sábado, 7 de janeiro de 2012

Guiné 63/74 - P9328: O Nosso Livro de Visitas (120): Anabela Pires, em vias de ir para Iemberém, no Cantanhez, trabalhar como voluntário na AD - Acção para o Desenvolvimento, procura cartas da região de Tombali e elogia o nosso blogue




Guiné-Bissau > Região de Tombali > Cantanhez >2010 >  Vídeo 4' 41'' > 

"Pedro Mesquita, cineasta português, e a sua equipa têm estado a recolher imagens para um filme cujo título provisório é Os Donos do Chão. Imagens muito bonitas e que nos prendem do princípio ao fim. 

"Hoje apresentamos o primeiro vídeo com imagem de Pedro Mesquita e Edição - Micael Espinha/Roughcut, com a realização e imagem - Pedro Mesquita; Argumento - José Marques; Produção - Pedro Mesquita, José Marques, Catarina Schwarz, Joana Roque de Pinho; Música - João Bernardo; Apoios : AD, IUCN, IBAP". 

Fonte: Vídeo e legenda: Cortesia de AD - Acção para o Desenvolvimento (2012). 
Vd. YouTube > ADBissau



1. Mensagem de Anabela Pires (*), com data de 19/9/2011

Olá, Luís!

Desculpe antes demais o tratamento informal mas visitando frequentemente o blogue Luís Graça e camaradas da Guiné, conhecendo a Alice e estando a pensar partir para a Guiné-Bissau em Janeiro [de 2012], onde vou trabalhar com a AD [- Acção para o Desenvolvimento], quase me sinto como membro da Tabanca Grande. 

Realmente o Mundo é Pequeno mas a vossa Tabanca... é Grande! Certamente a Alice já lhe contou como fui ter ao blogue e como descobri que o seu fundador é casado com a Alice Carneiro! Bom, tudo começou por eu andar à procura de cartas/mapas da Guiné-Bissau. Situar-me geograficamente é sempre um ponto de partida. 

Descobri as antigas cartas militares e depois fui descobrindo no blogue muitas matérias interessantes para quem não conhecendo o país vai para lá. Entretanto descobri que o José Eduardo Oliveira (JERO) é amigo da minha irmã [, Margarida Pires,] que vive em Alcobaça. Já conheci o Pepito e a Isabel e estou encantada por ir trabalhar com eles. Espero ter capacidade de adaptação e poder retribuir tudo o que vou aprender.

Irei para Iemberém [, Cantanhez], se Deus quiser, dia 6 de Janeiro. Se a Alice quiser mandar alguma coisa para a Alicinha pois que me diga. Falarei com ela pelo telefone.

Tentei adquirir as cartas contactando várias instituições mas só consegui comprar a Carta da Província da Guiné, Ministério do Ultramar, Junta de Investigações do Ultramar, Centro de Geografia do Ultramar, 1961, 1:500.000, na Biblioteca Nacional.

Gostaria muito de levar também comigo: 

(i) Carta de Bedanda, Norte-C-28, XXI-2-c (Província da Guiné), Ministério do Ultramar, Junta das Missões Geográficas e de Investigações do Ultramar, 1956, 1:25.000; 

(ii) Carta de Cacine, Norte-C-28, XXI-2-b (Província da Guiné), Ministério do Ultramar, Junta de Investigações do Ultramar, 1960, 1:25.000;

(iii) Carta de Guileje, Norte-C-28, XXII-1-c (Província da Guiné), Ministério do Ultramar, Junta das Missões Geográficas e de Investigações do Ultramar, 1956, 1:25.000; 

(iv)Carta de Cacoca, Norte-C-28, XXII-1-a (Província da Guiné), Ministério do Ultramar, Junta de Investigações do Ultramar, 1960, 1:25.000;

(v) caso exista, a Carta de Cassumba, que deve ser a Norte-C-28, XXI-2-a.

À excepção da 5, já vi todas no vosso blogue e gostaria de saber se mas podem vender ou ceder. Penso levá-las impressas mas a Biblioteca Nacional mandou-me em CD e agora vou a qualquer sítio para imprimir. Quero pô-las no meu futuro gabinete ou no meu quarto ou lá onde for!

Não tenho o e-mail da Alice e por isso tomei a liberdade de lhe escrever directamente. Parabéns pelo Blogue e por conseguir gerir as diferentes sensibilidades dos seus membros. Tornei-me numa visitante frequente e se em Iemberém a ligação à Internet o permitir penso continuar.

Desde já muito obrigada pelo tempo dispensado para ler o meu e-mail e pela resposta que me possa dar.

Um abraço para toda a família
Anabela Pires

2. Comentário de L.G.: 

Anabela: Terei muito gosto em enviar-lhe as cinco cartas que nos pede (no formato original, em suporte digital...) [e todas as demais da região de Tombali]. 

Agradeço-lhe as simpatiquíssimas referências que faz ao nosso blogue, que já vai a caminho dos  8 anos de existência, com alguns altos e baixos... Fica desde já convidada a integrar a nossa Tabanca Grande, sentando-se debaixo do nosso secular, frondoso, mágico, generoso, fraterno poilão (**)... 

A Alice entrará depois em contacto consigo (***). 

Um beijinho. Luís Graça

 ________________


Notas do editor


(*) Vd, poste de 7 de janeiro de 2012 > Guiné 63/74 - P9325: Ser solidário (119): Anabela Pires: A caminho de Iemberém como voluntária da “AD” (JERO)


(**) Último poste da série > 14 de dezembro de 2011 > Guiné 63/74 - P9199: O Nosso Livro de Visitas (119): João Gabriel Sacôto Martins Fernandes, ex-Alf Mil da CCAÇ 617/BCAÇ 619 (Catió, Ilha do Como e Cachil, 1964/66)


(***) A Anabela Pires, nascida em Moçambique,  reformou-se recentemente da administração pública. Era técnica superiora,  com formação em serviço social e sociologia, nos serviços regionais no Ministério da Agricultura.  As suas competências e experiência serão seguramente úteis para a equipa da AD, responsável no Cantanhez pelo projeto do ecoturismo. 


E a propósito do Cantanhez, vejam e ouçam as belíssimas imagens do Pedro Mesquita bem  como a sublime música do João Bernardo no vídeo que apresentamos acima, com a devida vénia aos nossos amigos da AD. Parabéns ao realizador Pedro Mesquista e sua equipa. Queremos ver em breve o documentário Os Donos do Chão...

Sem comentários: