradas da Guiné a tapar buracos, durante 3 anos.
Um manjaco, engenheiro que estudou em Cuba, conhecido por LOPES, trabalhámos juntos tambem nas O.P. durante muito tempo, tenho muito boas lembranças dele. Um abraço também.
Passei um ano no Gabu a trabalhar nas estradas da região, 1987, com o meu amigo Oliveira Nhanque, engenheiro vindo da URSS, embora balanta, só tinha familiares em Farim.
Se não foi para o estrangeiro, facilmente o localizas. Um abraço também.
Tive um amigo, condutor ao meu serviço e até chegou a ter taxi, SANA JANA de nome, também como tu, conviveu em jovem com militares em quarteis e em Bissau.
Este meu amigo, se ainda tiver saúde, o que espero, encontras através da Mesquita de Bissau, pois ele tem um lugar de algum relevo dentro da hierarquia religiosa.
Dizia ele para me explicar que era com se fosse bispo na igreja católica. Este SANA JANA, é uma pessoa muito especial.
Cherno, fico por aqui para não te incomodar muito, porque foi muita mais gente boa com quem convivi.
Embora o tempo tenha passado, se localizares um deles, principalmente o SANA JANA, ele próprio te localiza os outros.
Sou apenas conhecido como o ROSINHA, da Tecnil, da Somec, da Soares da Costa e da minha passagem pelas Obras Públicas e pelo Banco Mundial.
Cherno, dentro do possível, transmite a minha estima a estas pessoas.
Para ti um abraço,
António Rosinha
__________
Nota de CV:
Vd. último poste da série de 6 de Setembro de 2010 > Guiné 63/74 - P6940: Caderno de notas de um Mais Velho (Antº Rosinha) (2): Luís Cabral e a TECNIL não fizeram a cerimónia ao Irã no Poilão de Brá e a autoestrada Unidade Guiné - Cabo Verde jamais seria terminada!
Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
5 comentários:
Consta-me que Guiné 1 - Quenia 0
Será? ou é boato?
Com Norton de Matos!
Antº Rosinha
Caro Rosinha
Começo por confirmar a tua informação. De facto assim foi.
Guiné 1 - Quénia 0
Grande euforia em Bissau. Lá como cá, o futebol arrebata...
Agora, dentro do mesmo grupo de apuramento, segue-se um jogo em Angola....
Entretanto deixa-me que te diga que fazes bem em 'desatar' essas memórias das amizades e procurar ainda algumas possíveis 'pontes', pois o tempo vai fugindo.
Um abraço, com votos de bom sucesso, possíveis naturalmente com a preciosa e indispensável colaboração do Cherno.
Hélder S.
Um abraço
Hélder S.
Camarigos
Já que estamos a falar de futebol, quero acrescentar que a Selecção da
Guiné-Bissau não ganhava um jogo há 10 anos. Imagino os "Roncos" que se fizeram por todo o País...
Abraço
Luís Borrega
Caro Rosinha,
O Lopes que não conseguia identificar deve ser o Quintino Lopes Sambú. Actualmente é o Coordenador da célula da UE junto da DGEP (direcção de estradas e pontes).
Vou transmitir a todos a mensagem e o teu contacto E-mail.
Cherno
É o Quintino mesmo.
dá o e-mail
Antº Rosinha
Enviar um comentário