domingo, 5 de setembro de 2010

Guiné 63/74 - P6936: Parabéns a você (148): José Marcelino Martins, ex-Fur Mil TRMS da CCAÇ 5 (Os Editores)

Poster de aniversário: Miguel Pessoa (2010).
Hoje, dia 5 de Setembro de 2010, completa mais um aniversário o nosso Camarada José Marcelino Martins, que foi Fur Mil de Trms na CCAÇ 5 “Gatos Pretos”, Canjadude, 1968/70, e a quem endereçamos os nossos melhores votos de que continue uma longa vida junto de sua esposa Maria Manuela, família e amigos.
Andei a rebuscar matéria para escrever alguma coisa sobre o Zé Martins, e encontrei o poste de aniversário de 2009, que foi desenhado pelo Carlos Vinhal.
Como as palavras que ele ali escreveu continuam actualíssimas, em relação ao nosso homenageado, reproduzo, sem alterar uma vírgula a seguir, a primeira parte dessa mensagem:
“Sendo José Martins um colaborador do Blogue que teima em continuar nos bastidores, cumpre-nos umas palavras para que se faça justiça ao seu labor.
José Martins é um companheiro discreto, sempre disponível para ajudar os editores, assim como ajudar qualquer camarada que se nos dirija.
Trabalhador e pouco falador de si próprio, parafraseando o nosso tertuliano Alberto Branquinho, podemos dizer que nunca falou do seu umbigo, não quer assumir (embora já fosse várias vezes convidado), as funções de editor, por achar não ter disponibilidade de tempo que lhe permita exercer as funções cabalmente, nunca se negando, no entanto, a prestar ajuda, quando solicitado, tornando-se assim um precioso auxiliar na retaguarda.
Existe uma série de registos, compilações de dados estatísticos referentes à Guerra da Guiné e relatos de acontecimentos que o Martins procurou em Arquivos e estruturou para dar a conhecer aos demais camaradas, dos quais nos socorremos vezes sem conta.
Além de colaborar connosco, intervém activamente na página Guerra do Ultramar, Angola-Guiné-Moçambique, onde tem muitos trabalhos publicados. Julgo não errar ao afirmar que é o ex-combatente da Guiné que mais colabora com aquele Blogue.
O nosso muito obrigado, caro Zé, pelo teu trabalho de sapa, como diz o Luís, sem esperares sequer ver o teu nome ventilado.”

Ao que foi dito só acrescento: TENHO DITO!

2. Zé Martins, independentemente das mensagens e comentários que os nossos Camaradas enviarem e colocarem, futuramente, no local reservado aos mesmos neste poste, em nome do Luís Graça, Carlos Vinhal, Virgínio Briote, Magalhães Ribeiro e demais Camaradas da Grande Tabanca, que por vários motivos não puderem enviar-te as suas mensagens, queremos:
Desejar-te neste teu aniversário os nossos maiores e melhores votos, para que junto da tua querida família sejas muito feliz e que esta data se repita por muitos, bons e férteis anos, plenos de saúde, felicidade e alegria.
E mais te desejamos, que por longas e prósperas décadas, este "aquartelamento" de Camaradas & Amigos da Guiné te possa dedicar mensagens idênticas, às que hoje lerás neste teu poste e no “cantinho” reservado aos comentários.
Estes são os mais sinceros e melhores desejos destes teus Amigos e Camaradas, que, como tu, um dia carregaram uma G3 & outras cargas de trabalhos, embebidos em mil sacrifícios, suor, sangue e lágrimas, por tarrafos, matas e bolanhas da Guiné.
Recebe então da nossa parte montanhas de abraços fraternos.
__________
Nota de M.R.:
Vd. último poste desta série em:

35 comentários:

Amsoares disse...

Caro José Martins!

Que tenhas um dia de aniversário muito feliz, junto dos teus familiares e amigos com muita saúde, são os meus votos sinceros.

Forte abraço de PARABÉNS

Artur Soares

Torcato Mendonca disse...

Caro José Martins

Um forte abraço de Parabéns.

Muitos dias 5 a repetirem-se com sáude e alegria.
Abraço do Torcato

Anónimo disse...

Caro José Martins

Que este dia se repita por muitos e bons anos com paz, alegria e amor.
FELIZ ANIVERSÁRIO

PARABENS


um abraço
António Paiva

Anónimo disse...

Caro José Martins,
Lembrava-me o Torcato que eramos virgens. Fiquei a pensar com os meus botões...
De facto, nos Açores, minha terra amada, muitas coisas acontecem por obra e graça do Espírito Santo.
Que Ele te cubra por muitos e longos anos, com muita alegria e saúde.
Um abraço amigo,
José Câmara

Anónimo disse...

Muita Saúde.Muita Paz.Muita Alegria.Parabéns!


Jorge Cabral

Carlos Vinhal disse...

Caro Zé
Não podia deixar de vir aqui à tribuna deixar os meus mais sentidos votos de que passes um óptimo dia de aniversário.
Dar-te também os parabéns pela tua nova condição de patrono do Blogue, segundo a feliz inspiração do Miguel, honra que mereces inteiramente pelo teu trabalho quase anónimo e na maioria das vezes voluntário.

Nestes poucos trinta e tal anos que te falta para andares por cá, que tenhas sempre junto de ti a tua Manuela, companheira de todos os momentos, de teus filhos e netos, mais familiares e amigos.
Saúde física e mental a mais possível.

De entre os teus amigos, não esqueças a rapaziada do Blogue que tentará acompanhar-te nesta jornada de escrever as memórias que queremos perdure para além de nós.

Recebe um abraço de parabéns do camarada e amigo
Carlos

José Nunes disse...

Camarada Zé Martins, que tenhas Saúde e Alegria junto dos que te são queridos.
José Nunes
BENG 447
68/70

Anónimo disse...

Caro Amigo José Martins!

Que este 5 de Setembro se repita por muitos anos, com saúde e felicidade.

Que tenhas um dia feliz com todos os que te rodeiam e te são queridos.

Parabéns!

Um abraço amigo!

Mário Fitas

Anónimo disse...

Amigo José Martins

Reveste-se o dia do nosso aniversário de particular importância ao longo da vida de cada um de nós.
Hoje é o teu dia.
Até há, quem convictamente assegure, que a nossa vida vai ser moderada e influenciada pelos efeitos exercidos sobre nós, na terra, pela conjugação de forças e posições ocupadas pelos Astros Celestes do Universo, no momento em que vimos a luz pela primeira vez.

Neste dia de comemoração do teu aniversário, reclamo que o teu Patrono da Guarda, que te foi concedido no acto do teu nascimento, saiba sempre zelar pelos interesses e protecção do José Martins e que consiga aniquilar as interferências perniciosas, de todo e qualquer Corpo Celeste.

Quero ainda desejar-te que tenhas a tonificante alegria, sempre com saúde e tranquilidade, para te deleitares com o começo de muitas e risonhas Primaveras, onde possas desfrutar, com entusiasmo, serenamente e feliz, vigoroso para poderes assistir ao alvorecer do raiar do Sol matinal, para em comunhão e união familiar viverem bafejados com madrugares banhados com o sentimento da esperança.

PARABÉNS e muita felicidade.

Um abraço, cumprimentos à Manuela

José Corceiro

Manuel Resende disse...

Caro amigo Zé Martins,
não podíamos deixar passar este dia de aniversário sem te expressar o nosso desejo de muita felicidade, na companhia de quem mais gostas. Muita saúde, paz e alegria sempre, mas em especial hoje, é o que mais te desejam os amigos Isaura e Manel Resende. Um beijinho para a tua Manela.

Anónimo disse...

Camarada e Amigo José Martins, deixa-me neste dia de mais um aniversário, abraçar-te com fraternidade, desejar-te muitos e muitos anos com saúde e realçar a tua nobreza de carácter, que o Carlos Vinhal tão bem expressou, ao chamar-te de trabalhador anónimo e voluntário.
Quando a vaidade vai campeando em tudo o que é sítio, quando o umbigo de muitos está adiante de tudo o mais, é bom ter o Zé Martins como camarada e companheiro neste Blogue.

Vasco A.R. da Gama

Anónimo disse...

PARABÉNS PARA TI
NESTA DATA QUERIDA
MUITAS FELICIDADES
MUITOS ANOS DE VIDA
HOJE É DIA DE FESTA
CANTAM AS NOSSAS ALMAS
PARA O MENINO ZÉ MARTINS
UMA SALVA DE PALMAS.
AMIGO E CAMARADA DE GUINÉ ZÉ MARTINS MUITA SAÚDE E FELICIDADE PARA TI E TUA FAMÍLIA E QUE ESTE DIA SE REPITA POR MUITOS ANOS, SE DEUS QUISER PARA O ANO CÁ ESTAREI PARA TE CANTAR MAIS UMA TUA PRIMAVERA.

UM ABRAÇO DO TAMANHO DA GUINÉ PARA TI E TUA FAMÍLIA.

AMILCAR VENTURA EX-FURRIEL MILº MECÂNICO AUTO DA 1ªCCAV/BCAV 8323
PIRADA-BAJOCUNDA-COPÁ 73/74

mario gualter rodrigues pinto disse...

Caro José Martins

Desejo que tenhas um dia cheio de felicidades, neste teu dia de aniversário, com saude e paz são os votos deste teu camarada e amigo.



Um abraço

Mário pinto

Anónimo disse...

Caro Zé
Estavas com 13 comentários, e urgia quebrar o enguiço.
Assim, faço votos de um dia meuito feliz, e dou-te os parabéns pela provecta idade, que não se nota. E ainda te desejo um longo futuro, pleno de alegrias, para ter a oportunidade para assinar o ponto.
Um abraço
JD

Luis Faria disse...

Caro José Martins

Os meus parabens .
Que passes este teu dia como e com quem gostas e que esta data se te repita por muitos anos com saude e tranquilidade de espírito,são os meus votos.

Um abraço
Luis Faria

Manuel Reis disse...

Caro José Martins:

Um bom dia de Aniversário partilhado com os teus amigos!

Que a este dia de Aniversário se sigam muitos mais, cheios de saúde.

Parabéns.

Um abraço amigo.

Manuel Reis

Anónimo disse...

Camarigo José Martins
Um dia de aniversário muito feliz, em companhia de familiares e amigos.
Longa Vida.
Parabéns.
Abraço do tamanho do Corubal
Luís Borrega

Cesar Dias disse...

José Martins

Alegria e muita saúde é o que te desejo para lá deste teu aniversário.Espero que o passes na companhia de familiares e amigos, brindando também aqui ao pessoal da tabanca que estará contigo nesta data.
Um abraço forte

César Dias

Anónimo disse...

Caro José Martins

Com um forte abraço de parabéns,passa um dia muito feliz,junto da familia e de quem te é querido.

Que este dia especial se repita por muitos e bons anos.

António Marques

antonio graça de abreu disse...

Mais um anito, meu caro José Martins. Como não os podemos desfazer, os anos, vá de acumulá-los. Inevitável, meu caro.
Mas mais velhos, mais sábios, mais senhores do mundo.

Parabéns e abraço,

António Graça de Abreu

Rui Silva disse...

Caro José Martins:
É para mim sempre grato e confortante contactar os meus camaradas da Guiné.
Aqui, então, estou eu feliz da vida por ter um pretexto para te enviar um grande abraço, este de parabéns, e ao mesmo tempo desejar-te neste dia de festa muita felicidade, saúde e bem-estar, predicados estes que se prolonguem pela tua vida fora que eu estimo seja longa e duradoura.
O mesmo desejo também para os teus.
Rui Silva

manuelmaia disse...

CARO ZÉ MARTINS,

PASSA UM DIA CHEIO DE SAÚDE E ALEGRIA,JUNTO DOS TEUS.
BEBE UMA TAÇA DE CHAMPAGNE PELA MALTA DA TABANCA,E FAZ O TEU REQUERIMENTO PARA O CENTENÁRIO,QUE BEM MERECES.
ABRAÇO
MANUELMAIA

Hélder Valério disse...

Caro amigo e camarada Zé Martins

Já foi aqui referido o teu sempre discreto, mas indispensável, apoio ao Blogue e a todos que solicitam colaboração.
Eu próprio já beneficiei dessa tua 'capacidade de dar' colaboração. É, portanto, uma justa homenagem.

Hoje, dia do teu aniversário, quero apenas desejar-te que passes um excelente dia e que o mesmo se possa repetir por mais uns quantos...

Parabéns!

Um abraço
Hélder S.

Juvenal Amado disse...

J.Marcelino

Faço votos para que passes um dia de aniversário muito felis.

Um abraço de parabéns

Juvenal Amado

Anónimo disse...

Amigo José Martins!

Então mais um, não é verdade?
A partir do nascimento não param de se acumular,e o que é certo, é que nos habituamos e não lhe queremos ver o fim.

Eu estabeleci uma meta para mim e para todos os meus amigos:
- antes dos cem, não quero de cá sair, e segundo António Graça de Abreu, e não só, (quanto mais velhos, mais sábios e mais senhores do mundo), por isso é só vantagens.

Desejo-lhe um dia lindo, com os que ama à sua volta, e que no próximo ano aqui estejamos todos para o felicitar de novo.

Um abraço

Felismina Costa

Anónimo disse...

Caro José Martins.

Um forte abraço de parabéns,um dia muito feliz na companhia de familiares e amigos,e votos de longa vida com muita saúde.

Feliz Aniversário!

Manuel Marinho

Luís Graça disse...

São José Martins: Acabado de chegar a Lisboa, aqui vai o meu abraço de parabéns!

Sabes que tens, nos tabanqueiros de primeira hora, um carinho e um apreço especiais. Um chicoração

Anónimo disse...

Caro José Martins

Só agora passei pela Tabanca, mas ainda a tempo de te felicitar pelo teu aniversário.

Que tenhas uma longa vida, repleta de saúde e felicidades na companhia dos que te são mais queridos, são os meus sinceros votos.

Um grande abraço de Parabéns!

Bernardino Parreira

Joaquim Mexia Alves disse...

Caro camarigo José Martins

Atrasado um dia, aqui venho deixar-te o meu forte e camarigo abraço de parabéns, desejando que tenhas passado um óptimo dia.

Joaquim Mexia Alves disse...

Ah, e que São José te proteja!

Anónimo disse...

Camarada Jose Martins
que tenhas um dia repleto de alegria junto de todos os que te sao queridos,sao os meus sinceros
votos.

Ze Manel Cancela

Anónimo disse...

Caro José Martins,

Atrasado um dia por ter estado de férias computorizadas e tudo espero que tenhas tido um dia de aniversário com tudo de bom.

Desejo-te muita saúde!

Com um grande abraço do camarada e amigo,

Adriano Moreira

José Marcelino Martins disse...

Queridos amigos(as) e camaradas

Lidos e relidos os comentários, falta apenas envolve-los num enorme abraço.

Assim, e com amigos deste calibre, vale a pena fazer anos.

Mas tenho que fazer um pequeno reparo: Ao longo destes 64 anos já passei por muita coisa agradável e também, muito desagradável. Já passei trabalhos e tormentos, mas não que me possam elevar à categoria de SANTO nem tão pouco de PATRONO. Ainda me falta muito para isso, se é que é possível ser.
Só a vossa amizade pode "imaginar" esses cenários.

Já agora um conselho. Cuidado, a amizade, a maior parte das vezes, provoca alucinações. Ontem ao almoço também estava alucinado, porque além da minha família nuclear (mulher, filhos, filhotes), tinha a Tabanca e a CCaç 5, a almoçar, pelo menos, virtualmente!

Aquela abraço e obrigado a todos!

Anónimo disse...

Ganda José Martins
Que bronca...Sá agora dei pelo teu aniversári!
Tenho estado em trabalhos forçados a tomar conta do meu neto.Têm sido horas a jogar a bola no corredor...
As minhas desculpas e os meus parabens.
Que contes muitos.Com muita saúde...e sem te despenteares...
Com particular e fraternal estima aceita um abraço de Carcavelos, onde um dia me trouxestes quase de rastos.É um favor que nunca mais esquecerei.
Até sempre.JERO

Anónimo disse...

Caro Amigo,

Desculpa este atraso no cumprimento de tão importante missão, mas o regresso de férias e a "partida" de um familiar, baralharam-me as datas.

Um Grande Abraço de Parabéns!

Manuel Amaro